Youtube: 7 dicas de como ganhar dinheiro com a plataforma

Como ganhar dinheiro com o Youtube é a principal dúvida de quem deseja criar um canal na plataforma. Se você deseja tornar a produção de conteúdo para a plataforma um negócio lucrativo, é possível colocar algumas dicas que você pode colocar em prática para incrementar essa renda.  

Nesse artigo, abordamos as principais maneiras de rentabilizar a criação de vídeos para o Youtube. As sugestões são úteis para infoprodutores, produtores de conteúdo, youtubers e outras pessoas que querem começar a empreender no meio digital. 

Só para você ter uma ideia, o Youtube é o segundo site mais acessado do mundo, de acordo com os rankings Alexa. A plataforma fica atrás somente do Google, que também é dono do site de vídeos. Confira as recomendações e escolha as opções que mais se encaixam aos seus objetivos. Boa leitura!

7 dicas de como ganhar dinheiro no Youtube

As dicas de como monetizar o Youtube envolvem a monetização do canal com visualizações, os anúncios inseridos nos vídeos, a criação de Clube de Membros e a publicidade patrocinada. Saiba mais!

  1. Monetização do canal

Para começar, vamos explicar como funciona a monetização do Youtube conforme as visualizações do seu canal. Isso é possível porque o Youtube apresenta um programa de parceria com os criadores de conteúdo, chamado de Programa de Parcerias do YouTube (YPP). 

No entanto, é preciso cumprir com algumas condições para a monetização do seu canal na plataforma. A primeira é ter ao menos 4 mil horas de vídeos assistidos nos últimos 12 meses. É necessário contar ainda com ao menos mil inscritos, além de publicar um conteúdo 100% original.

A plataforma de vídeos exige também que o parceiro tenha mais de 18 anos e tenha uma conta registrada no Google Adsense. Mas como o Youtube paga aos criadores de conteúdo? O pagamento é feito pelo Custo Por Mil Visualizações (CPM). 

Com isso, cada canal terá um calor de CPM, que será definido pelo próprio Youtube. Também fica por conta da plataforma decidir se o seu canal será aprovado para a monetização, conforme as diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.

  1. Anúncios nos vídeos

Mais uma forma de ganhar dinheiro com o Youtube é incluir anúncios na exibição dos vídeos do seu canal. O pagamento é feito com base no número de cliques e visualizações. Por isso, o youtuber pode receber um valor menor ou maior, de acordo com as interações dos espectadores. 

Você pode ganhar dinheiro no Youtube com anúncios porque a plataforma atua como uma intermediária entre os anunciantes e os produtores de conteúdo. Quem anuncia escolhe um perfil de canal que pretende anunciar e o site faz o alinhamento. 

Há ainda alguns tipos de anúncios que podem ser incluídos nos seus vídeos. Entre eles, estão o anúncio gráfico, que está disponível somente no acesso por meio de computadores, na lateral da página. 

Também há o anúncio de vídeo que pode ser ignorado e aparece antes, depois ou durante a visualização. O usuário pode optar por pular esse tipo de vídeo quando está assistindo, depois de cinco segundos. 

É possível ainda rentabilizar o seu canal na plataforma com anúncio de sobreposição. Nesse caso, você ganha devido ao banner que aparece sobre o vídeo, apenas no acesso por meio de computadores. 

  1. Clube de Membros 

Os youtubers também contam com a possibilidade de criar um Clube de Membros, para que os integrantes tenham acesso a oportunidades exclusivas. Para isso, você cobra uma assinatura mensal e define o valor da mensalidade. 

Os produtores de conteúdo podem oferecer também benefícios como vídeos especiais, além de lives para os integrantes do clube. Os youtubers ainda podem criar materiais específicos para os membros, a exemplo de vídeos de aniversário. 

Assim como é possível se comunicar diretamente com cada um dos assinantes por meio de chat e oferecer emojis exclusivos a eles para interação. Outra vantagem que dá para liberar aos membros do clube é o selo público.

Os criadores de conteúdo ganham 70% dos valores pagos pelos membros do clube ao Youtube. O Google faz a dedução de tributos, que variam conforme a região e as plataformas.  

Para criar um Clube de Membros para o seu canal, é necessário seguir alguns requisitos. Um deles é cumprir com as diretrizes do Youtube, como publicar conteúdos que não incitam violência e ódio. É preciso ainda ter mais de 100 mil inscritos. 

Além da monetização por meio da assinatura, o clube é interessante para os criadores de conteúdo porque também podem vender produtos mais facilmente por meio da plataforma de vídeos. 

Antes, os youtubers deixavam o link para vendas na descrição do vídeo, mas, com a ferramenta de assinatura, os itens podem ser exibidos em uma pequena vitrine abaixo dos vídeos. Dessa forma, os produtores de conteúdo conseguem aumentar a visibilidade dos produtos e aumentar o número de vendas. 

  1. Formato shorts

O Youtube Shorts é um formato que admite clipes verticais de até 60 segundos. Entre os  requisitos para criadores de conteúdo ganharem dinheiro com esse recurso, estão ter enviado para os canais ao menos um short qualificado nos últimos 180 dias. 

