Confira 9 dicas de como promover a diversidade nas empresas

Para tornar o negócio inovador e adaptado às novas tendências do mercado, é preciso entender como promover a diversidade nas empresas, tendo em vista que oferecer oportunidades a todos os tipos de profissionais, independentemente de classe cultural, social, etnia, gêneros, idade, orientação sexual, entre outros, já é uma realidade dentro das organizações que buscam se destacar no mercado.

Isso porque a inclusão de pessoas com perfis comportamentais diferentes gera uma série de benefícios, como aumento da visibilidade perante os concorrentes, ambiente laboral mais produtivo, autoridade quando o assunto é o respeito por esse tema, captação e retenção de talentos, entre outros.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas para mostrar como a promoção da diversidade pode ser feita de maneira efetiva na companhia. Acompanhe!

Qual é a importância de investir na diversidade na empresa?

Nos dias atuais, a promoção da diversidade no local de trabalho é vista com bons olhos em qualquer ramo de atuação. Quando a marca tem o propósito de aceitar pessoas diversificadas para trabalhar, é bem-vista no mercado, além de proporcionar oportunidades para profissionais que nem sempre tem o seu espaço.

Isso vai criar uma equipe motivada, feliz e produtiva, gerando um diferencial competitivo significativo para as organizações que se preocupam com esse tema, tendo em vista que o trabalho humano é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Como promover a diversidade nas empresas?

Não há dúvidas de que garantir a diversidade deve ser uma preocupação de todos na companhia. E, para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas.

1. Entenda sobre o atual quadro de colaboradores e como ele pode ser aprimorado

Antes de tudo, é necessário compreender qual é o perfil predominante dos funcionários que integram a equipe da empresa. As pessoas têm uma classe econômica parecida? Qual é o grau de formação delas? Há colaboradores com orientações sexuais diferentes?

Essas perguntas vão auxiliar no entendimento de como está o processo seletivo atual, simplificando a elaboração das principais medidas a serem tomadas.

2. Trabalhe a cultura organizacional

Além de avaliar como anda a diversidade da equipe, é preciso criar uma cultura organizacional sólida e que preze pela diversidade. Fortalecer esse pensamento é necessário para que os profissionais entendam a relevância dessa inclusão e fiquem mais atentos a qualquer tipo de preconceito que ainda possa estar enraizado entre eles.

3. Analise a diversidade também nos processos de recrutamento

É fundamental que o departamento de RH esteja preparado para atuar em uma companhia que promova a diversidade. Isso deve ir desde a aplicação da cultura empresarial até os métodos e critérios empregados ao longo do processo de recrutamento e seleção.

O adequado é pensar em estratégias que foquem nessa inclusão, fazendo com que essas pessoas tenham as mesmas condições de trabalho que os demais colaboradores. Entre as práticas que podem ser adotadas para criar um processo seletivo mais justo, diversificado e sem a veiculação da imagem, podemos apontar:

  • processo de seleção às cegas;
  • recrutamento digital, em que a triagem de currículos e a análise das competências é feita pela internet. O recrutador e o candidato se conhecem somente nas últimas fases do processo.

4. Invista na comunicação interna

Outra prática que deve ser inserida em uma companhia que busca a inclusão de pessoas com perfis diferentes é estabelecer um diálogo aberto. É necessário compartilhar metas e informações sobre diversidade com o time, com a finalidade de todos se unirem ao mesmo objetivo e acolherem de braços abertos os novos membros da equipe.

É importante propagar as ideias com foco na diversidade e adotar uma comunicação mais transparente e inclusiva, que incentive a troca de conhecimentos e experiências sobre o assunto.

5. Conte com a ajuda dos colaboradores

Você pode realizar palestras e treinamentos para auxiliar os colaboradores a compreenderem melhor suas ações, comportamentos ou frases que podem soar como discriminatórias, já que muitas vezes a pessoa não tem a noção de que está praticando um ato ofensivo a alguém. 

Além disso, existem pessoas que apresentam um grau maior de dificuldade em relação à inclusão, e a conscientização é uma ótima ferramenta para ajudar a quebrar esse paradigma e auxiliá-las a se adequar à nova realidade.

6. Crie um programa para implementar a diversidade na organização

Nesse caso, o programa precisa ser voltado para os valores que a empresa prega, além de definir as ações que serão empregadas. Isso pode ser feito por meio de um planejamento eficaz, com o auxílio do departamento de RH, que poderá disponibilizar informações sobre o quadro de funcionários, permitindo uma melhor análise da situação atual.

Após esse estudo, estabeleça os objetivos dessas práticas e faça a divisão desse novo programa de acordo com a função de cada um.

7. Escolha um responsável para acompanhar as ações

Para que o planejamento chegue ao objetivo esperado, é importante escolher um funcionário para acompanhá-lo de perto, com o intuito de averiguar se as ações estão sendo realizadas da forma adequada.

O ideal é que a pessoa escolhida seja responsável e comprometida com o programa, além de ter uma boa comunicação e facilidade para construir relacionamentos.

8. Estabeleça metas de diversidade

As metas de diversidade precisam abranger a criação de um plano de carreira apropriado, que respeite os padrões de inclusão previamente definidos pela empresa. Por exemplo, se apareceu uma vaga de liderança e não existe nenhuma pessoa negra exercendo função parecida, uma ideia é permitir que apenas esse grupo possa participar do processo seletivo.

É importante valorizar as habilidades e as competências de todas as pessoas. Uma boa notícia é que, cada vez mais, pessoas de todos os tipos de perfis têm conquistado seu espaço nas escolas técnicas, universidades e demais qualificações, o que deve ser aproveitado dentro das empresas.

9. Crie métricas de monitoramento

Para inserir a diversidade na companhia, é preciso averiguar todos os colaboradores da empresa. Também é necessário seguir uma análise de todos os ciclos de permanência dos funcionários na organização, por exemplo, remunerações, avaliação de desempenho, taxas de rotatividade, promoções realizadas, entre outros.

Tudo isso vai proporcionar um entendimento complexo das áreas que precisam de treinamento ou contratação de novos trabalhadores, fortalecendo a cultura da diversidade.

Agora que você já sabe como promover a diversidade nas empresas, aproveite para colocar as ideias apesentadas em prática e criar uma cultura de respeito e incentivo às pessoas de perfis diferentes, aumentando as chances de contratação de profissionais motivados, produtivos e grandes talentos, além de se adequar à nova realidade do mercado e chegar a resultados incríveis.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais e contribuir para que seus amigos entendam melhor sobre o tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.