Guia sobre startup unicórnio: o que faz uma empresa alcançar esse patamar?

Startup unicórnio: como uma empresa chega nesse patamar?

No imaginário fantástico unicórnios são seres mágicos, que representam coisas boas e de grande valor, mas e uma startup unicórnio você sabe o que significa? Presentes em diferentes setores e segmentos essas empresas apostam na inovação e oferecem serviços de grande impacto em seus mercados de atuação.

Tão raras como os unicórnios, esse tipo de empresa gerou impacto e grande valorização no mercado, conquistado a partir da credibilidade e investimento em melhorias, constantemente aliada a uma gestão de mudanças e estratégica.

Para ajudar você a entender melhor sobre o tema, como funciona e quais são algumas startups unicórnio, neste artigo vamos falar sobre o assunto e mostrar os diferenciais que fazem com que essas empresas tenham tanto destaque no mundo todo. Convidamos você a continuar a leitura e acompanhar.

1. O que é uma startup unicórnio?

Antes de entender o que é uma startup unicórnio é preciso compreender que uma startup é uma empresa que oferece determinado tipo de serviço de forma repetível e escalável em um cenário repleto de incertezas.

Na prática, isso significa que para obter lucro a startup precisa alcançar um grande número de clientes, a fim de promover seu crescimento de modo sustentável e sem entrar no vermelho no final do mês.

Diante desse cenário de incertezas algumas startups conseguem superar os desafios e serem altamente valorizadas, sendo chamadas de startups unicórnio, em referência à raridade do animal mitológico e do valor que ele tem.

Existem diversas startups conhecidas mundialmente que se encaixam na categoria de startup unicórnio. Para ter o título a empresa tem que apresentar valorização superior a 10 milhões de dólares. O termo foi criado em 2003 por Aillen Lee, fundador da Cowboy Ventures.

2. Quais as características de uma startup unicórnio?

Para se tornarem referências em suas áreas de atuação uma startup unicórnio precisa apresentar características que a diferenciam da concorrência, assim como ter um alto nível de qualidade e divulgação eficiente. Confira a seguir alguns dos diferenciais de uma startup unicórnio.

2.1. Inovação

A inovação é ponto central de uma startup unicórnio, uma vez que ela oferece um modelo de negócio com uma nova visão sobre determinada necessidade do mercado, sendo preciso arriscar. Nesse sentido, são realizadas pesquisas e levantamento de mercado, a partir dos quais os gestores podem desenvolver soluções realmente eficientes.

O resultado é um crescimento a partir de métodos ágeis e consistente que provocam uma revolução no mercado de atuação e força o surgimento de novas ideias e ainda mais inovação. Diante da competitividade do mercado e da exigência dos consumidores, é preciso estratégia, planejamento e atualização constante.

2.2. Foco no cliente

Entender a dor e atender a necessidade do cliente é outro fator indispensável em que uma startup unicórnio ganha destaque. São vários os motivos que diferenciam essas empresas das demais, seja pela rapidez, qualidade no atendimento, facilidade de uso, praticidade no cotidiano e acesso democrático, entre outros.

Seja como for, uma startup unicórnio sempre vai investir na comunicação franca e constante com seu cliente, que por sua vez tende a usar os serviços oferecidos com cada mais frequência, além de indicar para seus amigos, familiares e conhecidos.

Para atingir excelência no foco ao atendimento do cliente é preciso conhecê-lo e levar em considerações os feedbacks recebidos. Com o diálogo estabelecido é possível analisar a execução do que foi planejado e fazer as correções necessárias.

2.3. Posição de vantagem

Por ser referência e investir em inovação constante a startup unicórnio alcançou uma posição de vantagem no mercado, o que garante recursos e fôlego para o melhoramento constante. Um ponto muito importante é a ampla capacidade de adaptação dessas empresas, que trabalham para a manter o padrão independentemente do local de atuação.

O privilégio também serve para que a startup unicórnio ajude a ditar as regras do mercado, sendo também uma grande responsabilidade para com seu cliente, que espera sempre um padrão de excelência conforme o costume.

