Análise competitiva: Saiba o que é e como ela ajuda na tomada de decisões

A análise competitiva ajuda as empresas a se manterem ativas e em crescimento no mercado. Porém, encontrar os diferenciais competitivos é uma tarefa complexa, que envolve a identificação de tendências dos negócios. Essa avaliação precisa ser analítica e estratégica, a fim de descobrir o que a concorrência está fazendo e tentar superá-la.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é a análise competitiva e os benefícios dessa prática. A seguir, você também vai saber como essa medida ajuda a empresa a desenvolver diferenciais de mercado, além de entender e trabalhar nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, entre outros pontos. Confira! 

Entenda o que é a análise competitiva

Análise competitiva é um processo analítico formal que verifica o comportamento dos concorrentes diretos e indiretos no mercado. Essa estratégia ajuda os líderes a tomar decisões fundamentadas nas demandas e exigências do setor em que atuam. 

Assim, a prática é essencial para superar as empresas concorrentes e trabalhar com soluções inovadoras. Para isso, é importante descobrir o que está funcionando e o que não está no seu negócio, para evitar prejuízos. Veja quando a análise competitiva pode ser feita:

  • reposicionamento da marca;
  • busca de novas ideias para produtos inovadores;
  • estudo de viabilidade financeira para criar produtos novos;
  • lançamento de produtos novos;
  • realização de diagnóstico organizacional;
  • percepção de que a marca se tornou obsoleta;
  • percepção de queda no faturamento mensal sem razão aparente;
  • inatividade na agenda de marketing.

Em vista disso, as análises são qualitativas e não consideram os aspectos quantitativos ou os custos. Por isso, entram na avaliação as campanhas de marketing, os produtos, os canais de comunicação com os consumidores e outros pontos que podem interferir ou se tornar ameaças reais para as organizações. 

Confira os principais benefícios da análise competitiva

A análise competitiva resulta em muitas vantagens, que podem agregar valores intangíveis aos negócios e colocá-los em posição de destaque no mercado. Assim como essa prática impulsiona a reputação da marca e auxilia na tomada de decisões mais acertadas para as empresas. 

Ajuda a empresa a desenvolver diferenciais de mercado

A estratégia auxilia na criação de diferenciais de mercado, com a realização de medidas diferentes das que já são praticadas pelos concorrentes. Ao avaliar as organizações que estão competindo com a sua empresa, não deixe de levar em conta os seguintes fatores:

  • tipos de embalagem;
  • formas de pagamento;
  • prazos de entrega;
  • linguagem para se comunicar com o cliente;
  • marketing de relacionamento;
  • atendimento diferenciado.

Perceba o que você pode fazer diferente e quais são as brechas que estão abertas para conseguir potencializar as suas vendas. Há algo que ninguém está fazendo no mercado, mas que pode ser atrativo para o seu perfil de cliente? Invista nisso e obtenha mais destaque no seu segmento.

Auxilia a entender e trabalhar pontos fortes e fracos

A análise competitiva influencia nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que são identificadas nas corporações. A medida permite reconhecer os pontos fracos e fortes das empresas, porque parte de um conhecimento mais profundo do mercado. 

Dessa forma,  também identifica os obstáculos internos e externos que interferem no crescimento da organização. Consequentemente, os gestores ainda conseguem prever problemas e se preparar para minimizar os impactos negativos no seu negócio.

A análise é uma excelente ocasião para investir na divulgação dos pontos fortes da sua empresa como vantagens competitivas. Também é possível encontrar meios para corrigir as fraquezas presentes no seu negócio que não são referentes ao mercado.

Promove a melhoria do mix de produtos

A análise de serviços e produtos apresenta relevância porque  oferece informações específicas, que podem ser vistas como diferenciais dos concorrentes. As empresas podem usar esses dados para diversos objetivos, a exemplo da negociação com os consumidores pelo setor de vendas.

Daí em diante, os vendedores podem explicar por que o produto é melhor do que aquele que é fornecido pelos concorrentes, mostrando argumentos bem embasados. O estudo precisa ser mais detalhado e averiguar a capacidade do item de corresponder às expectativas dos compradores.

Além disso, a análise competitiva possibilita a observação integral do cenário e do movimento dos concorrentes. Isso vai ajudar os líderes a não serem surpreendidos com outras organizações criando soluções semelhantes, que não foram identificadas no momento ideal.

Impulsiona a satisfação e fidelização dos clientes

Quer elevar a satisfação dos seus clientes? Invista em uma análise competitiva que fará a checagem dos padrões e identificará quais são os anseios do público que ainda não foram atendidos. 

Entender as necessidades dos consumidores aumenta as chances de a sua organização ser bem-sucedida. Além do mais, os clientes satisfeitos estarão mais dispostos a propagar os benefícios da sua marca para pessoas conhecidas e indicar os seus serviços ou produtos. 

