Descubra tudo o que você precisa saber sobre negócios escaláveis

Um negócio escalável consegue superar as barreiras geográficas, aumentar os ganhos e crescer muito sem aumentar proporcionalmente as despesas. É um modelo diferenciado que não requer a expansão das infraestruturas físicas, nem a elevação das despesas globais.

Ele pode ser desenvolvido no cenário internacional e alcançar um número muito elevado de consumidores, sem que isso represente aumento de custos. Sendo assim, a escalabilidade é um fator que possibilita aos empreendedores ganhar mais e aumentar o número de clientes da sua organização sem fazer grandes investimentos.

Neste conteúdo, vamos apresentar o significado de negócios escaláveis e oferecer dicas de como transformar a sua empresa em um negócio desse tipo. Além do mais, vamos falar sobre os benefícios dessa conquista. Ainda tem dúvidas sobre a importância da escalabilidade para o seu negócio? Acompanhe a leitura!

O que é um negócio escalável?

Negócio escalável é uma ideia, projeto ou empresa que tem a possibilidade de elevar os seus ganhos sem aumentar os custos de modo proporcional. A maioria das organizações que consegue crescer, percebe também um aumento das despesas relativas à produção. Mas isso não ocorre em negócios escaláveis, que fogem a essas regras básicas do mundo corporativo.

Uma empresa que se torna escalável padroniza e simplifica os seus processos internos até elevar a capacidade produtiva e ganhar agilidade com menos recursos. Esses negócios podem começar pequenos e seus proprietários terem muitas incertezas, mas eles conseguem ter uma taxa de crescimento anual muito alta e ganham o mercado.

Empresas escaláveis fazem uso da tecnologia e apostam na inovação para oferecer soluções aos consumidores, que atendem necessidades específicas de um público. Dessa forma, elas não precisam ser grandes organizações para alcançar a escalabilidade. Porém, necessitam de adaptações para promover o crescimento rápido e ágil sem investir novos recursos.

Qual é a importância da escalabilidade no negócio?

A escalabilidade é muito importante em um negócio, pois ela gera diversas vantagens para os empreendedores. Uma delas é o seu valor que se eleva, tendo em vista que essas empresas são muito valorizadas pelos investidores que estão sempre atentos ao mercado financeiro. Além disso, uma empresa escalável apresenta melhorias em seus processos.

As atividades internas são padronizadas e executadas de maneira muito melhor. Desse modo, há um aumento no desempenho das equipes, o aperfeiçoamento dos líderes e colaboradores e a implementação de soluções tecnológicas que favorecem o crescimento contínuo. O negócio escalável está mais propenso à expansão, tem produção ágil e eficiente e oferece uma solução exclusiva ao seu público-alvo.

Como ter um negócio escalável que garante benefícios?

Para ter um negócio escalável, é indispensável promover a simplificação e otimização dos procedimentos internos, de modo seja necessário utilizar menos recursos e, ainda assim, aumentar a produção. Não importa qual seja o seu setor ou ramo de atuação, a escalabilidade está relacionada ao poder de atendimento a altas demandas sem a contratação de novos colaboradores.

Liderança

A liderança dos negócios escaláveis consegue tomar decisões mais acertadas, tendo em vista que eles têm acesso a dados sobre a performance das soluções, que são capturados em tempo real. Os gestores recebem treinamentos para desempenhar as suas funções e obtêm autonomia para decidir conforme as políticas da empresa. Um mapeamento completo dos processos é realizado para identificar novos caminhos.

Depois de mapear os processos, os líderes podem fazer uma revisão para manter somente aqueles que são essenciais, além de identificar as fraquezas da organização. Por meio de uma análise mais aprofundada, os profissionais da gerência visualizam as ameaças do mercado, as oportunidades e as forças do negócio. Consequentemente, novas ferramentas são inseridas para garantir a escalabilidade.

Proprietários

Os proprietários do negócio ganham experiência e novos conhecimentos sobre o seu nicho, já que cada segmento tem escala diferenciada. Os donos de indústrias, por exemplo, podem aperfeiçoar o parque fabril, treinar a mão de obra, melhorar a distribuição dos produtos e aumentar o controle do capital. Já os lojistas conseguem desenvolver habilidades de varejo, gerenciamento de pessoas, entre outras.

Os empreendedores ou sócios precisam estudar a situação para ter certeza de que almejam tornar o negócio escalável. São eles que vão avaliar as hipóteses e depois decidir se vão ou não aproveitar as possibilidades que, normalmente, oferecem riscos. Por outro lado, serão responsáveis pelo plano de desenvolvimento e pela motivação dos outros profissionais.

Colaboradores

Os colaboradores obterão ganho de aprendizagem e poderão ser incentivados a fazer novos treinamentos e a participar de capacitações. Os negócios escaláveis exigem investimentos na formação de funcionários que serão ensinados, ainda que sejam novos na empresa. Com isso, haverá um aumento nos padrões de qualidade e a rotatividade de pessoal tende a aumentar.

Diante disso, é importante averiguar as maneiras mais eficazes para a transferência de conhecimentos e verificar os colaboradores mais ativos e experientes. Eles vão repassar as informações aos demais com o auxílio dos materiais que são distribuídos para consulta em caso de dúvidas. A escalabilidade pode requerer investimentos contínuos na formação dos profissionais.

Fornecedores

Após o mapeamento dos processos, os líderes passam a ter visão estratégica sobre todas as etapas. Nesse momento, são analisados os fornecedores, que são peças-chaves para o sucesso dos empreendimentos. A partir disso, a parceria pode se fortalecer, pois a empresa estará em expansão e terá de contar com parceiros confiáveis.

Dependendo das atividades da empresa, se houver aumento de produtividade, também aumentará a necessidade de receber suprimentos. Do mesmo modo, alguns serviços poderão ser terceirizados e as responsabilidades repassadas para outras empresas. A escalabilidade traz oportunidades de crescimento para os negócios e beneficia todos os que estão envolvidos em suas atividades.

Consumidores

Negócios escaláveis oferecem soluções diferenciadas para os clientes. O serviço ou produto passa a ser valioso para os consumidores que não vão encontrá-lo em outro lugar. Esse público vai receber uma solução perfeita para o atendimento de uma necessidade e ficará satisfeito em permanecer fiel ao negócio. Por esse motivo, vale a pena investigar lacunas e até desenvolver protótipos.

Como identificar um negócio ou ideia escalável?

A identificação de uma ideia escalável é simples. Os negócios são escaláveis se o processo produtivo pode ser ensinado aos colaboradores, a empresa oferece um serviço ou produto único e que faz falta no mercado, bem como quando o modelo pode ser ampliável e repetível. Fique atento a essas características, pois são elas que determinam a escalabilidade.

Descobriu tudo o que você precisa saber sobre negócios escaláveis? Eles estão voltados ao uso da tecnologia e à inovação, razão pela qual exigem o uso de ferramentas de gestão e outras soluções para obter sucesso. Além do mais, empresas escaláveis podem contar com programas de aceleração oferecidos pela aceleradora de startup.

Achou esse tema instigante? Compartilhe essas informações com os seus amigos nas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.