2.4. Investimento em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada de uma startup unicórnio, pois a partir dela é possível apostar no desenvolvimento de soluções cada vez mais eficazes tanto para atender as dores do cliente, quanto para melhorar a gestão dos negócios conforme a empresa cresce.

Tão importante quanto alcançar o topo é se manter nele, sendo assim há um grande investimento em recursos tecnológicos pelos quais é possível oferecer cada vez mais vantagens aos clientes e melhorar os resultados obtidos.

Como as mudanças cada vez mais rápidas e a alta exigência dos consumidores, é preciso se manter sempre um passo à frente e ser pioneiro em soluções que unam eficiência, comunicação e soluções rápidas e seguras.

3. Quais as principais do mercado?

As startups unicórnio são conhecidas mundialmente, uma vez que seus serviços facilitam a vida de milhões de pessoas todos os dias. Independentemente do setor de atuação, essas empresas definiram modelos de negócios diferenciados, sendo reconhecidas por eles. Confira a seguir algumas startups unicórnio importantes.

3.1. Nubank

Fundada em 2013, a Nubank oferece serviços financeiros e teve um rápido crescimento e aceitação no mercado brasileiro. A startup unicórnio tem como diferencial as facilidades para o usuário fazer uso de serviços financeiros a partir de uma conta digital.

Com um conceito inovador a empresa agradou principalmente o público mais jovem, que prefere ter controle sobre sua vida financeira sem as complexidades das instituições bancárias tradicionais, além de menores taxas e custos, entre outros.

Com tarifas zeradas, a Nubank também disponibiliza cartão de crédito e transações como pagamentos e transferências, tudo sem burocracia. A conta pode ser aberta pela internet com agilidade.

Banner - Blog Quiz

3.2. Ifood

O Ifood está entre os aplicativos de delivery mais conhecidos no Brasil e em pouco tempo alcançou credibilidade e modificou o modelo de entrega até então estabelecido. Criado em 2011 a empresa se consolidou na entrega de alimentos ao centralizar os pedidos em apenas um aplicativo.

Com a valorização rápida da empresa, em 2014 a startup foi vendida e atingiu o patamar de unicórnio. Com foco no atendimento das necessidades do cliente, o Ifood alia diversidade e facilita a escolha dos clientes com praticidade e rapidez.

A estratégia de marketing é um diferencial da empresa, devido ao engajamento dos clientes, assim como a satisfação de todas as partes envolvidas. O modelo também promove o crescimento dos estabelecimentos comerciais, que podem se cadastrar e promover seus cardápios para os usuários do app.

3.3. Loggi

A Loggi é uma startup unicórnio que oferece o serviço de entrega via motoboys, em funcionamento semelhante ao Uber, ou seja, o motoboy se cadastra e o cliente solicita um profissional para realizar a entrega. As informações sobre o serviço são fornecidas pelo usuário.

Fundado em 2013, o app ganhou destaque ao unir o consumidor final ao motoboy, em uma relação de atendimento organizado e eficiente. Diferentemente do Ifood em que a compra é feita via o próprio app, o Loggi tem serviço focado na entrega de mercadorias.

3.4. 99

A 99 é uma startup unicórnio fundada em 2012 com o objetivo de integrar serviços de transporte entre taxistas e passageiros, com praticidade e facilidade de acesso. A empresa causou grande impacto no mercado e com o tempo expandiu seus negócios e ampliou o leque de serviços oferecidos.

O foco da startup é oferecer serviços de qualidade por um preço justo, consolidando-se assim como referência em seu mercado de atuação. A contratação é feita pelo usuário pelo app da marca, que faz a ponte entre o taxista/motorista e o passageiro, entre outras opções disponíveis de soluções.

3.5. PagSeguro

Quando se fala em serviços financeiros a PagSeguro sem dúvidas é um nome forte do mercado. Fundada em 2006 a startup unicórnio é utilizada por empresas de diferentes perfis e tamanhos, atendendo desde grandes redes até pequenos comerciantes. A possibilidade de multibandeiras de cartões para pagamento é um diferencial importante dessa startup pioneira em seu setor de atuação.

