Startups Unicórnios: conheça as 21 empresas brasileiras que fazem parte desse time

No imaginário fantástico unicórnios são seres mágicos, que representam coisas boas e de grande valor. Porém, você sabe o que significa uma startup unicórnio? Presentes em diferentes setores e segmentos, essas empresas valem acima de US$1 bilhão e apostam na inovação para gerar impacto positivo no mercado.

Tão raras como os unicórnios, essas startups têm algumas características em comum, como a sua grande valorização, atração de investidores internacionais renomados e uma gestão que aposta em tecnologia e melhoria contínua para chacoalhar a concorrência.

Para ajudar você a entender melhor sobre o tema, vamos explicar o que define uma startup unicórnio e mostrar os diferenciais que fazem com que essas empresas tenham tanto destaque. Além disso, você vai conhecer melhor as 21 companhias que chegaram a esse patamar no Brasil. Boa leitura!

O que é uma startup unicórnio?

Antes de entender o que é uma startup unicórnio, vamos relembrar o conceito de startup. Essas empresas são conhecidas pelo seu DNA ligado à tecnologia e oferecem serviços que podem ser escaláveis — mesmo em cenário de incertezas.

Na prática, isso significa que para obter lucro, a startup precisa alcançar um grande número de clientes, a fim de promover seu crescimento de modo sustentável. Porém, nem todas são concebidas para lucrar logo nos primeiros anos, porque o mais importante é que as suas soluções tenham potencial para se perpetuar por anos ou décadas.

Durante a pandemia, a startup unicórnio estava em melhor posição para superar esse cenário de incertezas e manter o seu crescimento. Principalmente porque elas investem em inovação e assim, conseguiram resolver problemas de seus clientes mesmo à distância ou em momentos de distanciamento social.

O nome unicórnio vem justamente do valor que tem o animal mitológico e da sua valorização no mercado. Portanto, a definição da startup unicórnio é aquela que tem valor de mercado acima de US$1 bilhão. O termo foi criado em 2013 por Aileen Lee e, desde então, esse é o objetivo de qualquer startup criada no Brasil e no mundo.

Quais as características de uma startup unicórnio?

Para se tornar referência em sua área de atuação, uma startup unicórnio precisa apresentar características que a diferenciam da concorrência, assim como ter um grande potencial de crescimento e estar em um mercado promissor. Separamos as principais qualidades desse tipo de organização para você conhecer!

Inovação

A inovação é ponto central de uma startup unicórnio, uma vez que ela oferece um modelo de negócio com nova visão sobre determinada necessidade do mercado. Nesse sentido, elas trazem soluções que não existem ou aprimoram soluções já existentes.

O resultado é um crescimento consistente a partir de métodos que revolucionam o mercado de atuação. Diante da competitividade e exigência dos consumidores, essas empresas criam estratégias para se atualizarem constantemente e não perderem seus diferenciais.

Foco no cliente

Entender a dor e atender a necessidade do cliente é outro fator indispensável em que uma startup unicórnio ganha destaque. São vários os motivos que diferenciam essas empresas das demais, seja pela rapidez, qualidade no atendimento, facilidade de uso, praticidade no cotidiano e acesso democrático, entre outros.

Seja como for, uma startup unicórnio sempre vai investir na comunicação franca e constante com seu cliente, que por sua vez tende a usar os serviços oferecidos com mais frequência, além de indicar para seus amigos, familiares e conhecidos.

Para alcançar a excelência no atendimento do cliente, é preciso conhecê-lo e levar em consideração os feedbacks recebidos. Com o diálogo estabelecido, o passo seguinte é analisar a execução e fazer as correções necessárias.

Posição de vantagem

Por ser referência e investir em inovação constante, a startup unicórnio alcançou uma posição de vantagem no mercado, o que garante recursos e fôlego para a melhora contínua. Um ponto muito importante é a ampla capacidade de adaptação dessas empresas, que trabalham para manter o seu padrão de qualidade.

