Pix e Open banking: qual o impacto no mercado contábil?

Pix e Open banking: qual o impacto no mercado contábil?

O pix e open banking são avanços que trouxeram mudanças importantes para a relação entre instituições que oferecem serviços financeiros e os consumidores. Com as pessoas cada vez mais familiarizadas com o uso de dispositivos móveis, é importante estar atento para aproveitar o potencial da tecnologia a favor da sua empresa.

Práticos e acessíveis, o Pix e o open banking podem oferecer vantagens também para os serviços de contabilidade, com facilidades que afetam tanto a vida dos clientes quanto as rotinas dos contadores, que precisam se atentar às novidades.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos abordar neste artigo mais informações sobre o que são e como funcionam o pix e open banking, assim como seus pontos mais relevantes. Convidamos a continuar a leitura e se informar!

O que é Pix?

O Pix é um serviço eletrônico por meio do qual é possível realizar transações financeiras com rapidez, segurança e agilidade no próprio celular. Lançado em 2020 no mercado brasileiro, ele é totalmente gratuito e permite que sejam feitos pagamentos, transferências e recebimentos instantaneamente, todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Para fazer uso do Pix, é preciso cadastrar uma chave no aplicativo da instituição financeiras do usuário. Não existe limite mínimo para as transações, sendo o máximo definido pelos valores disponíveis na conta do usuário.

A chave Pix pode ser o número do celular, CPF/CNPJ ou um código aleatório gerado pelo sistema. Essa informação é que vai servir como um endereço de entrega, que vçinformará para onde o dinheiro deve ser direcionado. Na prática, isso elimina a necessidade de fornecer dados como o número da conta e demais informações burocráticas para a realização e TED e DOC.

O que é o conceito de Open Banking?

O open banking propõe a democratização da oferta de serviços financeiros a partir do uso de API’s pelos quais cada empresa oferece a seus clientes opções exclusivas de grandes instituições bancárias, desde que haja autorização do usuário para o uso de dados.

API significa Application Program Interfaces, corresponde a uma interface de programação de aplicativos em que diferentes programadores podem desenvolver aplicativos que ofertem serviços bancários. Na prática, podemos dizer que cada empresa pode ter “seu próprio banco”, eliminando a dependência das grandes instituições.

O funcionamento ocorre a partir da criação de uma conta digital. Nela, o usuário pode fazer movimentações e aproveitar os benefícios com facilidade e segurança, de acordo com as especificações de cada instituição.

O open banking pode ser usado por empresas e fintechs, otimizando assim as possibilidades e estimulando a competitividade no mercado. O resultado é o aperfeiçoamento de práticas e serviços em favor dos usuários, assim como a atualização dos modelos tradicionais usados.

Como o Pix e o Open Banking está mudando o mercado contábil?

O uso de recursos tecnológicos para serviços financeiros cresceu significativamente nos últimos anos no Brasil. Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) sobre o assunto demonstra que houve a abertura de 2,5 milhões de novas contas bancárias via celular, além de um aumento de 27 milhões de contas que utilizam serviços bancários pelo smartphone e demais dispositivos móveis.

Banner - Blog Quiz

Esses dados demonstram que os usuários aceitam com cada vez mais naturalidade a tecnologia em suas atividades financeiras cotidianas. É um comportamento do público que requer adaptação por parte das empresas de diferentes setores, tamanhos e perfis.

Aumento na competitividade entre instituições financeiras

Antes do open banking e do pix, os usuários ficavam dependentes de grandes instituições financeiras para a realização de transações bancárias. No geral, os grandes bancos cobravam taxas altas para oferecer serviços como pagamentos, transferências, cartões de crédito, entre outros.

Além disso, era preciso se adaptar aos prazos exigidos para a concretização das transações, o que comprometia a agilidade e praticidade dos processos. Com o uso o pix, esse tipo de problema foi resolvido, e os usuários já podem se beneficiar da agilidade, dos menores custos, dentre outros pontos.

O mesmo vale para o open banking, que possibilitou que empresas de diferentes perfis e tamanhos oferecessem seus serviços bancários por meio de aplicativos, com a mesma segurança e eficiência que os grandes bancos.

Com o aumento da oferta e, consequentemente, da competitividade no mercado, a tendência é que os usuários sejam beneficiados, uma vez que as instituições vão oferecer melhorias e vantagens como atrativo na hora da escolha.

Maior transparência nos processos financeiros

O pix e open service também oferecem maior transparência em seus processos, uma vez que é possível personalizar os serviços de acordo com as necessidades de cada caso, como na autorização de acesso a dados confidenciais de cada cliente.

Surgimento de novos modelos de negócios

Diante da competitividade do mercado, novos modelos de negócios têmm o potencial de movimentar os cenários e incentivar as empresas a se adaptarem às tendências dos usuários cada vez mais exigentes. O pix e open service fomentam essa inovação, ao mesmo tempo que melhora o leque de serviços financeiros oferecidos aos usuários.

Qual é a importância de se atentar à mudanças do mercado?

O ponto central das mudanças do mercado financeiro são as facilidades que as novidades oferecem. Com aumento da oferta, facilidade de uso, segurança e praticidade, é preciso estar antenado para aproveitar da melhor maneira as oportunidades.

Com o open banking, os clientes têm acesso facilitado a serviços bancários, assim como podem aproveitar as transações com mais rapidez e segurança nas operações. Para profissionais da contabilidade, o open banking permite, por exemplo, a otimização de processos, otimizando a rotina de trabalho dos contadores. É preciso se informar e usufruir das possibilidades!

Agora que você já sabe o que são e como funcionam o pix e open banking, pode usar a tecnologia como aliada e otimizar suas atividades. Com as facilidades oferecidas e a diversificação das opções, clientes e contadores terão maior poder de decisão.

Gostou das informações deste conteúdo? Esperamos que sim! Então, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Youtube, Instagram e Linkedin. Assim, você fica por dentro de todas as nossas novidades. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.