Segura e acessível, a ferramenta online atende comerciantes dentro e fora da internet, possibilitando o recebimento das vendas na conta criada pelo usuário. A segurança nas transações é um dos grandes diferenciais da PagSeguro, uma vez que a startup adota rígidos sistemas de verificação e garante o pagamento de vendas confirmadas.

3.6. Stone

Fundada em 2012, a Stone é uma fintech brasileira que atua no setor financeiro e oferece soluções multibandeiras, com maquininhas de cartões e processamento de transações de débito, voucher e crédito. Com grande acessibilidade por comerciantes de diferentes tamanhos e perfis, a Stone atende a todo território nacional e investe no entendimento de seus clientes desde as maiores empresas até os pequenos negócios.

O foco em soluções voltadas para a satisfação das necessidades dos clientes transformaram a empresa em uma startup unicórnio consolidando a marca como referência e conferindo grande valor a ela. Com a Stone é possível vender, receber, pagar, transferir e sacar com controle total do seu dinheiro.

As soluções atendem tanto estabelecimentos físicos quanto virtuais e estão alinhadas às novidades como o Pix, o ressaltando assim a característica inovadora que fez a empresa alcançar o posto de uma startup unicórnio.

4. Como transformar o negócio em uma startup unicórnio

O caminho para transformar sua empresa em uma startup unicórnio deve ser trilhado com muito planejamento, compromisso e atenção do gestor aos cenários apresentados. Confira a seguir alguns pontos fundamentais e implemente em seu negócio.

4.1. Manter o foco em resultados

O desempenho da startup está diretamente relacionado a sua capacidade de atingir os resultados definidos, sendo assim manter uma gestão focada na concretização das metas é indispensável para que o seu negócio se torne um startup unicórnio.

Para ser bem-sucedido é preciso conhecer bem o negócio, ter um planejamento bem estruturado de curto, médio e longo prazo e mensurar periodicamente se as metas estabelecidas estão sendo conquistadas. Nesse sentido, um bom levantamento de riscos é um aliado, uma vez que aponta os principais desafios e ajuda a nortear a definição dos objetivos.

4.2. Adotar mudanças épicas

Pensar grande é um fator determinante para o crescimento do negócio, assim como ter ousadia para imaginar os melhores cenários e resiliência para se adaptar sempre que necessário. Tenha ambições grandiosas para a sua empresa a trabalhe sempre com inovação para que ela seja reconhecida pelos esforços empregados.

As startups unicórnio de destaque são aquelas que revolucionam seus mercados de atuação e fomentam mudanças nos consumidores, clientes e concorrentes. Sendo assim, é preciso pensar em quais são os diferenciais do seu negócio e o que de inovador ele pode oferecer a ponto de alcançar o topo.

4.3. Seguir os princípios da empresa

Ter princípios claros, definidos e bem comunicados é favorável tanto para a gestão da startup quanto para os clientes, que poderão ver com transparência quais são as propostas ofertadas e como aquele serviço se adequa às necessidades.

Sendo assim, o ideal é manter toda a equipe bem alinhada e motivada para trabalhar constantemente para o crescimento do negócio. Mesmo as startups que comecem apenas com poucas pessoas devem ter em mente o seu potencial de crescimento e trabalhar desde o início com princípios exemplificados em quem briga pela liderança.

4.4. Foque no seu cliente

Tão importante quanto obter novos clientes é manter os que já foram conquistados. Para isso o caminho é conhecer bem o seu público e focar na resolução de suas dores. Com as pessoas cada vez mais conectadas e exigentes é preciso desenvolver estratégias de aproximação do consumidor com a marca e usar esse relacionamento a favor de seu negócio.

A internet é uma grande aliada nessa tarefa, uma vez que oferece a possibilidade de realizar campanhas específicas e com um custo menor do que nos chamados veículos tradicionais, o que é um bom atrativo principalmente para as startups que estão iniciando suas atividades.

Agora que você já sabe o que é uma startup unicórnio e quais são algumas práticas adotadas por essas importantes empresas, pode se espelhar e aplicar essa receita de sucesso também nos seus negócios, sempre de acordo com o perfil e as necessidades da sua empresa. Com disciplina, gestão organizada e alinhamento com seu público, é possível obter resultados consistentes.

Gostou do conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades com exclusividade em seu e-mail.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.