Tecnologia e contabilidade: veja os avanços e benefícios dessa parceria

A dobradinha tecnologia e contabilidade veio para ficar, e sabe quem ganha com isso? Seus clientes e você. Quando serviços são prestados tendo como parceiros de back-office profissionais contábeis apoiados em tecnologia, os ganhos são sempre mútuos.

Na verdade, a tecnologia tem alterado de maneira significativa diversos setores administrativos, em especial os de contabilidade. Como não há mais a escrituração contábil manual, processos como emissão de notas fiscais são automatizados, poupando tempo e recursos.

Empresários, autônomos e organizações em busca de mais tempo para suas atividades não podem abrir mão dessa parceria valiosa. Quando contabilidade e tecnologia estão juntas, fica difícil competir com seu negócio. Entenda por quê!

Os avanços tecnológicos no setor contábil

Transformação Digital é o fenômeno recentemente identificado pelo qual ferramentas e conceitos ligados à tecnologia e ao uso da internet se aplicam em diversas atividades. Da medicina até o chão de fábrica, não há segmento hoje que não seja influenciado pelo seu avanço.

Números não faltam para ilustrar o quanto a digitalização está presente em nossas vidas. Afinal, de acordo com a PwC, se o Facebook fosse um país, seria o segundo mais populoso do mundo. Também se estima que, até o próximo ano, teremos sete vezes mais dispositivos do que pessoas conectadas à web. E a contabilidade, como fica?

Bom, nesse caso, é melhor destacar os avanços que esse movimento de transformação e digitalização trouxe para escritórios e empresas no mundo inteiro. Acompanhe.

Armazenamento virtual 

Em um passado não muito distante, a relação entre contadores e clientes era tortuosa em função da grande quantidade de papel gerado pelas rotinas contábeis. Sejamos francos: quem é que teria tempo, hoje, para ler e interpretar dezenas de páginas de balanços e demonstrativos? Difícil imaginar.

Com o casamento entre tecnologia e contabilidade, esses tempos foram deixados para trás, já que agora praticamente todo processo contábil é digital. Dessa forma, o que antes ocupava espaço físico para ser armazenado passou a ter existência apenas on-line. O resultado é mais economia de tempo na organização do espaço e, claro, de recursos.

Processos na nuvem

O segundo avanço a ser destacado é a transposição dos processos de rotina para o ambiente de cloud computing. Nele, o acesso a plataformas de contabilidade digitais garante que as contas e os dados da empresa possam ser acessados de qualquer lugar. Por exemplo, imagine que seu contador precisa da sua validação em um documento contábil. Graças à tecnologia em nuvem, você não precisará se deslocar para assinar um papel, podendo autenticar documentos via assinatura eletrônica, enviando-os imediatamente.

Uso consciente do tempo

A digitalização das rotinas gera o efeito de tornar mais fácil o design de tarefas e da elaboração da estratégia. Em outras palavras: recursos como softwares de gestão contábil permitem visualizar o que antes parecia caótico e confuso. O mesmo acontece com empresas e gestores que usam aplicativos e programas como Slack, Trello e, claro, a Wecont.

Dessa forma, as chatas e intermináveis reuniões em que contadores e gestores só perdiam tempo andando em círculos ficaram obsoletas. Tendo a tecnologia, todos ganham um aliado dotado de inteligência artificial para apoiar na tomada de decisão.

Controle de prazos

A apuração, pagamento e controle de impostos e tributos, na contabilidade, são feitos conforme um rigoroso calendário. Perder prazos, nesse sentido, significa pagar multas e, em última análise, prejuízo nos balanços.

Aplicando recursos e ferramentas baseadas na nuvem, empresa e contador garantem o cumprimento de prazos e asseguram que suas rotinas não serão impactadas por eventuais atrasos. Um bom exemplo disso é quando a PJ paga imposto acima do que deveria. Nesse caso, para receber os créditos tributários devidos, é fundamental atentar para o prazo de vencimento das solicitações junto à Receita Federal.

Os benefícios da tecnologia aplicada à contabilidade

O próprio avanço da tecnologia aplicada às atividades contábeis traz consigo uma série de benefícios que, de outra forma, jamais seriam percebidos. Uma vez somados, eles representam ganhos consideráveis em competitividade para as empresas que contam com serviços de contabilidade de base tecnológica. Confira.

Trabalho remoto

As empresas de contabilidade on-line se caracterizam por centralizar suas operações não em seus escritórios — quando existem — mas em plataformas eletrônicas próprias. Além de dar mais autonomia para o empresário/gestor, elas também facilitam a vida do contador por permitir o trabalho remoto. 

Sem a necessidade da presença física, fica muito mais fácil acessar documentos, verificar o fluxo de caixa e ter acesso a dados para basear decisões. E, em caso de dúvidas, o atendimento remoto é a garantia de um contato ágil, direto e sem cerimônia.

Comunicação instantânea

Falando em contato, a digitalização dos processos contábeis quebrou o “muro” que, até então, existia entre contadores e clientes. A partir de plataformas digitais, a conversa passou a ser franca e o contador deixou de ser aquele profissional inacessível.

Com um feedback mais constante, cria-se um ambiente favorável em termos de negócio porque, se alguma falha for detectada, lá estará o contador para alertar. Um exemplo disso é quando sócios ou gestores desenvolvem o hábito nocivo de misturar contas pessoais e da empresa. Nesse caso, a comunicação direta permite que os contadores atuem de forma educativa. Assim, essas retiradas inopinadas tendem a não virar hábito ou, ainda pior, fazer parte da cultura da empresa.

Atuação mais estratégica 

Programas e plataformas contábeis são desenvolvidos não só com linhas de programação. Em suas interfaces, os programadores trabalham para aplicar conceitos como Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data. 

Por isso, elas são úteis não só para controlar as rotinas, mas para definir ações e até mesmo o planejamento estratégico. Tudo isso, claro, com o apoio imprescindível do contador, já que computadores não interpretam dados sozinhos.

Eliminação de despesas

Finalmente, todas essas vantagens e avanços contribuem diretamente para a redução de custos. Diminuição do retrabalho, agilidade na tomada de decisão e tempo de ação reduzido são alguns fatores que levam as empresas a otimizar suas respostas e, assim, antecipar-se.

O casamento entre tecnologia e contabilidade é, por esses motivos, a melhor escolha que sua empresa faz para se manter sempre forte e competitiva. É uma aposta de baixo risco e com elevadas possibilidades de ganhos.

A Wecont está aqui para prestar todo o apoio necessário na parte contábil da sua empresa. Faça contato, seu negócio só tem a ganhar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.