Negócios inovadores: 6 ideias para servir de inspiração

Ficar atento ao mercado empreendedor é fundamental para que a sua equipe identifique quais são as principais estratégias adotadas por esses negócios inovadores. Assim, é possível ficar a par de ações relevantes que podem ser adequadas à realidade de sua empresa.

Ao buscar por ideias de negócios inovadores, você terá a oportunidade de melhorar seus resultados, aumentar a competitividade dos negócios e ampliar o contato com os consumidores, tornando o seu empreendimento sustentável em longo prazo.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira 6 exemplos de negócios inovadores e se inspire neles. Acompanhe!

1. PayPal

Criado nos Estados Unidos, o sistema do PayPal foi uma das soluções de pagamento online pioneiras. Nele, há a oportunidade de armazenar dados bancários e pessoais de seus usuários, contribuindo para que eles façam pagamentos em crédito, computadores e aplicativos.

Por essa facilidade proporcionada aos clientes, tornou-se uma das principais startups de âmbito internacional. Em sua criação, já se percebia uma ideia inovadora, uma vez que em 1998, a internet ainda era pouco difundida entre a população mundial.

Ao entender esse desafio inicial, fundadores e empreendedores já ofereciam um retorno para quem fizesse seu cadastro: ganho de 10 dólares para o novo usuário e mais 10 dólares para cada indicação que ele fizesse — algo semelhante com o que o Uber fez logo que entrou no mercado.

Sendo assim, um dos principais aprendizados que podemos abstrair é a possibilidade de utilizar o marketing de recomendação para alavancar os resultados iniciais, além de estar sempre em busca de produtos e serviços que suprem às necessidades dos usuários, mesmo que eles ainda não tenham se dado conta disso.

2. Nubank

Hoje, grande parte dos produtos e serviços tem se preocupado em contar com uma presença digital forte, justamente para trazer facilidade aos usuários no momento de resolver as pendências de sua rotina. Há empresas que nascem já com esse intuito, como é o caso da Nubank.

Trata-se de um aplicativo de apoio para serviços relacionados a cartão de crédito de mesmo nome. Disponível tanto para Android quanto para iOS, ele substitui tarifas em papel, trazendo a possibilidade de realizar pedidos de cartão, acompanhar a compra e consultar a fatura a qualquer momento.

Para garantir uma boa experiência ao usuário — algo fundamental para empresas desse tipo —, houve a preocupação de trazer um design limpo e fácil de navegar. Em poucos cliques, a pessoa encontra suas faturas e demais serviços oferecidos pela ferramenta.

Além de trazer ao usuário a facilidade de solucionar todas as questões na palma da mão, também oferece dados e informações precisas sobre o histórico de suas faturas (desde o cadastro até determinado período em questão) e localiza até mesmo a loja em que a compra foi feita.

Por que é considerada uma das empresas mais inovadoras do mercado? Primeiro, porque a preocupação da Nubank vai além de oferecer uma boa experiência para os clientes — ela começa pelo seu quadro de profissionais. Não à toa, em 2016, foi eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work Brasil.

O jeito Nubank de ser diferencia-se bastante da comunicação interna dos bancos tradicionais — tanto pela linguagem como por oferecer autonomia aos colaboradores para proporem ideias e trazerem novidades para a empresa.

3. Airbnb

Antes, as opções para quem desejava viajar restringiam-se a hotéis. Caso houvesse o interesse de hospedar em um apartamento, a burocracia era muita. Além disso, o contato com o proprietário era dificultoso, pois não havia o conhecimento — por parte do cliente — de quais eram as empresas que atuavam nesse segmento.

Tudo mudou com a chegada do Airbnb. Considerada uma das principais plataformas de economia compartilhada, permite que os turistas tenham acesso a casas e apartamentos no local desejado e aluguem diretamente do aplicativo, de forma muito simples. Ainda, possibilita ao cliente parcelar a conta, caso haja esse interesse, o que representa um incentivo para as pessoas viajarem mais.

Não há perfil de público definido: qualquer pessoa interessada pode divulgar o apartamento ou a casa no aplicativo. No Brasil, a empresa pôde usufruir do sucesso alcançado em outras regiões.

De 2012 até agora, mais de 90 mil pessoas utilizaram esse serviço — o lucro foi de aproximadamente 2 milhões e meio de reais. A facilidade proporcionada ao usuário e a oportunidade de viver experiências sem burocracias contribuíram para que a plataforma conquistasse essa façanha ao longo dos anos.

