fidelização de clientes

Por que investir na fidelização de clientes e 4 dicas de como fazer

A fidelização de clientes é uma tática fundamental para negócios de todas as áreas, principalmente para empresas ou escritórios contábeis, já que os contadores desempenham um papel excepcionalmente importante e estratégico dentro das organizações contratantes.

Muitas vezes, um contador se preocupa apenas em realizar o trabalho dele, mas isso não é suficiente para garantir o desenvolvimento do negócio e se destacar da concorrência.

Se você está com dificuldades de expandir o seu escritório contábil, as estratégias de fidelização podem ser a solução necessária para impulsionar seu desenvolvimento. Continue lendo este artigo e confira as melhores dicas para fidelizar os clientes.

Quais são as 4 melhores práticas para a fidelização de clientes?

Primeiramente, é relevante entender como a fidelização impactará o negócio no campo prático. São muitas as vantagens conquistadas pela empresa, algumas delas são:

  • certeza de faturamento: os fidelizados sempre contratarão os serviços do seu escritório quando precisar, o que melhora a previsão de faturamento;
  • economia: investir na fidelização é uma estratégia mais econômica que as de aquisição de novos clientes;
  • flexibilidade: os clientes fidelizados são mais compreensíveis e estão dispostos a flexibilizar as negociações;
  • expansão da clientela: eles se tornarão promotores do seu negócio e o recomendarão para colegas, parceiros ou amigos.

Para aproveitar esses benefícios é necessário aplicar as dicas que serão listadas e explicadas nos tópicos seguintes. Confira!

1. Entregar valor

Entregar ou agregar valor significa prestar um serviço de qualidade e completo ao seu cliente, ou seja, ele deve impulsionar o seu desenvolvimento. Ofereça serviços de contabilidade gerencial e financeira, elabore um planejamento tributário, escolha o melhor regime tributário, entre outras atividades que beneficiam as contas do negócio.

2. Investir no sucesso do cliente

O sucesso do cliente é uma estratégia complexa e exige uma série de ajustes na rotina do seu escritório. Entenda as qualidades e atitudes que a envolvem:

  • proatividade: pesquise os problemas do seu cliente e ofereça soluções antecipadamente;
  • conhecimento da base de clientes: entenda o perfil deles e busque solucionar;
  • entendimento sobre o mercado: entenda o mercado que o cliente está inserido e personalize o serviço para melhor atendê-lo;
  • empatia: crie uma relação próxima e pessoal com sua clientela;
  • resiliência: essa é a capacidade do escritório de ajudar o cliente a superar os problemas dele.

3. Dar todo o suporte necessário

O profissional deve sempre buscar solucionar todas as dúvidas do cliente de forma completa, ágil e com qualidade. Mas para se destacar no mercado não basta ter um bom atendimento: você deve adotar uma postura de contador-consultor e atender às necessidades mais requisitadas pelo cliente para garantir saúde financeira.

Para se tornar um consultor, o contador deve se manter sempre atualizado sobre as novidades do mercado. Isso permitirá que você saiba antecipadamente quais serão os desafios do cliente e prestará um melhor suporte.

4. Saber receber os feedbacks

As reclamações de seus clientes têm muito a agregar ao seu escritório. Por isso, solicite opiniões, críticas construtivas, pareceres e sugestões de seus clientes. Esses feedbacks são problemas que, se solucionados, podem aumentar a satisfação deles e fidelizá-los.

Ao investir na fidelização de clientes, você conseguirá expandir os lucros e o desenvolvimento de seu escritório. Entretanto, é preciso ser proativo e estar disposto a transformar a rotina do seu negócio, direcionando suas atividades às necessidades do cliente.

Você já ouviu falar da matriz FOFA? Essa é uma estratégia bastante importante para melhorar a tomada de decisões do seu negócio. Saiba tudo sobre ele e potencialize o seu crescimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.