É necessário ainda cumprir com as diretrizes da comunidade, com as regras de direitos autorais e com as políticas de monetização da plataforma. Os canais também não podem reenviar vídeos de outros canais, nem usar marca d’água ou logotipo de outras empresas. Com isso, os conteúdos publicados precisam ser originais. 

Não é requisito para a monetização do Shorts estar gerando receita no Youtube atualmente. Além do mais, os produtores de conteúdo que integram o Programa de Parcerias do Youtube também são qualificados para receber recompensas com a publicação dos vídeos curtos. 

  1. Publicidade patrocinada

A publicidade patrocinada no Youtube é semelhante àquela que pode ser vista em propagandas de TV. Só que, na plataforma, o youtuber é contratado por uma marca para apresentar um produto ou falar sobre um serviço.

O criador de conteúdo pode mostrar para o público como usar o item ou ainda tratar das vantagens de comprá-lo. Para adicionar essas inserções pagas, é preciso também seguir as políticas de anúncios e as diretrizes da comunidade do site.

O youtuber deve ser responsável, juntamente com as marcas, por entender e cumprir com obrigações legais.  A plataforma também não permite propaganda de uma lista de produtos e serviços, a exemplo de medicamentos sem receita médica, softwares para phishing, spyware ou ataques hacker, entre outros. 

  1. Divulgação de links de afiliados

Depois, a divulgação de links de afiliados é uma maneira muito eficiente de ganhar dinheiro na plataforma de vídeos. Os afiliados são responsáveis por divulgar serviços e produtos de marcas e pessoas na internet, ganhando comissão por isso. 

É possível fazer essa divulgação no Youtube ao deixar esses links dos vídeos que você posta. Dessa forma, se você conseguir um volume alto de tráfego para o seu canal, também vai aumentar a renda que ganha como afiliado. 

Para isso, é importante que os seus vídeos tenham alta qualidade, com conteúdo que seja relevante para o seu público-alvo. É recomendado ainda usar uma câmera com boa captação de imagem e áudio, além de iluminação. 

  1. Produção de vídeos tutoriais

Os infoprodutores podem encontrar no Youtube uma oportunidade de atrair a sua audiência com os vídeos tutoriais, que ensinam o público a fazer alguma coisa. Para ter mais chances de sucesso com esse tipo de estratégia, você pode buscar conhecimento sobre um tema e se especializar para levar um conteúdo interessante para a plataforma.

Para deixar o material educativo mais atraente, evite falar muito rápido e mantenha um tom de conversa, usando os pronomes “eu” e “você”. Também é importante combinar bem o que está sendo mostrado no vídeo e o que o criador de conteúdo fala. 

É essencial ainda priorizar a facilidade de acompanhamento do usuário. Você pode dar uma prévia do conteúdo que será mostrado antes de aprofundar o conhecimento. Quando o usuário sabe o que está a caminho, também se sente mais preparado para aprender. 

  1. SuperChat e SuperStickers

Outra maneira de rentabilizar a produção de conteúdo para o Youtube é com o recebimento de um valor pré-determinado para que um comentário do usuário fique em destaque. Os chamados SuperChats podem ser usados nos chats, durante a transmissão de lives na plataforma. 

Também é possível comprar SuperStickers para ter uma imagem animada ou digital em destaque no feed do chat ao vivo. Sendo assim, os dois recursos servem para conectar fãs e produtores de conteúdo no chat. 

Contabilidade para Youtubers: por que é importante?

A contabilidade para youtubers é fundamental para fazer a gestão de recursos oriundos da monetização da plataforma. É bom lembrar que todos os recursos que você recebe do site de vídeos são passíveis de tributação do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). 

É necessário ter atenção com as alíquotas cobradas pelo IRPF, que variam de 7,5% a 27,5%. Por isso, é importante avaliar se vale a pena atuar como pessoa física ou jurídica. Nesse sentido, o contador auxilia no pagamento de impostos devidos, para que o seu negócio digital cumpra com os requisitos legais de funcionamento. 

O especialista também pode fazer a abertura da sua empresa e o enquadramento no regime tributário adequado. Além do mais, os produtores de conteúdo para a plataforma podem contar com o auxílio do contador para organizar os seus ganhos e garantir a lucratividade. 

Como a WeCont pode ajudar infoprodutores e youtubers?

A WeCont é uma startup de contabilidade que atua com foco exclusivo no sucesso de infoprodutores, além de fornecer soluções inovadoras para youtubers e empreendedores digitais. 

Nós permitimos que você deixe toda a burocracia do seu negócio para trás, promovendo uma transformação contábil de forma disruptiva. As estratégias digitais criadas pela WeCont auxiliam não somente na redução de custos, mas também funcionam como uma alavanca de crescimento para a sua empresa. 

A plataforma da WeCont possibilita a gestão financeira e contábil do seu infoproduto.  O recurso é online e integrado com os grandes players do mercado de infoprodutos, como a Hotmart e a Eduzz. 

Nós também ajudamos o seu negócio na formalização, para facilitar o acesso ao crédito empresarial e evitar o pagamento de multas. A nossa parceira com infoprodutores também contribui com a redistribuição dos tributos de cada lançamento, resultando em um maior investimento do fluxo de caixa. 

As soluções da WeCont são capazes de proporcionar uma redução de cerca de 50% na carga tributária do seu lançamento digital. Portanto, você pode obter uma economia significativa no valor total dos impostos devidos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.