Como fazer entrevista de emprego e não errar na contratação? Confira 5 dicas!

Saber como fazer entrevista de emprego adequadamente é essencial para o sucesso de uma empresa, um escritório ou um profissional autônomo. Afinal, uma contratação errada pode gerar custos desnecessários com treinamento, encargos legais com admissão e demissão, entre outros.

Aliás, a entrevista tem o objetivo de identificar se o candidato está alinhado à cultura do seu negócio e agregará valor a ele. O problema é que nem todos os gestores ou empreendedores sabem como conduzi-la.

Neste post, daremos 5 dicas eficientes para você acertar na hora da contratação. Confira!

1. Vá além do que é apresentado no currículo

Antes de fazer a entrevista, pesquise outras informações além das presentes nos currículos dos candidatos. Você pode buscar o perfil dos indivíduos nas redes sociais — como Facebook e LinkedIn — e observar seus gostos e suas preferências, bem como detalhes do que faziam nas empresas em que trabalharam.

Esses dados serão úteis para elaborar perguntas mais detalhadas e profundas ou, simplesmente, conhecer mais sobre o candidato. Uma dica é questionar se o entrevistado conhece os objetivos ou a cultura das empresas em que trabalhou ou o que ele achava do ambiente de trabalho, por exemplo.

2. Explore as competências e habilidades do candidato

Interrogue sobre as habilidades técnicas (como formação, cursos e experiência) listadas no currículo e que sejam relevantes para o cargo disputado. Você pode indagar o nível de conhecimento em cada uma delas, por exemplo.

Porém, também é fundamental analisar as habilidades interpessoais do candidato. Elas são importantes para saber se ele conseguirá integrar-se com a equipe e entregará bons resultados. Alguns exemplos desses atributos são:

  • empatia;
  • liderança;
  • resiliência;
  • proatividade;
  • comunicação;
  • trabalho em equipe;
  • capacidade de solucionar problemas.

Para identificá-las durante a entrevista, questione como ele lidou com algum conflito de trabalho, como reagiu ao receber uma meta difícil e como lida com os feedbacks negativos.

3. Identifique conexões com o negócio

Quando um colaborador tem uma conexão pessoal com o negócio em que trabalha, ele preza pelo sucesso da empresa, busca crescer nela e torna-se um promotor da marca. Para verificar se o entrevistado se encaixa na cultura organizacional, pergunte sobre seus valores pessoais e objetivos profissionais no longo prazo, entre outros aspectos.

4. Pergunte sempre que não houver um entendimento sobre um tema

A comunicação durante a entrevista deve ser fluida, transparente e objetiva. Se o candidato for muito evasivo ou não responder suas perguntas de forma clara, peça para ele repetir a resposta ou reformulá-la. Assim, você saberá exatamente o que o possível funcionário quis dizer e conseguirá informações mais precisas sobre seu perfil.

5. Marque uma segunda conversa

Muitas vezes, uma entrevista não é suficiente para que você conheça bem um candidato. Além disso, é possível que ele fique ansioso ou nervoso durante o primeiro encontro, prejudicando as respostas.

Por isso, marque uma segunda entrevista. Você também pode aproveitar a oportunidade para fazer outras perguntas, analisar a linguagem corporal do candidato mais claramente e tomar uma decisão melhor embasada.

Aprendeu como fazer entrevista de emprego mais completa e proveitosa? Com as nossas dicas, você conhecerá mais profundamente o comportamento, as habilidades interpessoais, as competências técnicas e outras informações relevantes sobre cada entrevistado. Use-as a seu favor!

Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de ficar de olho em nossas publicações futuras! Siga-nos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.