Faz a empresa sair da bolha

Com a análise competitiva, fica mais fácil para empresários, gestores, gerentes e coordenadores saírem de suas bolhas e procurarem novas maneiras para executar as suas tarefas de rotina. 

É provável que, depois da análise, os líderes passem a encontrar meios diferentes para resolver problemas de comunicação com clientes, tal qual obtenham insights para criação de novos produtos.

Saiba como reconhecer e diferenciar os seus concorrentes 

Inicialmente, é necessário identificar os seus concorrentes e diferenciá-los conforme o nível de competitividade que apresentam no mercado em que a sua empresa atua. A análise deve contemplar a concorrência direta, indireta e terciária.

Concorrentes diretos

Nesse sentido, a concorrência direta engloba as organizações que vendem os mesmos produtos ou oferecem o mesmo serviço. Além do mais, o público-alvo também será o mesmo.

Concorrentes indiretos

Já os concorrentes indiretos são aqueles que comercializam os mesmos produtos ou dispõem do mesmo serviço da sua empresa. Porém, o público-alvo é diferente. Desse modo, os clientes também têm necessidades distintas. 

Concorrentes terciários

Os concorrentes terciários, por sua vez, são aqueles que vendem serviços ou produtos ligeiramente semelhantes aos da sua empresa. Por outro lado, essas organizações têm potencial para alterar as operações, a fim de se tornarem concorrentes diretos ou indiretos. 

Verifique o posicionamento e as informações básicas do negócio 

Depois, é importante que a análise competitiva considere o posicionamento das empresas concorrentes. Assim, deve identificar de que modo as marcas são vistas pelo consumidor e como se estabelecem em relação às outras empresas. 

Bem como é fundamental que você conheça a visão de negócio dos adversários da sua empresa no mercado. Em plataformas como o Glassdoor, é possível saber dados como o número de funcionários, o ano de fundação e as vagas abertas. Saber se o concorrente está contratando é interessante para identificar se está expandindo os negócios 

Do mesmo modo, é necessário avaliar o modo de financiamento das outras organizações. A avaliação sobre o custeio indica se a companhia depende de capital externo ou dispõe do apoio de alguma entidade de fomento.

Dessa forma, é possível analisar se os concorrentes contam com mais saúde financeira e conseguem enfrentar crises. Se a sua empresa não construir uma estrutura financeira  sólida, pode apresentar desvantagem competitiva.  

Avalie as vantagens dos produtos e serviços oferecidos

Para mais, é preciso observar quais são os produtos ou serviços ofertados pelos seus concorrentes, a fim de perceber as semelhanças e diferenças em relação à sua empresa. Dessa forma, você pode listar características como o design, a tecnologia usada e as soluções que oferece. 

Organize as informações coletadas em uma tabela para auxiliar na comparação.  Com isso, é possível ter um parâmetro para melhorar a qualidade dos serviços ou produtos ofertados pelo seu negócio. 

Igualmente, não esqueça de avaliar a precificação praticada pela concorrência. Os valores cobrados podem variar conforme os recursos e os bônus oferecidos pelas empresas, no entanto, devem ser a principal referência na hora de definir o preço.  

Identifique a presença digital das empresas

Nesse ponto, você deve levar em conta as estratégias usadas pela concorrência para desenvolver a presença digital. Essa análise pode envolver a produção de conteúdo para blogs e redes sociais, por exemplo.

Portanto, dá para verificar fatores como o número de seguidores, as parcerias com influenciadores, as hashtags usadas, os anúncios publicados e o tipo de conteúdo produzido.

Já a performance da estratégia de SEO (Search Engine Optimization) pode ser analisada por meio de plataformas como a Moz. Com esse recurso, é possível obter estatísticas sobre as palavras-chave usadas e avaliar a relevância de um site na web.

Entenda como a WeCont pode apoiar o seu negócio 

Agora você já sabe como a análise competitiva ajuda na tomada de decisões. A prática é bastante útil para planejar mudanças estruturais ou internas na organização, além de apontar a necessidade de contratar empresas especializadas para superar os desafios.

Nessa perspectiva, contar com a parceria de uma empresa de contabilidade pode fazer toda a diferença para que o seu negócio se destaque no mercado. Essa vantagem é capaz de transmitir mais confiança para os seus clientes e melhorar a reputação da sua empresa.

Assim como uma contabilidade assertiva possibilita que a sua organização aumente a previsibilidade de receita, economize com o pagamento de tributos e ganhe estabilidade financeira. Desse jeito, é provável que o seu negócio também tenha condições de enfrentar a concorrência e decolar rumo aos objetivos. 

A We Cont é a melhor parceira que a sua empresa pode ter nesse sentido. Afinal, os nossos serviços ajudam o seu negócio desde o início, na abertura do CNPJ, passando pela estratégia de receita e fluxo de caixa e durante a consolidação do negócio.Gostou de aprender como fazer uma análise competitiva do seu negócio? Aproveite para entrar em contato com a WeCont e saiba como podemos auxiliar a sua organização a obter melhores resultados no mercado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.