Com essa posição privilegiada, a startup unicórnio também consegue ditar as regras do mercado e aumentar a expectativa do cliente. A Uber é um grande exemplo, porque tornou as viagens mais rápidas e baratas. Ou seja, a “barra” ficou mais alta para novos entrantes no segmento.

Investimento em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada de uma startup unicórnio, pois a partir dela é possível apostar no desenvolvimento de soluções cada vez mais eficazes — tanto para atender as dores do cliente, quanto para melhorar a gestão do negócio.

Tão importante quanto alcançar o topo é se manter nele. Por isso, o grande investimento em recursos tecnológicos é essencial para seguir a sua rota de crescimento e não perder os seus diferenciais que o fizeram atingir essa condição.

Com mudanças cada vez mais rápidas e a alta exigência dos consumidores, é preciso se manter sempre um passo à frente e ser pioneiro em soluções que unam eficiência, agilidade e preço competitivo.

Como transformar o seu negócio em uma startup unicórnio?

O caminho para transformar sua empresa em uma startup unicórnio deve ser trilhado com muito planejamento, compromisso e atenção do gestor aos cenários apresentados. Confira a seguir alguns pontos fundamentais para você implementar no seu negócio.

Foco em resultados

O desempenho da startup está diretamente relacionado a sua capacidade de atingir os resultados definidos. Sendo assim, manter uma gestão focada na concretização das metas é indispensável para que o seu negócio se torne uma startup unicórnio.

Para ser bem-sucedido, é preciso conhecer bem o negócio, ter um planejamento estruturado de curto, médio e longo prazo e mensurar periodicamente se as metas estabelecidas foram conquistadas.

Adotar mudanças com potencial de transformação

Pensar grande é um fator determinante para o crescimento do negócio, assim como ter ousadia para imaginar os melhores cenários e resiliência para se adaptar sempre que necessário. Tenha ambições grandiosas para a sua empresa e adote a inovação como palavra de ordem.

As startups unicórnio de destaque são aquelas que revolucionam seus mercados de atuação e fomentam mudanças nos consumidores, clientes e concorrentes. Nesse sentido, é preciso pensar nos seus diferenciais e ver se eles são necessários para atingir o topo. Se não forem, talvez seja o caso de pivotar a sua solução.

Seguir os princípios da empresa

Ter princípios claros, definidos e bem comunicados é favorável tanto para a gestão da startup quanto para os clientes, que poderão ver com transparência quais são as propostas ofertadas e como aquele serviço se adequa às necessidades.

O ideal é manter toda a equipe bem alinhada e motivada para trabalhar constantemente para o crescimento do negócio. Mesmo as startups que começam com poucas pessoas devem ter em mente o seu potencial de crescimento e trabalhar desde o início com princípios claros para buscar a liderança do mercado.

Foque no seu cliente

Tão importante quanto obter novos clientes é manter os que já foram conquistados. Para isso, o caminho é conhecer bem o seu público e focar na resolução de suas dores. Com as pessoas cada vez mais conectadas e exigentes, é preciso desenvolver estratégias de aproximação do consumidor com a marca e usar esse relacionamento a favor de seu negócio.

A internet é uma grande aliada nessa tarefa, uma vez que oferece a possibilidade de realizar campanhas específicas e com um custo menor do que os veículos tradicionais. Esse é um bom atrativo para as startups que estão no começo de suas atividades e não tem muitos recursos disponíveis.

Quais as startups unicórnios do Brasil?

As startups unicórnio são conhecidas mundialmente, uma vez que seus serviços facilitam a vida de milhões de pessoas todos os dias. Independentemente do setor de atuação, essas empresas definiram modelos de negócios diferenciados e são reconhecidas por eles. Conheça as 21 empresas que alcançaram esse patamar no país!

