Empreendedorismo digital: saiba como criar o seu negócio na internet

Você é interessado pelo empreendedorismo digital e deseja lançar um negócio na internet? Essa área tem se tornado cada vez mais atrativa para empreendedores, mas é fundamental se preparar para o mercado digital e se destacar diante da concorrência. 

Neste artigo, vamos mostrar dados que mostram porque esse segmento vem crescendo e gerando novas oportunidades. Também iremos indicar os principais passos para criar um produto ou serviço digital. 

Explicaremos adiante os benefícios de empreender nesse segmento e citaremos exemplos de tipos de negócios para investir. Você ainda vai entender a importância da contabilidade para os negócios digitais. Confira!

O que é empreendedorismo digital 

Você sabe definir o que é empreendedorismo digital? De acordo com o dicionário Oxford Languages, o empreendedorismo se trata da “disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios”.  

Com isso, o empreendedorismo digital se trata da criação de negócios em ambientes virtuais. Nesse sentido, envolve diversos tipos de atividades que acontecem por meio da internet, desde a criação de cursos online, e-commerce, workshops, webinars, entre outros produtos e serviços. 

Dessa maneira, é interessante ampliar um pouco a visão sobre os chamados empreendedores digitais. Eles não são apenas os donos de uma loja virtual ou os criadores de um aplicativo de finanças. 

Os empreendedores digitais também podem ser os influenciadores que você segue nas redes sociais, por exemplo. Isso acontece porque a vida do influencer vai muito além dos “recebidos” nos stories. Eles ainda podem construir marca pessoal, se tornar experts em um nicho e monetizar parcerias com marcas. 

Do mesmo modo, os youtubers e infoprodutores são considerados empreendedores digitais. Quem produz vídeos para Youtube pode rentabilizar a produção de conteúdo por meio de número de visualizações e anúncios. 

Já os infoprodutores monetizam o seu negócio ao oferecer soluções para o seu público, geralmente transmitindo conhecimento sobre um determinado assunto. Existem vários tipos de infoprodutos, como explicaremos logo mais neste artigo.   

Por que investir em empreendedorismo digital 

O empreendedorismo digital registrou um “boom” com a pandemia da covid-19. Em 2020, 87,5% das empresas do país tiveram que acelerar a transformação digital e colocar projetos em prática, para lidar com as novas demandas. Esse movimento é uma tendência que deve continuar mesmo após a pandemia, segundo especialistas.

Nessa perspectiva, a transformação digital não passa apenas pelas empresas, mas também por pessoas que querem empreender. O estudo Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, promovido pela Spark Hero, apontou que 54% dos empreendedores digitais iniciaram os seus negócios há menos de um ano. 

Além de corresponder às necessidades de um público cada vez mais conectado, o empreendedorismo digital também oferece benefícios para quem deseja ter o próprio negócio. 

Esse tipo de empreendedorismo permite que você crie uma forma de renda sem sair de casa e com menores custos. Com acesso a internet e investindo uma parte do seu tempo, você pode conciliar a abertura de um negócio com a sua atividade atual. Desse jeito, esse tipo de negócio pode ser interessante para quem busca uma renda extra.

Do mesmo modo, empreender no mundo digital também permite que você alcance um público maior e tenha maior escalabilidade. Com a aplicação de estratégias de marketing, é possível atrair uma audiência interessada nos seus produtos ou serviços, além de tornar a sua marca mais conhecida. 

Empreendedorismo digital: veja 4 exemplos de negócios 

É possível escolher um dos diversos tipos de negócios se você deseja seguir o caminho do empreendedorismo digital. Conheça a seguir as principais características de alguns deles e confira qual oferece mais vantagens para o seu perfil.  

E-commerce

O e-commerce é uma alternativa interessante para quem deseja ter um negócio que funciona 24h por dia e 7 dias por semana. Quando comparado com uma loja física, o e-commerce consegue reduzir os custos operacionais e vender sem as limitações geográficas. 

Dá para investir em diversos tipos de lojas virtuais, a exemplo de eletrônicos, materiais para escritório, vestuário, lingerie e cosméticos. Bem como o empreendedor de e-commerce deve cuidar de questões como a logística, a precificação dos produtos e os meios de pagamento. 

