Veja um passo a passo de como abrir uma startup agora mesmo

Veja um passo a passo de como abrir uma startup agora mesmo

Colocar a criatividade e o senso de oportunidade para inovar e desenvolver novos produtos é um desejo comum a todos que têm a gana de empreender e construir o próprio negócio. Porém, quando um empreendedor busca por conhecimentos sobre como abrir uma startup para apresentar novas soluções, é preciso cautela devido à própria natureza desse tipo de negócio.

O objetivo deste artigo é mostrar qual é o passo a passo necessário para abrir uma startup e quais cuidados é preciso ter para buscar o desenvolvimento desse empreendimento. Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que são startups? Quais as diferenças para os negócios tradicionais?

Antes de avançarmos para o entendimento prático sobre o passo a passo necessário para abrir uma startup, é preciso que alguns conceitos relacionados a esse universo estejam muito claros em sua mente. O primeiro tema que precisa ser abordado são as diferenças existentes entre uma startup e um modelo de negócio tradicional.

Por modelo tradicional, queremos nos referir a negócios que já têm um modelo comercial estruturado e pronto para receber investimentos. Podemos citar, por exemplo, empresas como farmácias, padarias, mercados, lojas de vestuário, pet shops, cafeterias, restaurantes etc. Todos esses negócios já têm processos produtivos, financeiros e de marketing determinados.

Já as startups podem ser definidas como um grupo de pessoas que atua em um ambiente de extrema incerteza com a finalidade de testar as suas hipóteses de mercado na procura por um modelo de negócio repetível e escalável. Ou seja, startups são incubadoras de novas ideias, são empresas em processo de maturação e testagem de novas formas de oferecer um serviço ou apresentar um novo produto ao mercado.

Sendo assim, fica muito claro que as startups são diferentes dos negócios tradicionais. Justamente por isso, é importante que o processo de abertura seja feito com bastante cautela para garantir que tudo saia da maneira correta.

Qual o passo a passo para abrir uma startup?

Agora que entendemos melhor o conceito de startup e as suas diferenças para os modelos tradicionais de empresa, chegou o momento de conhecermos qual o passo a passo prático que todo empreendedor precisa trilhar. Confira a seguir 5 passos fundamentais para começar a tirar a sua ideia do papel.

Valide a ideia

É extremamente necessário validar a sua ideia de negócio antes mesmo de pensar em como abrir uma startup, investir recursos financeiros para estruturação ou registrá-la formalmente. Nenhum passo pode ser tomado sem que esse item seja antes superado.

Afinal, toda estrutura física, comercial ou de marketing só faz sentido se a empresa realmente suprir uma necessidade do seu público-alvo, solucionar um problema relevante e contar com uma demanda real por seus produtos ou serviços. A fase de validação de ideias serve justamente para essa finalidade e contém 3 etapas fundamentais: a validação do problema, a validação da solução e a validação do modelo de negócio.

As etapas precisam ser superadas de maneira integral antes que se possa seguir para a próxima, pois cada uma servirá de base para o desenvolvimento da seguinte. Existem diferentes metodologias dedicadas às startups que podem ser utilizadas, cabendo ao empreendedor adotar o método mais eficaz para o seu caso.

Elabore um plano de negócio

O planejamento é uma etapa crucial para o início de qualquer negócio e precisa ser feito de forma detalhada, com o intuito de mitigar o máximo possível os riscos aos quais as empresas estão sujeitas. Nesse sentido, desenvolver um plano de negócio é a melhor maneira de estudar sobre as principais variáveis relacionadas ao funcionamento e à operação de uma empresa.

Na prática, esse plano condensa todas as informações obtidas por meio de um processo minucioso de pesquisa e organização dos recursos a serem aplicados no novo negócio. A sua finalidade é servir como um instrumento de consulta e referência para a tomada de decisões e um mapa no qual estão definidos os objetivos e as metas que se pretende cumprir. De maneira geral, um plano de negócio abrange 5 temas fundamentais, são eles:

  • plano estratégico (visão, missão, valores);
  • produção (organização do processo produtivo e dos recursos disponíveis);
  • marketing (4 Ps: produto, preço, praça e promoção);
  • financeiro (estudo de viabilidade, lucratividade, previsão de receita, controle de custos etc.);
  • estudo de mercado (clientes, concorrentes e fornecedores).

Startups ainda tem à sua disposição uma ferramenta que facilita essa análise ao reunir as principais informações de um plano de negócio em uma única tela chamada de “canvas”, que vale a pena conhecer.

Busque qualificação

O sucesso de uma startup depende muito de fatores que envolvem a qualidade da própria ideia, ou seja:

  • Qual o problema que ela se propõe a resolver?
  • Qual o tamanho do mercado-alvo?
  • Qual o seu potencial de crescimento?

Contudo, existem fatores que influenciam o sucesso da empresa que estão mais relacionados à capacidade de execução do empreendedor. É preciso que aqueles que estão à frente da startup desenvolvam qualificações e habilidades que são necessárias à condição desse tipo de negócio.

Portanto, procure se qualificar o máximo possível nos temas relacionados ao funcionamento do seu mercado de atuação e ao desenvolvimento do seu produto. Procure explorar também os temas que envolvem a gestão de negócios de uma forma geral, como as metodologias ágeis desenvolvidas especificamente para as startups, a inteligência de mercado, o jogo de negócios e outros temas relacionados à sua qualificação pessoal, como a inteligência emocional, a resiliência e a capacidade de liderança.

Formalize a empresa

Depois de se qualificar enquanto empreendedor, validar a sua ideia e desenvolver o seu plano de negócio, é preciso investir na formalização da sua startup. O processo de formalização representa o registro oficial do “nascimento” da empresa, sendo importante para o seu reconhecimento profissional no mercado, além de ser necessário para o cumprimento das obrigações fiscais e legais, como a emissão de demonstrações contábeis.

Organizações de venture capital e outros investidores capazes de injetar recursos na startup para fazê-la crescer também exigem altos níveis de respaldo jurídico para a realização de novos aportes, o que torna a formalização um passo básico para busca de novos investimentos.

Conte com o auxílio de especialistas

Como podemos observar, são muitas as variáveis que merecem a atenção do empreendedor na hora de abrir uma startup. Sendo assim, é muito importante considerar um auxílio profissional, com o intuito de facilitar o trabalho e permitir que os gestores possam focar nas áreas cruciais do negócio.

Nós, da WeCont, oferecemos o que há de melhor para auxiliar sua empresa, principalmente no que diz respeito às suas obrigações contábeis. Nossas soluções abrangem desde a abertura até o fechamento da empresa, passando por todas as obrigações principais e acessórias da startup.

Assim, a WeCont agrega muitas vantagens por meio das suas estratégias compartilhadas voltadas à redução de custo. Nós fazemos o possível para alavancar o desenvolvimento da sua startup, gerando mais liberdade ao empreendedor e segurança quanto ao cumprimento das suas obrigações.

Gostou do artigo e entendeu como abrir uma startup? Precisa de mais referências para realizar a formalização? Então, aproveite e entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para lhe entregar a melhor orientação conforme as suas necessidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.