Um grupo de pessoas, com notebook, papéis em cima de uma mesa

Conheça os 4 principais tipos de cultura organizacional

Conhecer os tipos de cultura organizacional e identificar o mais adequado para a empresa é fundamental para o seu desenvolvimento. Afinal, estamos falando do conjunto de ações e hábitos definidos por meio de norma e valores aplicados pelos integrantes da equipe, caracterizando a identidade da companhia.

Uma cultura eficiente proporciona uma série de vantagens para o negócio, como o alinhamento dos colaboradores com os objetivos da organização e a retenção de talentos, entre outros.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar os principais tipos de cultura organizacional e esclarecer demais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Qual é a importância da cultura organizacional da empresa?

Entre as finalidades da cultura organizacional, está a de ajudar na gestão de recursos humanos e nortear as relações internas, contribuindo para que os funcionários atuem em prol dos mesmos objetivos, o que facilita o alcance das metas estabelecidas.

Ao disponibilizar estratégias eficazes, transformações adequadas dos processos, inovações e tendências necessárias, é possível obter impactos positivos, a começar pelos membros da equipe até os agentes externos da empresa, como parceiros, clientes e fornecedores.

Quais são os principais tipos de cultura organizacional existentes?

Existem vários tipos de cultura que podem ser aplicadas pela empresa. Conheça melhor sobre elas para que possa identificar a mais adequada para o negócio!

1. Cultura do poder

Nesse caso, a cultura está ligada ao poder mantido por somente alguns indivíduos, que podem influenciar nas ações da companhia. Isso é comum nas empresas de pequeno porte, no qual o poder integral pertence ao dono.

Uma organização baseada nessa cultura foca os resultados e é constituída de poucas normas. Afinal de contas, o que é executado fica sob a incumbência de quem toma as decisões.

2. Cultura de tarefas

Na cultura de tarefas, o foco está nos projetos e o poder de decisão é cedido a quem tem a capacidade de solucionar os problemas, podendo ser um time criado somente para esse tipo de tarefa. Trata-se de um processo mais flexível, o qual promove maiores chances de mudanças e autonomia, favorecendo a criatividade.

3. Cultura de pessoas

Nas empresas que desenvolveram a cultura de pessoas, o funcionário é colocado em primeiro lugar. Independentemente da função exercida, suas opiniões, sugestões e demais feedbacks são ouvidos.

Além disso, há o entendimento de que os resultados obtidos pelo negócio só existem devido às habilidades, às competências e aos esforços aplicados pela equipe. Para que isso aconteça, ela precisa ser sempre valorizada e motivada.

4. Cultura de papéis

Uma organização norteada por meio da cultura de papéis funciona por meio de regras, cargos e funções estabelecidas. Nesse caso, o poder é definido pela posição hierárquica dos indivíduos na estrutura da empresa. Geralmente, ela é aplicada em companhias mais burocráticas, que não gostam de assumir riscos.

Quais são os principais benefícios?

Escolher a cultura mais adequada às características da organização pode acarretar várias vantagens. Veja algumas delas!

Melhora o recrutamento

Uma boa cultura organizacional contribui bastante para o processo de recrutamento e seleção. Quando ela é bem estruturada, o alinhamento dos candidatos é um aspecto relevante no momento de escolher os perfis mais apropriados para preencher as vagas disponíveis. Isso garante a admissão de profissionais com o mesmo valor da empresa, além de elevar as possibilidades de reter talento no time.

Aumenta a produtividade

Outra vantagem obtida é o aumento da produtividade dos funcionários, tendo em vista que a partir do momento em que eles compartilham dos mesmos propósitos e valores da companhia, conseguem atuar melhor em equipe.

Além disso, mantêm-se engajados para produzir com qualidade e atingir os melhores resultados. Assim, a empresa tem condições de executar processos precisos e alcançar um diferencial competitivo no mercado, quesito importante para o seu crescimento.

Gera economia e crescimento da receita

Por meio de uma cultura organizacional eficaz também é possível conquistar economia e crescimento relevante da receita. Isso porque a companhia terá menos despesas com admissões, demissões e encargos trabalhistas, pois será capaz de reter seus talentos.

Além disso, como dissemos, poderá contar com um time motivado e produtivo, com a mesma visão do negócio e foco em manter a qualidade e entregar o melhor para os clientes.

Tudo isso vai levar à melhora da reputação no mercado, contribuindo com a visão que o mercado tem da empresa. O resultado será o aumento das vendas, da captação e da retenção de clientes e, por conseguinte, uma maior lucratividade.

Ajuda na tomada de decisão

Quando a empresa tem um cultura bem estabelecida, consegue tomar a melhor direção ao surgirem dúvidas comuns. Por exemplo: qual a melhor pessoa a ser contratada, como atingir as metas estipuladas, quais habilidades precisam ser valorizadas, quando é o momento mais adequado para realizar uma demissão, e por aí vai.

Ou seja, a cultura organizacional possibilita tomar decisões mais seguras, com base em dados concretos e precisos.

Promove uma liderança eficaz

A cultura organizacional também deve ser aplicada com a finalidade de promover uma melhor liderança. Afinal de contas, o líder tem como responsabilidade propagar entre os membros da equipe os princípios, os valores e o comportamento almejados pela empresa.

Ainda, é sua obrigação adotar uma conduta adequada dentro da companhia. Assim, conquistará o respeito e a confiança dos colaboradores, que se esforçarão mais para cumprir com as ações esperadas e conquistar os objetivos.

Melhora os relacionamentos

Uma cultura fortalecida, que realmente seja colocada em prática, leva à construção de relacionamentos mais próximos como os funcionários. As ações definidas precisam ser condizentes com o que a organização prega.

Por exemplo, se a finalidade é contar com os melhores profissionais, é importante disponibilizar boas condições de trabalho, salários condizentes com o mercado e função e demais práticas que promovem a valorização do time.

Agora que você entende melhor sobre os principais tipos de cultura organizacional, pode aplicar o mais adequado à realidade da sua empresa. Dessa forma, garantirá benefícios importantes para o negócio e seus colaboradores.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Então, aproveite para fazer a leitura do artigo Empreendedorismo e inovação: você sabe a diferença? e entenda mais sobre o tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.