Diversidade nas empresas: confira um guia sobre o assunto!

Está em busca de oportunidades em tempos de crise? Saiba que as empresas que fazem investimentos em diversidade étnica, cultural e igualdade de gênero e apresentam ofertas de oportunidades para todos os colaboradores são as que mais lucram no mercado. Elas superam as demais porque abandonam os antigos hábitos e são acessíveis à inclusão de pessoas de várias etnias e características diversas.

Neste conteúdo, vamos apresentar um guia sobre diversidade nas empresas, ressaltando os principais pontos sobre o tema. Além disso, vamos apontar os dados sobre organizações que cresceram com a diversidade e as vantagens alcançadas por elas. Aqui, você vai encontrar detalhes sobre a agregação de valor à marca e a formação de equipes criativas etc.

Por outro lado, vamos falar a respeito dos ganhos que merecem destaque e sobre como deve ser feito o investimento em diversidade. Depois de concluir esta leitura, você vai entender um pouco mais acerca de avaliação e mensuração dos colaboradores, benchmarking, comunicação interna, cultura da empresa e mudanças no processo de recrutamento.

Quer descobrir como usufruir dos benefícios da diversidade nas empresas? Siga em frente!

Conheça os dados que comprovam a importância da diversidade nas empresas

Construir uma equipe diversificada aumenta a lucratividade do negócio e garante representatividade para os mais variados perfis de consumidores. Ter colaboradores com histórias de vidas diferenciadas também cria espaço para a inovação, visto que durante as reuniões, as discussões são mais produtivas e ricas.

Não importa qual seja o modelo de negócio, a diversidade ajuda na remodelagem de serviços e produtos. Por outro lado, uma equipe que contenha componentes com comportamentos e competências técnicas diversas se complementa e é muito mais completa. A pesquisa realizada pela McKinsey & Company comprova que as empresas que decidem investir em diversidade apresentam os seguintes percentuais:

  • 33% a mais possibilidade de sucesso
  • 21% a mais lucratividade;
  • 17% dos colaboradores mais engajados;
  • 50% menos ocorrência de conflitos.

Quando a empresa valoriza as diferenças dos seus colaboradores, eles se sentem mais abertos a participar de diálogos, compartilhar experiências e aprender uns com os outros. Isso gera cooperação e maior senso de pertencimento. A criatividade aumenta com a troca de experiências e de conhecimentos propiciando o engajamento e o aprendizado. Observe alguns resultados confirmados:

  • menos resistência às mudanças;
  • mais flexibilidade entre os colaboradores;
  • redução da rotatividade;
  • excelente clima organizacional.

De acordo com a pesquisa, 76% dos colaboradores entendem que podem inovar no trabalho e expor novas ideias. Com isso, essas organizações conseguem registrar o dobro de patentes que as demais. Sendo assim, percebe-se que a diversidade é um fator diferencial e estratégico diante da concorrência.

Uma empresa que une origens, visões e culturas tem mais chance de encontrar soluções para os seus desafios. Os confrontos de opiniões não são depreciativos, já que se torna um mecanismo para somar vivências e propiciar o crescimento do negócio. A nível mundial, 87 % dos profissionais apreciam o tema da diversidade, sendo que no Brasil o número sobe para 91%.

Confira 5 vantagens da diversidade nas empresas

Diversidade tem tudo a ver com dignidade, respeito, produtividade, conforto, bem-estar e relações de qualidade. Por isso, instituições que assumem a responsabilidade social e valores relacionados à diversidade têm uma imagem pública mais atrativa. Investidores, jovens talentos e consumidores valorizam esses aspectos culturais. Confira a seguir os principais benefícios da diversidade!

1. Agrega valor à marca

As empresas que implementam a cultura da diversidade são reconhecidas no mercado e a sua marca se sobrepõe às outras. Para que isso se torne realidade, o respeito às diferenças não pode ser apenas uma ideia superficial para atrair a atenção do público-alvo.

É necessário que ocorra uma incorporação dos valores que vá além dos muros e reflita nas ações dos colaboradores. A contratação de profissionais que representem os consumidores nas mais variadas idades garante excelência no atendimento e confere vantagem competitiva aos serviços ofertados pela organização.

2. Forma equipes mais criativas

Para formar equipes mais criativas é preciso sair da zona de conforto e permitir o convívio de indivíduos diferentes. É a convivência com opiniões contrárias, novos pontos de vista e experiências únicas que aflora a criatividade e instiga novos modos de pensar. Então, se a sua ideia é motivar a equipe, procure montar times mistos, variando estilos, idades, etnias etc.