Infoproduto 

Os infoprodutos também são opções atrativas para quem busca empreender no campo digital. É possível escolher alternativas como cursos online, vídeos tutoriais, podcasts, audiobooks e e-books. Os produtos digitais podem ser oferecidos em plataformas que ajudam a atingir um público maior.

Ao se tornar um infoprodutor, você consegue aproveitar vantagens como a redução do custo com frete. Diferentemente de um produto físico, a solução digital pode ser entregue ao cliente sem as despesas com a entrega. 

Além do mais, também pode ser mais barato produzir um curso online, por exemplo, já que não é necessário alugar um espaço para receber o público. Também é possível usufruir de mais flexibilidade para gravar o conteúdo e deixá-lo à disposição dos alunos. 

SaaS

O modelo SaaS, por sua vez, significa Software as a Service.  Essa é uma maneira de oferecer soluções tecnológicas pela internet como um serviço. Você pode oferecer a aplicação mediante pagamentos periódicos, sejam eles mensais, trimestrais e semestrais.

É possível ainda oferecer o modelo de assinatura, em que o empreendedor pode desfrutar da vantagem de contar com receita recorrente.  Esse modelo permite que o seu negócio alcance sustentabilidade financeira, já que você consegue ter mais previsibilidade sobre os ganhos. 

Clube de assinatura

Outro tipo de negócio digital que gera receita recorrente é o clube de assinatura. Esse tipo de negócio permite que você desenvolva um relacionamento consistente com o cliente e garanta mais fidelização. 

Entre os tipos de clube que você pode criar, estão os de produtos para pets, livros, cerveja, vinhos e cafés especiais. Com isso, os seus clientes podem receber os produtos periodicamente, com praticidade e personalização. 

Como criar um negócio digital escalável: conheça 4 etapas essenciais

Depois de conhecer o que é empreendedorismo digital e os alguns exemplos de negócios, saiba adiante os principais passos para impulsionar o faturamento e aumentar o número de clientes. 

Estudo de mercado

Para começar, conheça bem o que os seus concorrentes já estão fazendo. Considere as ações que estão dando certo e avalie de que maneira o seu negócio pode inovar. Também é importante conhecer os seus clientes e responder perguntas como onde moram, o que gostam de fazer e como gostam de ser atendidos. 

Escolha do nicho

Depois, você precisa delimitar bem o nicho para o seu produto ou serviço digital. Leve em conta os assuntos que você mais se interessa e analise qual deles apresenta rentabilidade. Então, identifique um problema que o seu negócio pode resolver e foque em um público específico. 

Foco na monetização

Também é fundamental direcionar o foco para a monetização do seu negócio. Estude os modelos de monetização, a exemplo de assinatura ou venda direta. Com isso, escolha as opções que podem ser mais rentáveis para a sua empresa. 

Seja consistente

Se você quer saber o que é preciso para ser um empreendedor digital, é essencial ainda desenvolver habilidades como resiliência e autoconfiança. Será necessário apresentar consistência para escalar o seu negócio e ter disposição para aprender constantemente, em um mercado que se transforma frequentemente. 

Entenda a importância da contabilidade para os negócios digitais

Mais uma questão relevante para alavancar um negócio digital é a contabilidade. Com uma consultoria apropriada para empresas, é possível melhorar a gestão financeira, cumprir com o pagamento de tributos, otimizar os gastos e ter apoio para desenvolver estratégias de crescimento. 

A WeCont é a parceira ideal para quem deseja conquistar esses objetivos e ainda alcançar um aumento de até 90% do capital de giro. O nosso serviço de contabilidade online permite que você economize tempo e ganhe comodidade. 

Um dos cases de sucesso de parceria da WeCont com negócios digitais é a Além da Medicina, empresa de educação e carreira médica. O apoio foi decisivo para reduzir a carga tributária em 45% e alcançar mais de 5 mil alunos após dois anos de fundação do negócio. Confira o vídeo com o cofundador da empresa, Bernardo Precth:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.