Quem é Raiam Santos? Conheça trajetória do nômade digital multimilionário

O nômade digital, influenciador e escritor Raiam Santos atrai milhares de seguidores e tem um faturamento milionário. Com as suas estratégias, ele já conseguiu resultados expressivos, como ganhar R$ 8 milhões em apenas uma semana. 

No canal que leva o nome dele no Youtube, são mais de 550 mil inscritos que acompanham os conteúdos publicados. Já em seu canal secundário, chamado Nômade Digital, o influencer tem mais de 140 mil inscritos. 

Neste artigo, você vai conhecer o percurso de Raiam Santos no empreendedorismo digital e saber quais são as fontes de renda do influenciador. Também detalhamos as estratégias que ele utiliza para rentabilizar as redes sociais e vender infoprodutos. Confira!

Saiba como Raiam Santos se tornou influenciador      

Envolvido em algumas polêmicas na web, Raiam já trabalhou com o mercado financeiro, escreveu vários livros, atuou como jogador de futebol e compartilhou as suas experiências ao viver em diversos lugares do mundo. Veja adiante um resumo da trajetória do influenciador.

Estudo nos EUA  

No seu blog Mundo Raiam, o escritor conta um pouco da sua história de vida e como se tornou influencer. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro e morava na Vila da Penha, na Zona Norte. Aos 11 anos, ele se mudou para o bairro do Recreio e foi matriculado no Colégio Santo Agostinho. 

O influenciador afirma que foi muito disciplinado pelos pais e chegou a ficar entre os melhores alunos da escola. Aos 15 anos, ele passou em um concurso e recebeu uma bolsa para fazer high school nos Estados Unidos. 

Com isso, Raiam se mudou para a cidade de San Diego, no estado da Califórnia. Já que ele só tinha permissão para ficar um ano nos EUA, decidiu continuar no país mesmo sendo um imigrante irregular, a fim concluir os seus estudos. Foi assim que ele lançou um livro chamado Imigrante Ilegal, que trata dessa fase da sua vida. 

Após concluir o ensino médio em solo americano, ele recebeu uma nova bolsa de estudos. Desta vez, para estudar na Wharton Business School, a escola de negócios da Universidade da Pensilvânia (Upenn). Ele diz que, inicialmente, chegou a pensar em desistir, mas foi estimulado por um professor a investir na Bolsa de Valores de Nova York. 

E depois, Raiam Santos conta que, durante a graduação, teve a oportunidade de estudar na Europa, por meio de bolsas de estudos. Ele fez cursos de férias e esteve em cidades como Paris e Barcelona. Desse modo, aprendeu outros idiomas e passou a falar, além do inglês, espanhol, italiano, catalão e francês. 

Atuação como atleta

Raiam já praticava futebol desde a infância no Brasil. Ao chegar nos EUA, virou jogador  de futebol americano na San Diego High School. Já na faculdade, ele chegou a ser campeão de Ivy League, uma liga entre instituições americanas renomadas. 

O jovem ainda recebeu o prêmio Academic All-Ivy, por ser considerado um dos melhores estudantes-atletas do país. Depois disso, aos 21 anos, ele atuou como kicker e punter, duas posições do futebol americano, na seleção brasileira. 

Nômade digital 

Após terminar a faculdade, ele estava graduado em Economia, Relações Internacionais e Letras. Raiam trabalhou na empresa do ramo financeiro Citigroup, mas acabou demitido. Sem o visto para trabalhar, precisou retornar ao Brasil. Nessa época, ele começou a viver com os avós e conseguiu um emprego para atuar na bolsa de valores brasileira. 

À noite, aproveitava as horas livres para se dedicar aos seus projetos pessoais. Esse empreendimento alternativo começou a render frutos e, aos 26 anos, Raiam ganhava dinheiro com o seu blog, com livros e como afiliado de curso online. Apesar de viver como nômade digital, ele só conseguia viajar pelo Brasil e para destinos no exterior mais baratos.

Como Raiam Santos se define

Em seu blog, Raiam Santos afirma ser nômade digital conhecido por sua habilidade em falar oito idiomas e por ter viajado para mais de 102 países. Além disso, ele ressalta suas conquistas acadêmicas e o feito histórico ao se tornar o primeiro negro brasileiro a se formar em uma Ivy League, um grupo das faculdades mais prestigiadas dos Estados Unidos.

Além disso, Raiam se reconhece como um dos principais escritores do Brasil, e já escreveu diversos best-sellers, incluindo o aclamado “Hackeando Tudo”. Após enfrentar muitas adversidades, ele alcançou o status de multimilionário, principalmente por meio das vendas de infoprodutos e de suas ações na Kiwify, um dos marketplaces mais promissores do Brasil.