3. Atrai e retém talentos

Pessoas talentosas não querem ficar presas a negócios que estejam apegados a antigos preconceitos e em locais engessados. Os melhores profissionais almejam trabalhar em um ambiente saudável e respeitoso, no qual seja visível a harmonia e a valorização dos colaboradores. Então, aderir à diversidade atrai talentos de alto desempenho e faz com que eles permaneçam ligados à instituição.

4. Gera vantagem competitiva

Adquirir vantagem competitiva deve ser o foco das empresas que desejam se manter ativas no mercado ao longo dos anos. Ocorre que em um mercado com elevada competição entre prestadores de serviços e empresários de todos os ramos, a implementação de estratégias é muito mais do que uma necessidade.

Os empreendedores necessitam superar a concorrência pela adoção das melhores práticas para ofertar inovação e controle de qualidade. Isso pode ser conquistado incluindo a diversidade na cultura da empresa. Com colaboradores de perfis diferentes, você consegue conhecer melhor as dores dos mais variados públicos e ofertar soluções que realmente façam sentido para eles.

As informações são preciosas para a criação de planos que visam à captação e fidelização de clientes. O atendimento aos consumidores pode ser feito por um profissional que tenha as mesmas características e se tornar uma ótima experiência de compra. Não adianta ter produtos ou serviços incríveis sem investir em gestão de pessoas e recursos humanos e diferenciados.

A questão da diversidade está diretamente relacionada à imagem da empresa. Mas para alcançar os objetivos são exigidos investimentos para o aperfeiçoamento dos profissionais e na superação dos concorrentes. Ouvir as opiniões dos colaboradores sobre as necessidades do público e criar planejamentos pode resultar na expansão dos negócios. Aumente o seu poder de negociação com os clientes ao compreender o que eles realmente buscam.

5. Contribui para um bom clima organizacional

Antes de iniciar o processo de contratação de profissionais com perfis diversificados é crucial trabalhar com a conscientização dos colaboradores veteranos. Eles precisam compreender a importância da inclusão para que não se sintam ameaçados e as divergências de ideias não causem um choque de culturas. Faça dinâmicas com os grupos, promova palestras e debates e reforce os valores.

Entenda como aplicar a diversidade nas empresas com essas 5 dicas

A diversidade dos integrantes das equipes vai além de visões diferentes de mundo, raças, gêneros, formações e faixa etária. Há uma riqueza de percepções e de ideias que torna visível a existência de novas possibilidades para solucionar problemas e conduzir tarefas.

As vantagens proporcionadas pelos investimentos em diversidade variam em torno de abertura de oportunidades para a inovação, melhor gestão dos riscos do negócio, aumento de conexão com o público-alvo e assimilação de novas culturas. As contribuições também alcançam a marca, construindo a imagem de uma instituição livre de preconceitos.

A empresa que abraça as diferenças abre espaço para o mundo inteiro. O clima da organização propicia o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores. Mas para que essa estratégia realmente funcione, é indispensável que os envolvidos acreditem que as diferentes experiências enriquecem o ambiente de trabalho e melhoram os resultados. Observa algumas dicas essenciais para atingir as suas metas!

1. Avaliar e mensurar os colaboradores

Realize um diagnóstico do quadro de colaboradores da sua empresa para compreender a sua composição. Analise as razões da contratação de cada pessoa e verifique o que ainda pode ser realizado para que a diversidade das equipes seja ampliada. Oriente as próximas seleções para a contratação de colaboradores com perfis distintos quando surgirem novas vagas.

2. Fazer benchmarking

Benchmarking é uma estratégia indispensável para as empresas na atualidade, pois trata da utilização de exemplos de outras organizações para que sirvam de referência. A inspiração facilita o aumento da eficiência e o aperfeiçoamento dos processos. Basta observar os líderes de mercado no seu ramo de atuação e aprimorar os seus serviços ou produtos comparando-se a eles.

Sendo assim, se a sua empresa é focada na diversidade, com a contratação de profissionais diversos, fica mais fácil praticar benchmarking. Os novos colaboradores podem trazer experiências anteriores vivenciadas em outros locais e servir de grande auxílio para os negócios. Portanto, procure estabelecer objetivos baseados nas vivências relatadas e saiba exatamente onde poderá chegar.

