Como manter clientes em época de crise? Confira!

Adaptar o negócio e entender como manter clientes em tempos de crise, como a pandemia Covid-19, que é o caso mais recente e que está impactando todo o mundo, é fundamental para que as operações continuem e evitar que a empresa entre na estatística daquelas que encerraram as atividades devido aos momentos difíceis.

Para isso, é importante ter confiança e força de vontade para vencer todos os obstáculos e implementar as melhores estratégias para conquistar e manter os consumidores, realizar vendar, gerar ganhos e ocupar uma posição de destaque.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para ajudar você a garantir a retenção de clientes. Confira!

Reveja todas as estratégias

O fato é que a crise existe, por isso não adianta fingir que nada está acontecendo. Então, não espere para rever todas as estratégias para aprimorar a sua gestão e elaborar as melhores soluções para enfrentar qualquer tipo de desafio.

Adapte-se ao novo cenário

Às vezes, é necessário tomar decisões drásticas, como o corte imediato de investimentos, redução da produção, entre outros. Contudo, você deve manter a qualidade dos serviços prestados e se adequar para manter a satisfação dos clientes em relação ao seu atendimento.

Além disso, fique atento aos dados financeiros, controle o estoque, cuide das questões contábeis e tributárias, evite o excesso de horas extras, entre outras medidas para que tudo funcione dentro do esperado e traga resultados positivos.

Acompanhe o mercado, concorrência e economia

Quem busca se informar consegue ganhar espaço e sair na frente. Por isso, esteja atento para entender a nova realidade do mercado, pesquise sobre as ações da concorrência, resultados que estão obtendo, pontos fortes e fracos e, assim, elabore seu plano com base nos dados coletados.

Ofereça descontos e vantagens aos clientes

Forneça descontos, realize promoções com base em uma quantidade mínima de compras, oferte pacotes de produtos e serviços e demais ações que podem aumentar o faturamento. Crie também um programa de fidelização de clientes com a troca de pontos por benefícios, conseguindo que o número de vendas aumente.

Conte com o auxílio de uma equipe especializada

Os tempos de crise podem gerar muita insegurança e saber como manter os clientes não é algo tão simples. Para sair dessa situação fortalecido e com muito conhecimento você pode contar com o auxílio de profissionais qualificados para superar os problemas de forma mais tranquila, já que eles têm o entendimento necessário para auxiliar e orientar sobre as melhores práticas a serem adotadas conforme as características e condições da empresa

Garanta um bom atendimento

Para garantir a satisfação dos clientes, principalmente em fases de crise mundial, busque oferecer um serviço de primeira. Nessa hora, os investimentos financeiros menores e cortes reduzidos, então, aproveite para mostrar o que a empresa tem de melhor.

Para isso, priorize a qualidade dos produtos e serviços e ofereça treinamento à equipe para que ela tenha condições adequadas para desempenhar suas funções. Faça com que os colaboradores se engajem e estejam dispostos a buscar os melhores resultados e levantar o negócio, além de contar com a tecnologia para gerar processos mais eficientes.

Seja empático com os consumidores

Escute os consumidores para entender realmente do que eles precisam e, dessa forma, consiga atender todas as suas necessidades. Em tempo de crise, a tolerância dos clientes tende a diminuir e as exigências aumentarem, então, entenda suas demandas e otimize seu tempo para ser mais efetivo em suas abordagens e oferecimento de produtos e serviços.

Isso porque durante recessões econômicas dificilmente as pessoas gastam dinheiro com coisas que entendem ser desnecessárias. Por esse motivo, procure oferecer algo que realmente solucione um problema, ajudando o seu cliente a passar por esse período turbulento.

Agregue valor aos seus serviços

Outra dica é aproveitar o momento para gerar um vínculo com o cliente. Dessa forma, ele se lembrará do seu valor na crise e depois dela. Para uma situação ruim provocada pela pandemia, esse relacionamento se fortalece, principalmente, de maneira online. Para conquistar o sucesso nesse segmento, invista no conteúdo digital informativo, que apresente o diferencial da empresa em vez de investir somente em panfletagem.

Essa também é uma boa oportunidade para analisar o seu portfólio. Preste atenção no que é oferecido ao público, se realmente eram retornos e se tem um bom custo-benefício. Pode acontecer de você estar gastando muita disposição para conquistar clientes para um serviço que nem tenha tanta lucratividade assim para o seu negócio. Então, é preciso refletir se faz algum sentido continuar disponibilizando essas soluções.

Caso já conheça o suficiente seus consumidores e tenha total consciência de que disponibilizar o básico pode não ser o suficiente para fidelizá-lo, talvez seja a hora adequada para arriscar um pouco mais, oferecendo algo mais inovador.

Mas tenha muito cuidado, levando em consideração o orçamento disponível, o perfil, objetivo e metas de curto, médio e longo prazo e o comportamento do cliente final. Analise também a capacidade produtiva do negócio, por exemplo, se existem insumos e funcionários capacitados e dispostos a entrar de cabeça nesse propósito.

Disponibilize as melhores condições, preços e prazos

Da mesma forma que para manter a saúde financeira do negócio em períodos de crise você tem que negociar com os fornecedores, pense em fazer o mesmo para os seus clientes, já que esses momentos geram impactos para todos. Esse é o momento de ser mais flexível para assegurar a continuidade do pagamento em dia, mesmo que a longo prazo.

Por isso, ofereça diferentes condições para pagamentos, como boletos, cartão de crédito, transferência bancária, entre outros, além de conceder prazos mais prolongados. Outra alternativa interessante é recompensar aqueles que realizam o pagamento de forma adiantada ou em dia, por exemplo, descontos.

Entendeu como manter clientes em época de crises? Para vencer esse desafio, busque a implementação das medidas mais adequadas para proporcionar um serviço diferenciado. Para isso, você pode ter uma equipe especializada como a WeCont como parceira, que vai ajudar na elaboração de práticas digitais e inovadoras para transformar ideias em negócios viáveis e alavancar o desenvolvimento do negócio.

Quer conhecer melhor as nossas condições? Então, entre em contato e converse com nossa equipe.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.