Plágio de infoproduto: como me proteger de cópias não autorizadas?

Saber como evitar o plágio do seu infoproduto é fundamental para proteger o seu negócio. As cópias não autorizadas e a comercialização indevida podem ser responsáveis por prejuízos na venda de produtos digitais.

Neste artigo, você vai conhecer os seus principais direitos e entender quais medidas protegem juridicamente o seu infoproduto contra reproduções ilegais. Apresentamos a importância do registro de marca, do direito autoral e dos contratos para dar garantias aos empreendedores desse ramo. Confira!

Por que proteger o seu infoproduto contra plágio?

Os infoprodutos são considerados produtos em formato digital, comercializados virtualmente. Esse tipo de conteúdo geralmente é elaborado para oferecer soluções e ensinar a alguém alguma habilidade. São tipos de infoprodutos os ebooks, webinars, audiobooks, cursos em vídeo, podcasts, entre outros. 

A vantagem de produzir esse tipo de produto é a facilidade de distribuição pelos meios digitais. O infoprodutor pode transmitir conhecimento e escalar o seu negócio com maior rapidez do que com um produto físico. 

A facilidade de distribuição também traz riscos de cópias não autorizadas. Portanto, não adianta cuidar da criação de um infoproduto de qualidade, investir em marketing e na divulgação do seu lançamento, se também não assegurar a proteção contra cópia. Esse

Existem meios jurídicos adequados para proteger os produtos digitais de plágio e compartilhamento indevido. Alguns tipos de registro, que apresentaremos a seguir e concedem ao empreendedor ferramentas legais para combater a concorrência desleal. 

Os documentos podem embasar a realização de notificações extrajudiciais, além de fundamentar processos na Justiça decorrentes do uso indevido do seu produto digital por terceiros.  

Quais tipos de registro protegem o seu infoproduto do plágio?

O registro de marca, de obras intelectuais, de certificados e os contratos são alguns dos documentos que ajudam na proteção dos infoprodutos. Assim, você ganha mais segurança para investir no crescimento do seu negócio e obter maiores lucros. 

Registro de marca do infoproduto

Os infoprodutos, além de canais no Youtube, blogs e newsletters, que tenham nome ou logo de identificação podem ser registrados como marca. O Certificado de Registro de Marca deve ser emitido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Essa é a primeira etapa para garantir mais proteção e impedir o uso indevido do seu material. 

O registro tem o objetivo de proteger os interesses do empreendedor. Com isso, é possível garantir o direito de propriedade e a utilização exclusiva sobre o nome do seu infoproduto em todo o país. 

De outra forma, essa modalidade de registro também impede que outro infoprodutor comece a usar a sua marca indevidamente. É bom destacar que, mesmo que você tenha um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), sites ou redes sociais, a proteção plena da sua marca depende somente do certificado emitido junto ao INPI. 

Além do mais, a marca é considerada uma propriedade intelectual, apresenta valor econômico e faz parte do patrimônio da sua empresa. Também pode ser negociada e comercializada.

Para conseguir esse registro, é necessário cumprir um processo administrativo. Serão avaliados os requisitos legais relativos à marca e, se não houver conflitos, o nome do seu infoproduto será registrado. 

Registro de obras intelectuais

Mais um modo de proteger o seu infoproduto é realizar o registro de obras intelectuais. Quando você vai vender cursos, ebooks, entre outros infoprodutos, pode fazer o registro de direito autoral por meio da Biblioteca Nacional. 

Embora esse registro não seja obrigatório, é o melhor modo de comprovar que você é o criador do material e se proteger da pirataria. Isso porque o documento concede ao autor um certificado público de declaração de autoria ou titularidade.  

Esse tipo de registro ainda facilita o consentimento de licenças para terceiros. Assim como o documento comprova a data de criação do seu conteúdo e possibilita a transferência da obra por contrato ou herança. 

Registro de certificados

Outro tipo de registro que os infoprodutores devem conhecer é o de certificado de conclusão de curso. O registro na Biblioteca RDA evita a reprodução não autorizada dos documentos emitidos aos seus alunos. 

Esse tipo de registro pode ser feito por pessoas físicas ou jurídicas. A intenção é verificar a autenticidade dos certificados. Para isso, será atrelado um número de registro às informações da certidão. 

Essa chave pode ser usada para consulta pública e obtenção de dados sobre o documento de conclusão de curso. Assim, é possível saber o nome do aluno, a carga horária do curso, a data de registro, entre outras informações. 

Contrato com alunos

Depois, o contrato com os seus alunos e compradores do seu infoproduto é um passo essencial para combater as cópias não autorizadas. O documento comprova a relação entre o infoprodutor e o consumidor.

O contrato deve estabelecer as diretrizes que cada um deve cumprir neste acordo. Ao adquirir o seu produto digital, o aluno precisa concordar com os termos do contrato e com os efeitos do uso indevido do material. 

Saiba como a WeCont pode ajudar os infoprodutores

Agora que você já conhece os cuidados que deve tomar para impedir o plágio dos seus infoprodutos, também pode evitar danos financeiros causados pela falta desse tipo de medida. A reprodução e a comercialização indevida do seu produto digital pode fazer com que você deixe de aumentar o número de vendas e potencializar os seus lucros. 

Nesse sentido, a WeCont é uma startup de contabilidade que também atua para dar mais segurança e credibilidade ao seu negócio. Com foco no sucesso dos infoprodutores, a empresa permite que toda a burocracia fique para trás. 

O serviço contábil de altíssima qualidade da WeCont oferece estratégias digitais inovadoras. Como resultado, a sua organização consegue não apenas diminuir custos, mas também para alavancar o seu crescimento.

Por meio de nossa plataforma, você realiza a gestão financeira e contábil dos seus infoprodutos com alguns cliques. As informações ficam localizadas em um só lugar e podem ser encontradas de forma rápida. Além disso, a plataforma é integrada com os grandes players do mercado de infoprodutos, como a Hotmart e a Eduzz

A WeCont também auxilia na abertura do seu CNPJ, para garantir e agilidade no lançamento dos seus infoprodutos. Sem formalizar o seu negócio, você pode ter que custear despesas extras com multas e autuações. A legalização ainda previne o endividamento e facilita o acesso ao crédito empresarial.

A nossa parceira com infoprodutores ainda possibilita a redistribuição dos tributos de cada lançamento. O seu negócio obtém maior investimento do fluxo de caixa e uma redução de cerca de 50% na carga tributária do seu lançamento digital. 

Também realizamos um planejamento contábil e tributário personalizado, para diminuir todas as despesas da sua companhia. Assim, o infoprodutor ganha tranquilidade e otimiza os seus ganhos financeiros.

Case Além da Medicina

O “Além da Medicina” é um canal de conteúdo médico que resolveu transformar a forma de enxergar e desenvolver a carreira médica. A empresa conta com a missão de ajudar a construir uma futura geração de médicos que busca revolucionar o jeito de fazer medicina. Para isso, o canal transforma a sua expertise em materiais especiais para esse público.

As soluções contábeis da WeCont economizaram mais de R$ 39 mil em um único lançamento do Além da Medicina. O fluxo de caixa ainda gerou um maior investimento no lançamento seguinte. 

Quer saber mais sobre as nossas soluções que reduziram pela metade os tributos do lançamento do Além da Medicina? Aproveite para entrar em contato com o nosso time de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.