Programa de aceleração de startups: você já ouviu falar sobre?

Um programa de aceleração de startups é uma maneira de colocar as soluções no mercado e de propiciar a alavancagem dos negócios. Ele gera diversas vantagens às empresas que são incluídas em seus planejamentos, elas são colocadas em contato com grandes organizações e investidores. Dessa forma, os empreendedores obtêm recursos para acelerar o crescimento dos seus negócios.

A aceleradora é como um elo que conecta os projetos com outras empresas que desejam se tornar parceiros, programas de benefícios e muito mais. Além disso, oferece mentoria de pessoas mais experientes e que tem conhecimentos para evitar erros. Neste post, vamos explicar como é possível a aceleração de startup e destacar as informações mais importantes sobre o assunto.

Precisa saber mais sobre o programa de aceleração de startups para impulsionar as suas ideias? Continue a leitura!

O que é uma aceleradora de startup?

Uma aceleradora é uma organização cuja finalidade é oferecer condições para o desenvolvimento de outras empresas após a criação de um projeto ou enquanto ainda elas estiverem em período de crescimento. Os objetivos são analisados podem ser atingidos com o auxílio de um programa de mentoria sobre o negócio e a sua gestão.

Como funciona esse tipo de programa?

Então, se você está desenvolvendo um projeto e acredita que o auxílio de uma aceleradora seria importante, saiba que precisa procurar e averíguar se a sua startup preenche os pré-requisitos da organização. Se a sua ideia se encaixar nas exigências, inscreva-se e participe da seleção. Geralmente os programas de aceleração dão preferência para negócios que já apresentam resultados.

O formato da metodologia aplicada, o período de aceleração e os valores investidos não são os mesmos para todos os projetos. Mas os resultados sim, tendo em vista que a startup amadurece e se torna mais estável quando sai do programa. Afinal, nesse momento ela recebeu suporte para o seu crescimento, os mentores auxiliaram na busca de investimentos e a construção de networking.

Quais startups podem participar dessa aceleração?

As empresas que estão iniciando as suas atividades podem participar do programa. Afinal, não importa se elas surgiram recentemente, desde que sejam inovadoras e estejam voltadas para a tecnologia. Por outro lado, as aceleradoras também oferecem auxílio para corporações maiores que almejam desenvolver projetos referentes à tecnologia e inovação em seu segmento.

Alguns empreendedores têm excelentes ideias, no entanto, para tirá-las do papel necessitam de um impulso, inclusive para que o negócio se fortaleça. Na atualidade, os nichos que mais se destacam para a criação de startups são: saúde, educação, mercado imobiliário, mobilidade urbana, impressão 3D, emprego, big data, soluções hiperlocais, Internet das Coisas etc.

Um programa de aceleração de startups serve para criar soluções compatíveis com a atuação das empresas, interagir para desenvolver ideias e obter benefícios dos projetos desenvolvidos. Empresas mais sólidas podem ser auxiliadas pela aceleradora para o desenvolvimento de ferramentas projetadas pelos seus colaboradores ou de um projeto interno.

Quais são as vantagens de investir nesse programa de aceleração de startup?

As aceleradoras de startups fazem a conexão entre o empreendedor e os profissionais mais experientes e qualificados do mercado. Elas oferecem suporte, fomentam as atividades inovadoras relacionadas à tecnologia, fornecem conteúdos relevantes e possibilitam o acesso aos especialistas da área, executivos, parceiros, potenciais clientes e outros contatos essenciais.

Mentoria

Inicialmente, é realizada a triagem que averigua a solução que a startup pretende oferecer ao público, os problemas que ela resolve, o seu potencial de crescimento e os seus diferenciais em comparação aos outros produtos ou serviços existentes. Depois, o empreendedor entra em contato com uma rede de mentores especializados em diversas áreas.

A mentoria é oferecida por profissionais dos segmentos de Recursos Humanos, Modelagem Financeira, Tecnologia, Propriedade Intelectual, Direito, Gestão Empresarial etc. Eles vão atuar de modo dinâmico, questionar, orientar, guiar e aconselhar o empreendedor enquanto compartilham as suas experiências e conhecimentos. Podem sugerir melhorias que vão aprimorar o negócio e dar dicas para o aperfeiçoamento dos empreendedores.

Investimento

Durante os processos de aceleração, é possível que a aceleradora faça investimentos na startup e receba uma parte da empresa em troca dos valores que serão investidos. Entretanto, o programa também pode facilitar a captação de recursos, fundos de investimento, ou ainda apresentar o projeto para os conhecidos investidores-anjo. Nesse caso, o empreendedor terá que conceder uma porcentagem aos sócios.

Portanto, para receber os recursos dos investidores ou da própria aceleradora, é necessário ceder um percentual de participação societária. Após o período de aceleração, o projeto é apresentado para um grupo de interessados em investir e a empresa consegue obter os aportes necessários para continuar se desenvolvendo. No decorrer do tempo, pode ser necessário obter novos investimentos.

Capacitações

O programa de aceleração capacita os empreendedores para que eles consigam conquistar o público-alvo e se tornem líderes no mercado. Além de ajudar a desenvolver a apresentação do projeto e auxiliar na formação dos novos empresários. Os mentores fornecem conhecimentos para a elaboração de um planejamento financeiro, apontam as possibilidades de falhas e oferecem suporte para os processos burocráticos.

São oferecidas aos empreendedores capacitações, atividades online, participação em eventos presenciais e outros benefícios. As aceleradoras mantêm contato com uma rede estratégica de relacionamentos que permitem às startups acessar novas oportunidades e ganhar o mercado. Desse modo, o negócio ganha visibilidade e chama a atenção das grandes organizações e outros agentes.

Por meio do programa de aceleração, os empreendedores participam de workshops e recebem treinamentos para aperfeiçoar os seus talentos. Eles aprendem técnicas de gerenciamento, negociação, oratória, vendas, marketing digital e finanças. As aceleradoras oferecem acompanhamento, infraestrutura, escritórios, assessoria jurídica, contábil e financeira, métodos de validação, hospedagem na nuvem, testes A/B e outras ferramentas.

Essas são as principais informações sobre programa de aceleração de startups! As aceleradoras são as organizações que monitoram as métricas e aplicam instrumentos de controle. Elas fazem análises para dar garantia de crescimento contínuo aos negócios e são uma excelente oportunidade para os empreendedores que almejam colocar em prática as suas ideias e os seus projetos.

Quer ter acesso às nossas publicações para estar sempre atualizado sobre temas relacionados à inovação e tecnologia? Então siga as nossas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn e fique por dentro das novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.