O que é Edtech e como crescer nesse mercado?

Nos últimos anos, principalmente devido a pandemia, um dos segmentos que mais cresceu foi o mercado de Edtech. Segundo o mapeamento Edtech 2020, produzido pela Associação Brasileira de Startups em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) o segmento cresceu 26,1% em relação ao ano de 2019. 

Alguns apontam como o futuro da educação, será verdade? Uma coisa, é certa, o comportamento de consumo e aprendizagem mudaram muito de uns anos para cá. O mundo está cada vez mais digital e as novidades estão cada vez mais disruptivas. 

Controvérsias à parte, não podemos deixar de notar também que o modelo tradicional de ensino baseado na educação presencial não se sustenta tanto. Não só devido ao fato da nossa vida estar cada vez mais digital e tecnológica, mas também pelo fato das instabilidades que eventualmente podem aparecer pelo caminho. A covid-19, infelizmente, foi uma delas. Tivemos que nos reorganizar de uma forma assustadoramente rápida. 

Ao levar tudo isso em consideração, vamos conversar um pouco sobre Edtech, setor cujo foco é um dos pilares da sociedade: a educação. Neste artigo, vamos explicar o que são, como funcionam e também, vamos dar dicas sobre como investir seu tempo e crescer no mercado. 

O que são Edtechs? 

Embora corra o risco de tentar ensinar ao padre o rosário, para início de conversa, vamos definir o que é Edtech. O termo é o acrônimo das palavras education + technology e surge para designar todo um segmento de empresas (em geral, startups) que usam a tecnologia para oferecer produtos e serviços voltados à aprendizagem ou ao gerenciamento das instituições. Durante a pandemia, algumas foram extremamente importantes para assegurar a continuidade dos serviços de educação. 

O objetivo desse tipo de empresa é tornar a atividade educativa mais interativa e acessível através de soluções digitais. Vale ressaltar que essas empresas não possuem como objetivo substituir a escola, mas sim adicionar. Através da tecnologia elas complementam o processo de aprendizagem. O que pode ser através de jogos, cursos online, plataformas digitais, plataforma imersiva ou ambiente virtual de aprendizagem (AVA). 

Como funcionam?

Para ter uma ideia da diversidade de tecnologias com as quais uma empresa de educação pode atuar, somente o mapeamento da ABStartups citado anteriormente listou 21 tipos de tecnologias presentes no segmento. 

Dentre as listadas no mapeamento 29,2% são plataformas de oferta de conteúdo online, 9,4% se configuram como ferramenta de avaliação do estudante e 12% foram classificadas como outros produtos e serviços. 

Das 566 Edtechs, 50% apresentam o modelo de negócio SaaS (Software as a Service), forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia de forma simples, basta apenas uma conexão com a internet, sem download de programa, instalação, atualização de software nem nada. 

Qual o panorama deste mercado?

O setor cresce a cada ano. Impulsionado sobretudo pelas mudanças disruptivas no comportamento de aprendizagem, pela falta de tempo de muitos adultos para conciliar trabalho, estudos e o modo de vida tecnológico. Segundo o mapeamento do setor de Edtech a quantidade de empresas ativas cresceu 26,1% em relação ao ano de 2019. Representam 17,3% das startups brasileiras, o maior segmento até agora. 

De fato, nos últimos anos tivemos muitas empresas de sucesso no ramo. Com destaque para a Edtech Descomplica, ambiente virtual de aprendizagem criado em 2011. A primeira grande empresa de educação digital do país. Outro exemplo, a plataforma Além da Medicina, que divulga cursos de complementação voltados para a área médica, é uma ótima ideia para ficar de olho. 

As possibilidades para empreender neste novo segmento são muitas. No atual momento, o melhor é ficar de olho nas tendências para não perder oportunidades e se preparar para o futuro. 

Bônus: dicas para crescer no mercado de Edtechs

Ter resiliência e se preparar para desafios é o mantra de qualquer empreendedor. Mas se planeja investir na área de educação, precisa ficar atento a algumas particularidades. Neste sentido, preparamos algumas dicas. 

Primeiramente, tenha sempre em mente que você atua ou vai atuar em uma área de extrema importância, a educação. Isso requer cuidado, planejamento e apoio de profissionais de áreas técnicas diversas. 

Observe também que o comportamento de aprendizagem tanto de jovens como de adultos ocorre atualmente em um cenário totalmente disruptivo baseado na vivência online. Então, é bom ficar sempre atento às tendências.

Um bom exemplo é a gamificação que usa jogos online para despertar a participação e o interesse dos alunos durante o processo de aprendizagem. Ficar atento a novas tendências em Edtech pode trazer o diferencial que sua ideia precisa. 

Nossa última dica é terceirize os serviços que não estejam relacionados à área educacional, como a contabilidade. Dessa forma, você prioriza apenas o que é mais importante no desenvolvimento do seu produto. 

Além disso, as empresas educacionais possuem necessidades contábeis bem específicas. A empresa terceirizada precisa não só ter um conhecimento profundo sobre o ecossistema de startups, mas também conhecer a legislação em vigor sobre a área de educação.

Ou seja, seu contador precisa tratar de todas as questões trabalhistas, tributárias, societárias, fiscais, possuir conhecimentos contundentes sobre o mundo das startups e sobre a legislação em educação. Por último, mas não menos importante, seu contador precisa também ficar atento às particularidades do seu negócio de acordo com o estado em que a empresa está alocada. 

Nenhuma empresa é igual a outra. Aqui na WeCont prestamos consultoria de contabilidade para sua startup de forma digital, e nossos profissionais são especializados para atender as necessidades do seu modelo de negócio. 

Nesse artigo buscamos explicar para vocês o que são Edtechs, como elas funcionam utilizando tecnologia e ideias disruptivas para complementar o ensino tradicional. Demos exemplos de startups para se inspirar, e sugerimos dicas sobre o que ficar atento para tirar sua ideia do papel e crescer no mercado. Te ajudamos, diz aí? 

Então, lembra o que falei lá em cima que o mundo está cada vez mais digital e disruptivo? Se quiser saber um pouco mais, recomendamos este artigo sobre o que é inovação disruptiva. 

Aliás, isso serve não só para o setor de Edtechs mas também para todo segmento de startups baseado em tecnologia. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.