Aumente a sua compreensão de como os seus concorrentes chegaram ao patamar mais elevado e trabalhe com mecanismos parecidos. Adote metodologias inovadoras, práticas e processos atualizados e aperfeiçoe serviços ou produtos para obter benefícios. Se for preciso, invista em capacitação para se tornar referência no mercado.

O acesso às novas maneiras de pensar são primordiais para empreendimentos que estão em evolução constante. Tenha em mente que a diversidade trará vantagens a longo prazo, uma vez que ela poderá revelar possibilidades de melhorias e de modificações significativas. Tudo isso deverá fazer parte da gestão de mudanças, com aplicação de técnicas estratégicas efetivas para se tornar melhor que o seu concorrente.

A diversidade vai auxiliar você a analisar as práticas da concorrência e a encontrar novas formas de satisfazer a clientela. Além do mais, vai permitir o entendimento mais profundo dos erros e das falhas que o colocaram na posição em que se encontra. Sem falar que as decisões passarão a ser tomada com mais precisão e segurança.

3. Trabalhar a cultura da empresa

Pense na cultura da sua empresa por alguns momentos. Será que ela está contratando sempre os mesmos perfis de profissionais? Se a resposta for positiva, chegou a hora de repensar as estratégias. Valorizar a diversidade deve fazer parte da cultura, e se até esse momento a sua instituição não aderiu a esses valores, talvez seja o momento de aderir.

Comece a modificar os conceitos e a abrir espaço para a inclusão e a inovação fazendo uma pesquisa de opinião com os seus colaboradores. Faça uma avaliação para identificar se existem sentimentos de exclusão dos grupos que fazem parte o ambiente corporativo.

Por meio de uma pesquisa é possível averiguar se os profissionais contratados já se sentiram rejeitados. Os dados concretos vão permitir um planejamento para modificar a cultura atual. Crie estratégias para promover uma mudança no clima para depois investir na diversidade e inclusão.

4. Estabelecer mudanças no processo de recrutamento

Depois de algum tempo os processos de seleção e recrutamento se tornam mecanizados e as mesmas fontes são utilizadas para localizar perfis e candidatos. Porém, se a sua decisão é pelo investimento na diversidade, comece inovando a partir dessa etapa que é extremamente relevante para a localização de novos talentos.

O uso de software pode ajudar, já que a tecnologia é uma alternativa que separa competências, otimiza etapas e localiza perfis sem acionar preconceitos. Não busque colaboradores de uma única universidade e com formações idênticas, pois isso limita a contratação e não oferece perspectivas de mudança.

As pessoas adquirem preconceitos que podem ser inconscientes. Isso atrapalha a seleção porque inclui um fator negativo conhecido como discriminação. Aposte na tecnologia, pois ela não estará propensa às práticas discriminatórias.

5. Investir na comunicação interna

A única forma dessa mudança dar certo é cultivando a ideia com todas as equipes. Se os colaboradores não compartilharem dos mesmos objetivos, é muito provável que a iniciativa de implementar a diversidade dê errado. Trate a diversidade como uma realidade e invista em programas para conscientizar os funcionários. Comunique abertamente a todos sobre a necessidade de mudança.

Use todas as ferramentas que estiverem à sua disposição, inclusive a gamificação, que pode auxiliar de forma gradativa e suave. O tema da diversidade exige cuidados e dedicação por parte da liderança, já que todas as pessoas têm dificuldades, problemas e diferenças. Ninguém deve ser discriminado pela cor da pele ou por qualquer outro motivo.

Entenda que o setor de Recursos Humanos exerce papel significativo para minimizar os preconceitos, desenvolvendo ações que cultivem a igualdade e prezando pelo conhecimento e capacidade dos colaboradores. O apoio à diversidade inicia com os valores, mas se efetiva com o comportamento dos integrantes da instituição.

Desse modo, a comunicação interna deve ser no sentido de valorização de diferenças, com a promoção de treinamentos para conscientizar os times. A iniciativa sempre vai partir da empresa para acolher os mais diversos perfis de funcionários. Essa é uma construção que desafia a sociedade a ser mais inclusive, eliminando e combatendo preconceitos que estão arraigados há séculos nas civilizações.

Enfim, agora você já sabe um pouco mais sobre diversidade nas empresas. Aproveite para implementar as dicas que foram registradas no decorrer deste artigo e aprenda tudo o que puder sobre o assunto. Assim, a sua organização poderá dar o primeiro passo para acolher profissionais talentosos e desfrutar em breve de todos os benefícios listados neste conteúdo.

Gostaria de obter mais informações sobre lucratividade, competitividade e diversidade nas empresas? Então, assine a newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.