1. Nubank

Fundada em 2013, o Nubank oferece serviços financeiros e teve um rápido crescimento e aceitação no mercado brasileiro. A startup unicórnio tem como diferencial a oferta de serviços financeiros digitais — a maioria deles gratuitos.

Com um conceito inovador, a empresa agradou principalmente o público mais jovem, que prefere ter controle sobre sua vida financeira sem as complexidades das instituições bancárias tradicionais. Com tarifas zeradas, o Nubank também disponibiliza cartão de crédito e transações financeiras sem burocracia.

2. iFood

O iFood está entre os aplicativos de delivery mais conhecidos no Brasil. Em pouco anos, ganhou credibilidade e modificou o modelo de entrega até então estabelecido. Criada em 2011, a empresa se consolidou na entrega de alimentos ao centralizar os pedidos em um único lugar.

Com a valorização rápida da empresa, em 2014 a startup foi vendida e atingiu o patamar de unicórnio. Com foco no atendimento das necessidades do cliente, o iFood alia diversidade e facilita a escolha dos clientes com praticidade e rapidez.

A estratégia de marketing é um diferencial da empresa, devido ao engajamento dos clientes e a satisfação de todas as partes envolvidas. O modelo também promove o crescimento dos estabelecimentos comerciais, que podem se cadastrar e promover seus cardápios para os milhões de usuários do aplicativo.

3. Loggi

A Loggi é uma startup unicórnio que oferece o serviço de entrega via motoboys, em funcionamento semelhante ao Uber. Ou seja, o motoboy se cadastra e o cliente solicita um profissional para realizar a entrega, enquanto as informações sobre o serviço são fornecidas pelo usuário.

Fundado em 2013, o app ganhou destaque ao unir o consumidor final ao motoboy, em uma relação de atendimento organizado e eficiente. Diferentemente do IFood, em que a compra é feita via app, o Loggi tem serviço focado na entrega de mercadorias.

4. 99

A 99 é uma startup unicórnio fundada em 2012 com o objetivo de integrar serviços de transporte entre taxistas e passageiros, com praticidade e facilidade de acesso. A empresa causou grande impacto no mercado e com o tempo expandiu seus negócios e ampliou o leque de serviços oferecidos.

O foco da startup é oferecer serviços de qualidade por um preço justo, consolidando-se assim como referência em seu mercado de atuação. O aplicativo faz a ponte entre o taxista/motorista e o passageiro, com diferentes níveis de serviço e preço.

5. PagSeguro

Quando se fala em serviços financeiros, a PagSeguro sem dúvidas é um nome forte do mercado. Fundada em 2006, a startup unicórnio é utilizada por empresas de diferentes perfis e tamanhos, atendendo desde grandes redes até pequenos comerciantes. A possibilidade de várias bandeiras de cartão para pagamento é um diferencial importante dessa startup pioneira em seu setor de atuação.

Segura e acessível, a ferramenta online atende comerciantes dentro e fora da internet, o que possibilita o recebimento das vendas na conta criada pelo usuário. A segurança nas transações é um dos seus grandes diferenciais, uma vez que a startup adota rígidos sistemas de verificação e garante o pagamento de vendas confirmadas.

6. Stone

Fundada em 2012, a Stone é uma fintech brasileira que atua no setor financeiro e oferece soluções multibandeiras, com maquininhas de cartões e processamento de transações de débito, voucher e crédito.

Com grande acessibilidade por comerciantes de diferentes tamanhos e perfis, a Stone atende a todo território nacional e investe no entendimento de seus clientes, desde as maiores empresas até os pequenos negócios.

O foco em soluções voltadas para a satisfação das necessidades dos clientes transformou a empresa em uma startup unicórnio e consolidou a marca como referência no segmento. Com a Stone, é possível vender, receber, pagar, transferir e sacar com controle total do seu dinheiro.

As soluções atendem tanto estabelecimentos físicos quanto virtuais e estão alinhadas às novidades, como o Pix. Isso ressalta a característica inovadora que fez a empresa alcançar o posto de uma startup unicórnio.

