Como lucrar mais? Descubra como a contabilidade pode ajudar!

Como lucrar mais? Descubra como a contabilidade pode ajudar!

Você já deve ter ouvido falar que a contabilidade é a linguagem dos negócios. Pois bem, ela não apenas permite que você registre seus movimentos financeiros, mas também aprimora suas estratégias e decisões. Além disso, garante que saiba exatamente como lucrar mais.

Como isso é possível? De três principais modos. Primeiro, a contabilidade ajuda a reduzir custos não estratégicos, inúteis ao crescimento do lucro. Segundo, ela facilita o diagnóstico das principais fontes de receita, permitindo a melhoria da estratégia comercial. Além de tudo, garante o aprimoramento das suas decisões de financiamento e investimento.

Adiante, ganhamos profundidade no assunto. Explicamos exatamente como lucrar mais com a ajuda de boas práticas contábeis. Portanto, continue atentamente sua leitura.

Qual a importância da contabilidade ao sucesso do negócio?

Para muitos empreendedores e líderes, a contabilidade é uma exigência burocrática que deve ser cumprida. Para os profissionais mais visionários, porém, é uma ferramenta útil ao desenvolvimento do negócio e ao aprimoramento das decisões diárias.

Veja bem, com a contabilidade, o gestor pode ter uma visão completa dos seus números, além de descobrir “gargalos” que estão afetando seus resultados e que podem ser corrigidos com práticas simples, como o melhor enquadramento tributário do empreendimento.

Nesse sentido, atualmente, a contabilidade é uma ação estratégica. Ela pode promover escalabilidade e transformação digital ao negócio, bem como otimizar sua competitividade no mercado. Assim, ajuda a entrar em crescimento, consistência e lucratividade.

Como a contabilidade ajuda o empreendedor a lucrar mais?

Agora que entende a importância da contabilidade, é hora de saber como ela pode ajudar seu empreendimento a lucrar mais. Existem muitos caminhos potenciais, descritos a seguir.

Reduz gastos tributários

Existem três principais formas de tributos: impostos, taxas e contribuições. Todavia, pela falta de contabilidade gerencial, muitos empreendimentos acabam pagando mais tributos que o necessário, incorrendo em gastos que não beneficiam o negócio.

Veja um caso frequente: imagine uma empresa que não está enquadrada no seu regime tributário ideal. Ela poderia ser optante do Simples nacional, por exemplo, mas não é. Logo, precisará arcar com tributos mais altos e que afetam o resultado financeiro líquido.

Nesse aspecto, a contabilidade pode ser vista como uma bússola. Ela direciona a empresa quanto ao melhor regime tributário, também evita desperdícios e burocracia. Desse modo, o empreendimento pode se manter mais “enxuto” para operar e lucrar.

Melhora na análise de custos operacionais

Invariavelmente, uma empresa precisa assumir custos para funcionar. Precisa pagar seus colaboradores, adquirir novas tecnologias e investir em táticas de venda para captar mais clientes. Tudo isso é custo — e deve ser bem administrado para que haja lucro.

Aqui, novamente, a contabilidade é de grande ajuda. Ela fornece uma análise muito mais ampla e profunda dos custos operacionais, permitindo que o gestor do negócio tenha uma clara compreensão da aplicação dos seus recursos financeiros.

Desse modo, pode-se criar melhores programas para a redução de custos, eliminando ou reduzindo tudo o que não está gerando valor para a empresa. Com isso, torna-se mais fácil ampliar a margem líquida e, por consequência, lucrar mais ao longo do exercício.

Banner - Blog Quiz

Aprimoramento decisões de financiamento e investimento

Todo líder empresarial, ao longo do expediente, toma uma enorme quantidade de decisões, sendo que algumas delas determinam o rumo do empreendimento e da equipe de trabalho. Muitas dessas decisões podem ser classificadas como de financiamento ou investimento.

Uma decisão de financiamento é, basicamente, de onde extrair recursos financeiros para subsidiar determinadas rotinas ou projetos. Uma decisão de investimento, por sua vez, é sobre onde alocar os recursos financeiros para obter resultados superiores.

Felizmente, a contabilidade fornece informações suficientes para que o líder de negócio consiga melhorar conjuntamente suas decisões de investimento e financiamento, fazendo com que o dinheiro venha do lugar certo e seja alocado de maneira estratégica.

Promove mais geração de caixa

Outra grande vantagem da contabilidade para que o gestor saiba como lucrar mais é que ela fornece uma visão precisa das fontes de receita. Isto é, dos itens geradores de caixa que merecem mais atenção gerencial, de modo a reforçá-los na estratégia competitiva.

Pense bem, a contabilidade fornece uma série de relatórios à empresa. Um dos mais frequentes é o DRE, um acrônimo de Demonstrativo de Resultados do Exercício. Com ele, além de conhecer o lucro da empresa, é possível entender profundamente suas receitas.

Além de mais informações sobre o crescimento da receita, a contabilidade permite que o negócio continue crescendo (e gerando caixa) sem grandes entraves burocráticos ou legais. Fornecendo, então, o background legal para um crescimento lucrativo sem preocupações.

Gera mais transparência informacional

No processo de crescimento do lucro, a opacidade informacional é um grande problema. Se as partes interessadas no negócio — como sócios, líderes, credores e governos, entre outros — encontram informações assimétricas, podem se sentir inseguras.

Logo, a contabilidade faz-se essencial. Ela garante que a empresa seja transparente e informe corretamente as partes interessadas no negócio, de modo que haja mais segurança quanto às informações econômico-financeiras do empreendimento.

Nesse caso, um investidor ou credor se sentiria menos preocupado em colocar recursos adicionais no caixa da empresa (na forma de empréstimo ou investimento), permitindo que ela aproveite mais oportunidades, reforce sua estratégia e gere lucro.

Como dar os primeiros passos na melhoria contábil?

Agora que você entende como lucrar mais com a ajuda da contabilidade, é preciso saber como dar os primeiros passos. Antes de qualquer outra coisa, é preciso olhar para a contabilidade de forma estratégica, deixando de lado a visão unicamente burocrática e rígida.

Outro ponto importante é utilizar as informações contábeis para melhorar suas decisões, promovendo escolhas de financiamento, investimento e operacionais precisas e favoráveis ao crescimento lucrativo do negócio.

Além de tudo, é interessante contar com a ajuda de uma consultoria contábil que fortaleça sua estratégia competitiva, escalabilidade e margem líquida. Ela orientará a sua organização quanto às melhores táticas, fornecerá informações estratégicas e tecnologia de ponta.

Veja, agora você está por dentro do assunto e sabe como lucrar mais com a contabilidade. Lembre-se que existem muitas alternativas, como a redução de custos operacionais, tributos e a melhoria das decisões de investimento, entre outras coisas. Para aproveitar tais benefícios, é importante olhar a contabilidade de forma estratégica e contar com uma boa consultoria.

Gostou do nosso artigo, correto?! Aproveite para entrar em contato conosco, conhecer um pouco mais das nossas soluções e descobrir como podemos ajudar sua empresa. Vamos lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.