Entenda como Raiam Santos ganha dinheiro

O influencer Raiam Santos fatura mais de um milhão por mês. Para isso, ele dispõe de mais de 130 fontes de renda. E a maioria do faturamento do influenciador é com a venda de cursos online. 

No total, ele comercializa mais de 10 treinamentos, com títulos como Nômade Digital, Milionário com o Instagram, Hackeando Tudo, Inglês em 12 Semanas, Milionário com Livros e Modo Buda de Produtividade.  

No blog Mundo Raiam, ele compartilha conteúdos sobre o trabalho de nômade digital, mercado financeiro, networking e produtividade. O escritor diz que, no total, já viajou por 102 países e fala oito  idiomas. Ele ainda é fundador da Kobe Media, uma holding voltada para a venda de infoprodutos, clubes de negócios, livros e canais no Youtube. 

Em um vídeo publicado no Youtube em 2020, ele disse que tinha um patrimônio de mais de R$ 10 milhões. Na gravação, Raim conta como rentabilizou a página dele no Instagram. Ele fala que publica vários stories por dia, apresenta consistência ao postar sempre, publica conteúdo próprio e usa de muito humor. 

Ele afirma ainda que resolveu segmentar o público dele, ao produzir conteúdos para o público masculino. Também menciona que impulsiona o tráfego no Instagram e faz pesquisa constantemente na caixinha de perguntas da rede social para entender o que os clientes querem. 

Raiam também ressalta que, além dos conteúdos pagos, compartilha diversos materiais gratuitos. Ele entrevista grandes empresários, assim como jovens com menos de 25 anos que já conseguiram destaque na área em que atuam. 

A depressão profunda que Raiam passou e superou

Aos 27 anos, ele mergulhou em uma profunda depressão após cometer um grave erro: comparar-se com seus antigos colegas de faculdade, que já estavam milionários e com a vida estabilizada. Sentindo-se desvalorizado, começou a enfrentar uma intensa melancolia, embora já tivesse conquistado muito em sua vida, viajando para mais de 20 países e desfrutando de uma qualidade de vida invejável por muitos.

Por quase dois anos, lutou contra a depressão e decidiu gastar os 100 mil reais que tinha economizado em uma viagem pelo mundo, planejando esgotar todos os recursos e, então, pôr fim à sua vida. No entanto, em 2018, uma publicação polêmica que fez enquanto estava na Rússia viralizou no Instagram, revelando o seu impacto e influência, vendo uma oportunidade. Essa experiência trouxe-lhe um senso de propósito, tirando-o do abismo emocional.

Com a fama conquistada em 2018, ele conseguiu capitalizar sua audiência, expandindo sua presença online e alcançando o status de milionário aos 28 anos de idade.

Processos e pedido de prisão: entenda as polêmicas que envolvem Raiam Santos

Durante os anos de 2021 e 2022, foram registradas acusações contra o influenciador, que supostamente teria compartilhado vídeos contendo informações falsas e difamatórias sobre o empresário João Kepler. De acordo com a vítima, os ataques eram dirigidos tanto em aspectos pessoais quanto profissionais.

O advogado representante de Kepler, João Paulo Mazzieiro, esclarece que Raiam possui um histórico de ofensas contra indivíduos. Ele o classifica como um “hater profissional”, cuja atividade consiste em criticar pessoas e empresas para angariar seguidores. Mazzieiro salienta que Raiam se aproveita da visibilidade de figuras públicas para difamá-las e, assim, aumentar sua própria audiência.

Esse tipo de comportamento, segundo o especialista, visa principalmente promover cursos e mentorias com o intuito de conquistar seguidores. Ele observa que crimes desse tipo têm se tornado mais comuns nos últimos anos, especialmente com o advento das redes sociais e, mais recentemente, com o contexto da pandemia de Covid-19. Raiam Santos acumula ao menos dez processos em São Paulo por injúria, difamação e danos morais, tendo diversas personalidades, incluindo João Kepler, entre suas vítimas.

We Cont: soluções contábeis para escalar negócios 

A WeCont tem o propósito de apoiar negócios digitais em crescimento, como infoprodutores, startups e empreendedores. Para isso, oferecemos todo o suporte contábil que a sua empresa precisa, desde o início da jornada até a escala do seu negócio.

Além do serviço de contabilidade online, você também vai contar com um software especializado em aceleração de receita. Assim, a sua empresa consegue formalizar o CNPJ e melhorar o controle do fluxo de caixa. 

Um dos nossos cases é o Além da Medicina, uma edtech que conseguiu reduzir a carga tributária paga em 45%, após a parceria com a WeCont. A plataforma já atende a mais de 5 mil alunos que buscam aprovação em residência médica no Brasil. 

Aproveite para entrar em contato conosco e saiba como podemos ajudar a expandir os seus resultados!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.