7. Arco Educação

A primeira startup unicórnio da educação brasileira foi uma das pioneiras das plataformas digitais de ensino. A Arco Educação foi fundada em 2004 e é dona do SAS Sistema de Ensino, que oferece soluções educacionais para as escolas parceiras.

A empresa cearense entrega livros didáticos, consultoria e outros materiais que auxiliam na integração entre tecnologia e educação. Sem dúvida, a educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia, o que gerou mais oportunidades.

Em 2018, a empresa apostou no mercado internacional e fez um IPO na bolsa de valores americana Nasdaq por uma fatia de 22,8% do negócio, que atingiu US$1,2 bilhão em valor de mercado. Desde então, recebeu outros aportes e segue em rota de crescimento.

8. Brex

A Brex é uma empresa criada no Vale do Silício, nos Estados Unidos, por dois empreendedores brasileiros: Pedro Franceschi e Henrique Dubugras. Ambos foram eleitos para o Forbes Under 30 em 2015, quando ainda estavam na Pagar.me (vendida para Stone).

O negócio surgiu como emissora de cartões corporativos para startups, mas expandiu a sua oferta de produtos com contas empresariais e uma plataforma de gerenciamento de gastos para outras empresas.

O status de startup unicórnio foi atingido em 2020, mas a empresa já ultrapassou a Stone e hoje é um decacórnio avaliado em US$12,3 bilhões. O empresário Jorge Paulo Lemann é um dos investidores da Brex, que deve dobrar sua receita em 2021.

9. Gympass

O Gympass é a prova de que você pode atuar em um mercado consolidado e mesmo assim começar uma verdadeira revolução. A startup foi fundada em 2012 como foco no bem-estar corporativo, por meio de uma assinatura diária ou mensal que permite acessar milhares de academias em todo o mundo.

Assim, os seus clientes têm liberdade para escolher a atividade e local de preferência. Durante a pandemia, a empresa se adaptou e passou a oferecer aulas remotas por meio de aplicativo.

Virou unicórnio depois de receber aporte de US$300 milhões liderado pelo SoftBank em 2019, mas fez outra rodada de investimentos de US$220 milhões em 2021 e hoje está avaliada em US$2,2 bilhões.

10. Ascenty

A Ascenty é o “unicórnio desconhecido” da lista. Ao contrário de outras empresas, como as “celebridades” do mercado Nubank e Stone, o seu crescimento não foi tão noticiado.

Porém, a empresa apostou em data centers no Brasil e se tornou a primeira startup unicórnio B2B da lista, depois de ser vendida por US$1,8 bilhão. Agora, o seu projeto de expansão é em toda a América Latina, principalmente para aproveitar a chegada da tecnologia 5G.

Recentemente, a Ascenty inaugurou dois data centers no Rio de Janeiro e em Hortolândia-SP. A veia empreendedora do fundador Chris Torto é antiga: antes, ele vendeu a TV por assinatura Vivax por R$1,3 bilhão para a NET.

11. QuintoAndar

Aluguel pode ser algo muito burocrático, mas o QuintoAndar veio para mudar essa história! A Startup surgiu em 2013 para conectar inquilinos e proprietários, com o objetivo de agilizar o processo ao eliminar o fiador e os cartórios.

Por meio da plataforma, é possível também comprar ou vender imóveis e, nos últimos anos, a empresa aumentou sua participação no país e hoje atua em mais de 40 cidades brasileiras.

Em setembro de 2019, recebeu um aporte de US$250 milhões liderado pelo SoftBank e atingiu o posto de unicórnio. O seu valor de mercado ficou em US$4 bilhões.

12. Ebanx

Para você pagar a assinatura do Spotify ou fazer uma compra no AliExpress em reais, existe uma fintech de pagamentos por trás. A Ebanx nasceu em 2012 para conectar os consumidores latino-americanos às empresas globais de tecnologia.

