Bom ambiente de trabalho no home office: confira 6 dicas

A pandemia do novo Coronavírus trouxe vários impactos à vida das pessoas — preocupação com a saúde e a economia, necessidade de isolamento social, nova rotina no dia a dia dos profissionais, por exemplo. Aliás, com o desafio de trabalhar de casa, o que fazer para criar um bom ambiente de trabalho no home office?

Essa é uma preocupação tanto das empresas quanto dos profissionais. Afinal, o trabalho remoto tornou-se realidade para muitas pessoas nesse momento de restrições a circulação e aglomerações. Sabemos que a mudança de rotina nem sempre é fácil. É preciso disciplina, motivação, um espaço adequado, entre outras coisas mais.

Quer saber como se adaptar a essa nova realidade sem comprometer a produtividade e os resultados da sua empresa? Então, confira as dicas que separamos! Boa leitura!

Conheça as vantagens do home office

Embora a crise causada pelo novo Coronavírus tenha acelerado o processo de digitalização e levado muitas pessoas ao trabalho remoto, o home office não é uma tendência tão recente.

Em 2018, um levantamento da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt) já apontava um crescimento de 22% na adoção dessa modalidade de trabalho por parte das empresas consultadas.

Hoje, alguns especialistas preveem um aumento de 30% do trabalho remoto, mesmo após o fim da pandemia. Entre as razões estão questões econômicas e também relacionadas ao ganho de qualidade de vida. Confira, abaixo, algumas vantagens dessa modalidade:

  • normalmente, os profissionais conseguem ter maior flexibilidade de horários, optando por executar as atividades nos momentos do dia em que se sentem mais produtivos;
  • redução de tempo no trânsito, seja guiando o próprio veículo, seja em transportes públicos;
  • ao passar menos tempo nesses deslocamentos, sobram algumas horas do dia que podem ser dedicadas a atividades de lazer, exercícios físicos ou mesmo cursos de aperfeiçoamento. Vale destacar que nos grandes centros urbanos, não raro, as pessoas demoram mais de uma hora no trajeto entre sua casa e o trabalho, e vice-versa;
  • ao trabalhar de casa, é mais simples escolher refeições saudáveis;
  • é possível passar mais tempo com os filhos, seja no horário das refeições, seja para levar ou buscar na escola;
  • os custos corporativos tornam-se menores.

Saiba como criar um bom ambiente de trabalho no home office

Apesar das vantagens, iniciar uma atividade em casa não é uma tarefa simples. Várias coisas precisam ser reorganizadas, desde o local onde cada pessoa vai trabalhar, até algumas regras para garantir a produtividade.

Assim, para criar um bom ambiente de trabalho no home office e manter a integração com a equipe mesmo remotamente, sugerimos algumas dicas importantes. Acompanhe!

1. Organize o espaço de trabalho

Mesmo que a situação seja momentânea, ninguém sabe quando o período de quarentena vai, efetivamente, terminar. Assim, é fundamental que cada uma das pessoas envolvidas conte com um espaço de trabalho adequado em sua casa, com mesa, cadeira, boa iluminação e os equipamentos necessários, como telefone e computador.

Dependendo da atividade, existem soluções para aumentar o conforto, como o uso de dois monitores ou fones de ouvido com cancelamento de ruído externo, que ajudam na concentração, especialmente quando o ambiente de trabalho em casa não é tão silencioso.

Vale a pena também reforçar a importância de contar com internet com boa velocidade. É claro que nesse momento de transição, nem tudo serão flores. Mas as empresas podem ajudar cada colaborador na organização do seu home office.

2. Negocie os horários com a família e a equipe de trabalho

Você tem filhos pequenos que querem atenção? Ou vive com outras pessoas que interrompem o seu trabalho com frequência? Negocie com elas a importância de ter um tempo de tranquilidade para executar as atividades profissionais. O mesmo conselho vale para todos os integrantes de sua equipe. Incentive-os a fazerem os mesmos acordos familiares, garantindo uma rotina saudável.

Porém, tenha disciplina e lembre-se de que é preciso ter um horário para a jornada de trabalho. Extrapolar a quantidade de horas à frente de um monitor pode gerar cansaço e reduzir sua produtividade.

3. Incentive a disciplina dos demais membros da equipe

Você trabalha em equipe ou é responsável pela supervisão dos demais colaboradores? Então, a mesma dica de manter a jornada de trabalho vale para eles. Procure incentivar as pessoas a adotarem uma rotina saudável, preservando as funções diárias, sem excessos e sem procrastinação. Entenda também que o sistema home office, assim como a atividade exercida presencialmente, exige confiança mútua.

4. Faça reuniões periódicas

Reúna-se virtualmente com sua equipe para discutir o andamento do trabalho, as dificuldades, o planejamento. Essa troca de informações, mesmo que de forma remota, é essencial para garantir o bom relacionamento e manter alinhadas as estratégias da empresa.

Para tanto, existem várias ferramentas que facilitam e possibilitam a comunicação, como Skype, Zoom Meetings, Hangouts e Google Meet, entre outras. Esses aplicativos permitem chamadas de voz ou vídeo, compartilhamento de telas e a participação simultânea de várias pessoas.

5. Estabeleça metas

Além de organização e disciplina, é essencial ter um plano de negócios com as metas a serem atingidas. Dessa forma, fica mais fácil traçar as estratégias e seguir o planejamento de atividades diárias. Mas lembre-se de que os objetivos traçados precisam ser condizentes com esse momento de crise.

6. Respeite os horários de pausa e descanso

Como dissemos, é preciso adotar uma rotina de vida saudável para manter a produtividade. A dica é respeitar o horário de almoço e os intervalos para descanso. Se possível, faça alguma atividade física ou exercícios laborais — como alongamentos, que evitam dores na coluna.

A mudança brusca de rotina pode, no início, trazer confusão e ansiedade. Mas com organização e disciplina, tudo vai se encaixando. Ao seguir as nossas dicas, será possível usufruir dos benefícios de um bom ambiente de trabalho no home office. Essa pode ser a oportunidade de fortalecer os laços familiares e melhorar a qualidade de vida sem perder de vista a produtividade. Já parou para pensar nisso?

Gostou das sugestões? Aproveite a visita ao blog e confira, agora mesmo, 7 maneiras de como motivar a equipe em períodos difíceis!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.