4. Ifood

O mercado de delivery, em si, não é uma novidade. Há algum tempo, empresas do ramo alimentício oferecem esse diferencial aos seus clientes, trazendo a comodidade de a pessoa receber seu pedido diretamente em sua casa.

Porém, o que o Ifood fez contribuiu ainda mais para o sucesso desse segmento. Com poucos cliques, há a possibilidade de acessar diferentes tipos de culinária, escolher pela forma de pagamento mais conveniente e receber os pedidos no local e na hora que quiser.

Hoje, a marca realiza milhões de pedidos todos os meses, além de contar com milhares de restaurantes cadastrados em sua base. O segredo desse êxito foi justamente estabelecer uma estratégia centrada no próprio cliente. Entre as principais preocupações da plataforma, houve sempre o interesse em entender qual era o engajamento da pessoa com o aplicativo e a satisfação com a usabilidade e os pedidos.

Além disso, a empresa preocupou-se com abranger seus públicos. Inicialmente, o foco era apenas usuários que gostariam de fazer o pedido, independentemente de onde estivessem. Depois, trouxe novos serviços — passou a atender o nicho corporativo, por exemplo —, contribuindo para alcançar um maior número de pessoas de acordo com os seus objetivos.

Neste material, você pôde conhecer algumas ideias de negócios inovadores, além de conferir os motivos que os levaram ao sucesso. Conforme vimos, em diferentes empresas há sempre a preocupação com a experiência do cliente e a forma como ele vai utilizar os produtos e serviços. Por essa razão, seja qual for o seu nicho de atuação, sempre esteja atento à satisfação do consumidor e ao atendimento oferecido pelo seu negócio, buscando melhorias nos processos a todo instante.

5. Distrito

Fundado em 2014, o Distrito é uma plataforma com propósito de ajudar empresas a se transformarem por meio de inovação e tecnologia. Com o seu ecossistema de inovação aberta, empoderado por dados e inteligência artificial, o Distrito conecta grandes empresas, startups, investidores e acadêmicos, para gerar novos modelos de negócios vencedores, mais colaborativos, eficientes, transparentes e sustentáveis.

Hoje, o Distrito executa inovação aberta com mais de 65 grandes corporações e mais de 300 startups que estão conectadas à sua plataforma, além de 11 Laboratórios Corporativos de inovação dedicada em operação conjunta. O Distrito mapeia também mais de 15 mil startups no Brasil para gerar insights e inteligência de inovação, tendo publicado mais de 50 estudos setoriais. Em 2020, o Distrito foi eleito como o melhor hub de inovação do Brasil pela Startup Awards, premiação da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Nós, da WeCont, acompanhamos a trajetória do Distrito de perto nos últimos anos, assessorando e dando suporte à contabilidade da empresa e ao seu crescimento acelerado. Por exemplo, no ano passado a Via Varejo, grupo responsável por marcas como Casas Bahia e Ponto Frio, comprou 16,6% do Distrito com o intuito de se inserir cada vez mais no ecossistema de inovação.

Acompanhamos esse movimento e sabemos da importância da contabilidade para startups em crescimento exponencial. Se sua startup está em processo de captação e precisa de assessoria contábil, entre em contato.

6. Mercado Bitcoin

Recentemente o Mercado Bitcoin se tornou a 8ª startup unicórnio brasileira. Fundada em 2013, a plataforma de ativos digitais recebeu o maior investimento do fundo de investimento Softbank em uma empresa cripto da América Latina – o valor da transação foi de R$ 1 bilhão. A fintech tem 2,8 milhões de clientes, ou 70% do número de investidores individuais na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Apenas entre janeiro e maio deste ano, foram 700 mil novos clientes. Nos mesmos meses, a plataforma alcançou R$ 25 bilhões em volume transacionado – mais do que todo o valor registrado nos sete primeiros anos do negócio.

A WeCont acompanha também a trajetória do Mercado Bitcoin nos últimos anos e sabe da importância de se investir em uma contabilidade segura e confiável, ainda mais em um mercado como o de criptomoedas. Para receber um aporte como esse, é necessário prestar contas e produzir relatórios contábeis que comprovem o crescimento da empresa e a viabilidade desse tipo de investimento. Se você procura por um serviço contábil preparado para dar suporte ao crescimento da sua startup, fale com a gente!

Gostou do nosso post sobre negócios inovadores? Aproveite, agora, para entender qual é a diferença entre empreendedorismo e inovação!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.