A ideia deu muito certo e, em 2019, a empresa se transformou no primeiro unicórnio do Sul do país. Uber e Airbnb são outras gigantes no portfólio da Ebanx, que também disponibiliza serviços como ferramentas de rastreio e conta digital.

Em 2020, foram mais de 145 milhões de compras processadas e seu objetivo é seguir o seu processo de expansão na América Latina. Recentemente, a empresa adquiriu a Remessa Online, startup que processa transações financeiras internacionais, por R$1,2 bilhão.

13. Wildlife

A Wildlife Studios foi criada em 2011 para desenvolver jogos voltados para dispositivos móveis, os famosos “joguinhos de celular”. A empresa começou com apenas US$100 na casa do pai de Victor e Arthur Lazarte, seus fundadores.

Seu nome inicial era Top Free Games e seu portfólio tem títulos como “Tennis Clash”, “Racing Penguin” e “War Heroes”. Atualmente, são 100 milhões de usuários ativos mensalmente e cinco escritórios espalhados pela América, com mais de mil funcionários. De acordo com a companhia, seu crescimento é de 70% ao ano.

Recebeu um aporte de US$60 milhões liderado pelo fundo norte-americano Benchmark Capital, o que a transformou em unicórnio e com valor de mercado acima de US$1 bilhão.

14. Loft

Se o QuintoAndar concentrou seus esforços no aluguel, a Loft surgiu para simplificar o processo de compra e venda de imóveis. Criada em 2018, a startup paulistana promove uma experiência 100% digital: desde a visita com tecnologia 360º até a assinatura do contrato.

Somente no Rio de Janeiro são 25 mil imóveis à venda dentro da plataforma e a média de atendimento é de 6 segundos. O futuro promissor da startup atraiu US$788 milhões em investimentos desde 2018, que também serviram para aumentar a sua fatia de mercado.

Recentemente, ela adicionou a CredPago, empresa que promove aluguel sem fiador e tem R$40 bilhões sob gestão, ao seu portfólio de serviços. A sua coexistência com a “rival” QuintoAndar prova que sempre há espaço no mercado para empresas inovadoras.

15. VTEX

A VTEX é mais uma startup unicórnio a ganhar o público norte-americano. Fundada em 2000 por empresários cariocas, a empresa atua como uma plataforma de comércio digital voltada para SaaS (Software as a Service), com soluções de marketplace e omnichannel.

Atualmente, são 32 países atendidos e mais de 2.000 lojas online na ativa, com clientes do nível de Coca-Cola, Samsung e Adidas. A sua abertura de capital na Bolsa de Valores de Nova Iorque levantou US$361 milhões.

Desde então, a empresa fez aquisições para aumentar a sua participação no setor e foi avaliada em US$3,75 bilhões. É muito provável que você já tenha comprado em uma das lojas da plataforma sem nem perceber.

16. Creditas

A Creditas é uma startup unicórnio que oferece uma plataforma online de crédito com garantia, o que inclui imóveis, veículos e consignados. Porém, a sua história não começou assim.

Fundada em 2012, ela surgiu como BankFácil, que comparava preços de produtos financeiros e ajudava os clientes a encontrarem as melhores taxas e condições. O negócio recebeu R$25 milhões em investimentos, mas decidiu pivotar seu produto e se concentrar na oferta de crédito privado.

Desde então, a empresa mudou de nome e promoveu uma revolução no setor. De acordo com seus dados, ela diz ter proporcionado uma economia de R$800 milhões para os brasileiros. Fato é que, desde dezembro de 2020, a Creditas é um unicórnio com US$1,75 bilhão em valor de mercado.

17. C6 Bank

O Nubank pode ser o “popstar” do grupo, mas não é a única fintech que alcançou o status de startup unicórnio nos últimos anos. O C6 Bank foi criado por ex-executivos do BTG Pactual e fez sucesso rapidamente, com 1 milhão de clientes em apenas seis meses.

