Infoproduto: saiba o que é e os principais exemplos

Você já ouviu falar em infoproduto e quer saber mais sobre o assunto? A venda desse tipo de produto está em alta e chegou a crescer 103% em 2020. Além do mais, a estimativa é de que 4 mil produtos digitais sejam adicionados em plataformas online diariamente. 

Para ajudar você a entender essa modalidade de negócio, elaboramos este post que explica o que significa infoproduto e quais são as suas vantagens. Detalhamos ainda como funcionam os principais tipos de infoprodutos e de que maneira você pode lançar um conteúdo digital. Boa leitura!

O que é um infoproduto?

O infoproduto é um conteúdo digital que pretende apresentar soluções para um determinado público. A maioria dos infoprodutos é destinada a ensinar alguém a realizar uma tarefa. Assim, essa é uma maneira de transmitir conhecimento a respeito de certo tema, com o propósito de atender às necessidades de quem adquire o produto. 

Quem produz esse tipo de conteúdo é chamado de infoprodutor. A vantagem de investir nessa modalidade de negócio é que o produto pode ser distribuído facilmente, bem como ser acessado de forma descomplicada, em meios digitais. Desse jeito, é possível ultrapassar as limitações geográficas e ampliar o alcance da sua ideia.

Além do mais, os infoprodutores conseguem usufruir da redução das despesas. Isso porque os custos para criação de um produto digital tendem a ser menores do que aqueles para lançamento de produtos físicos, como os livros impressos, além dos cursos presenciais. 

Como resultado, os infoprodutores conseguem aproveitar a possibilidade escalar o negócio com mais facilidade. A depender do modelo escolhido, dá para vender o conteúdo digital para uma quantidade maior de pessoas e produzir o material apenas uma vez, por exemplo. 

Quais são os principais tipos de infoprodutos?

Há vários exemplos de infoprodutos que você pode produzir e vender no mercado. A seguir, explicaremos quais são os principais tipos de produtos digitais vendidos atualmente e as suas principais características. Confira!

Webinars

Os webinars são conteúdos em vídeo, transmitidos online ou distribuídos depois da gravação. A principal característica é a interação do público por meio de chat. Assim, é um formato interessante para os alunos de um curso tirarem dúvidas ou acrescentarem comentários a respeito do tema. 

Nesse formato, geralmente, especialistas em determinada área podem desenvolver um assunto e ainda convidar outros palestrantes para contribuir com a conferência virtual. É fundamental escolher uma data e um horário conforme o que é mais apropriado para o seu público.  

Ebooks

Os ebooks, por sua vez, são produtos que oferecem um conteúdo aprofundado sobre um tópico. Então, é esperado que esse livro digital saia do superficial e entregue informações precisas para os leitores. 

Esse é um dos tipos de infoprodutos mais conhecidos, mas é importante destacar que é necessário planejar bem o seu conteúdo. