Certidão negativa de CNPJ: saiba o que é, importância e como solicitar

A Certidão Negativa de CNPJ é um dos documentos que os empreendedores precisam conhecer para demonstrar confiabilidade aos clientes e parceiros. O documento ainda é fundamental para as empresas que buscam fornecer produtos ou prestar serviços para o poder público.

Neste artigo, explicamos o que é a Certidão Negativa de CNPJ e qual é o objetivo de emitir esse documento. Também citamos os principais modelos de certidão negativa para as empresas e como emitir os documentos. Confira!

O que é a Certidão Negativa de CNPJ

A Certidão Negativa de CNPJ é um documento que atesta que a sua empresa não apresenta nenhum débito ou pendências processuais ou financeiras junto a órgãos estaduais ou federais.  A finalidade varia de acordo com o tipo da certidão e com o órgão que a emitiu. 

Dessa forma, o objetivo desse documento é mostrar que a sua organização cumpre com as obrigações legais. As certidões ajudam ainda a controlar a situação da empresa. Afinal,  até mesmo por desconhecimento, é possível deixar de resolver alguma pendência junto aos órgãos públicos.  

Você pode dispor do auxílio de um contador para emitir certidões negativas de CNPJ. Isso em razão de o profissional ter o conhecimento em legislação empresarial e processos tributários, para assegurar que o seu negócio cumpra com as obrigações no prazo determinado.   

Qual é a importância da Certidão Negativa de CNPJ

A Certidão Negativa de CNPJ geralmente é solicitada em processos de licitação, caso a sua empresa tenha interesse de prestar serviços ou fornecer produtos a órgãos públicos.  Regulado pela Lei 8.666/1993, o processo licitatório tem como fundamentos a escolha da proposta mais vantajosa para a administração pública e a isonomia entre os concorrentes. 

Além do mais, um dos critérios do processo licitatório é a inexistência de pendências junto aos órgãos públicos. Em tese, esse critério existe para auxiliar no combate à corrupção, para que empresas irregulares não sejam favorecidas. Portanto, a Certidão Negativa de Débitos CNPJ é fundamental para que a sua organização seja habilitada para participar de uma  concorrência pública.

De outro modo, a certidão de CNPJ também pode ser solicitada em ações judiciais e procedimentos de auditoria fiscal. O documento ainda pode ser requerido se a sua empresa buscar financiamentos em bancos públicos. 

Em outras palavras, esse tipo de certidão indica que a sua empresa faz uma boa gestão de recursos e demonstra mais segurança aos seus parceiros e clientes. Assim como as certidões contribuem para a governança de uma organização, evitando riscos à sua imagem.  

Confira modelos de certidão negativa de débitos para empresas

A maioria das certidões de CNPJ pode ser emitidas online junto aos órgãos responsáveis. Além disso, boa parte dessas certidões são gratuitas, mas algumas delas são pagas. Veja a seguir os principais modelos de Certidão Negativa de CNPJ e quais as suas finalidades. 

Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União

Essa certidão é emitida online no site da Receita Federal do Brasil e se refere à regularidade fiscal quanto a créditos tributários administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e quanto à Dívida Ativa da União. 

Portanto, as empresas não podem apresentar pendências relativas a dados cadastrais e declarações. A certidão ainda inclui pendências relacionadas às contribuições previdenciárias. 

Certidão Negativa de Débito Estadual

Outra certidão que pode ser solicitada para as empresas é a Certidão Negativa de Débito Estadual (CND). Esse documento é emitido pela Secretaria Estadual da Fazenda de cada unidade da federação e pode ser emitido online, no site das autarquias.

Certidão de Regularidade do FGTS

Já a Certidão de Regularidade do FGTS é uma das condições para que um empregador consiga se relacionar com órgãos da administração pública e instituições oficiais de crédito. Para  emitir o documento, é necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal e informar o CNPJ. 

O empreendedor deve cumprir todas as obrigações legais junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em relação às contribuições e empréstimos com recursos oriundos do FGTS. 

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

A Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas CNPJ é emitida pelo Tribunal Superior do Trabalho. O documento tem como base informações remetidas por todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho existentes no país. 

A certidão será negativa se a Pessoa Física ou Jurídica não estiver inscrita como devedora no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT). Com validade de 180 dias, o documento tem abrangência nacional. A emissão pode ser feita no site do TST ao informar o CNPJ do seu negócio. 

Certidão Negativa de Tributos Mobiliários e Imobiliários

Por sua vez, a Certidão Negativa dos Tributos Mobiliários e Imobiliários é emitida pela prefeitura de cada cidade. Nem todos os municípios permitem a emissão online, mas é possível fazer a emissão no site da Prefeitura de São Paulo, por exemplo. 

Você pode ir até a página da prefeitura da cidade em que o CNPJ está cadastrado para verificar se é possível emitir o documento pela internet. A certidão é baseada em informações incluídas no Cadastro de Contribuintes Mobiliários, que inclui Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam em determinado município.   

Veja como a WeCont pode ajudar o seu negócio a crescer

Gostou de aprender como emitir a Certidão Negativa de CNPJ para a sua empresa? A WeCont é uma startup de contabilidade que permite que os empreendedores consigam deixar todo esse tipo de burocracia para trás, para que os seus negócios cresçam com credibilidade e agilidade. 

As nossas soluções digitais servem não somente para diminuir os custos das organizações, mas também para transformar as ideias dos empreendedores em negócios viáveis. Afinal, a startup nasceu do desejo de promover a transformação contábil de maneira disruptiva dentro das empresas. 

Para começar, auxiliamos você no suporte para a abertura da sua empresa.  A legalização do seu negócio previne o endividamento e facilita o acesso ao crédito empresarial. Você ainda evita custear despesas extras com multas e autuações. Desse modo, é possível garantir mais tranquilidade e segurança. Quando você se torna cliente da WeCont, passa a ter orientação sobre impostos, tributação e melhores práticas contábeis.  Além disso, pode contar com um planejamento contábil e tributário personalizado, para otimizar os seus ganhos financeiros. Entre em contato conosco e trabalhe com ajuda de um time focado em trazer os melhores resultados!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.