Os seus serviços são parecidos com outras empresas do setor, como manutenção gratuita da conta, cartão de crédito sem anuidade e plataforma completa de investimentos. Porém, a empresa adicionou alguns diferenciais ao portfólio, como uma conta internacional sem custos.

O C6 virou unicórnio em 2020, depois de uma rodada de financiamento que elevou o seu valor de mercado para US$2,1 bilhões. Atualmente, é um dos bancos digitais que mais cresce no país, com expansão de 339% da base de clientes em 2020.

18. MadeiraMadeira

Não é apenas de empresas de tecnologia que se alimentam os unicórnios. A MadeiraMadeira é uma plataforma de venda de móveis e decoração que surgiu em 2009 e apostou no modelo de dropshipping, em que o revendedor não mantém o produto em estoque.

Assim, quando o cliente faz o pedido, ele compra diretamente do fornecedor e faz a entrega. Além do e-commerce, a startup de Curitiba também mantém suas lojas físicas e foi o primeiro unicórnio a ter um C-level negro: Robson Privado, COO da startup.

Atualmente, a empresa tem o objetivo de expandir a sua presença na América Latina e aumentar a linha de produtos próprios. São mais de 5 milhões de clientes atendidos e o IPO está no horizonte da marca.

19. Hotmart

Uma empresa que faturou R$180 em fevereiro de 2011 e hoje está avaliada em mais de US$1 bilhão. Essa é a história da mineira Hotmart, uma plataforma online que permite a compra e venda de produtos digitais.

Com a ferramenta, qualquer pessoa acima de 18 anos pode utilizar o seu conhecimento e criar conteúdo para compartilhar. O grande diferencial é que eles contam com terceiros, os chamados afiliados, para impulsionar as vendas em troca de comissão.

Hoje parece óbvio, mas há dez anos o consumo de conteúdo digital ainda engatinhava no Brasil e os fundadores João Pedro Resende e Mateus Bicalho acreditaram que aquela era uma tendência para os próximos anos. Dito e feito! A internet se expandiu e a Hotmart soube aproveitar os ventos favoráveis para virar um unicórnio.

20. Mercado Bitcoin

Enquanto outras empresas se concentraram nos investimentos “tradicionais”, o Mercado Bitcoin aproveitou o boom das criptomoedas. Fundada em 2013, a plataforma é uma intermediária para a compra e venda de ativos digitais.

Assim, permite que os investidores comprem Bitcoin, Ethereum, Ripple e outras moedas digitais em reais. Atualmente, são mais de 2,9 milhões de clientes na plataforma e quase R$40 bilhões movimentados desde a criação.

A empresa se tornou a primeira startup unicórnio do setor na América Latina com o aporte de US$200 milhões liderado pelo SoftBank em setembro de 2021. Desde abril, está no processo de IPO para ser negociada na Bolsa, então a tendência de crescimento é clara.

21. Unico

Para a Unico, documentos, chaves e assinaturas físicas são coisas do passado. Criada em 2007, a startup cria soluções de biometria para reconhecimento facial, autenticação de assinaturas e impressão digital.

Mais de 800 empresas utilizam seus serviços, o que inclui gigantes como Magalu, Vivo e Boticário. Nos últimos anos, os donos fizeram aquisições de outras empresas do setor para acelerar seu crescimento e adicionar novas tecnologias ao seu portfólio.

A empresa investe na diversidade e 50% dos seus funcionários e cargos de liderança são ocupados por mulheres. Além disso, uma das suas soluções (unico|check) evitou R$22 bilhões em prejuízos no primeiro semestre de 2021.

Agora que você já sabe o que é uma startup unicórnio e quais são algumas práticas adotadas por essas importantes empresas, pode se espelhar e aplicar essa receita de sucesso também nos seus negócios. Com disciplina, gestão organizada e alinhamento com seu público, é possível obter resultados consistentes e também chegar lá.

E aí, gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e leia outros conteúdos relacionados a empreendedorismo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.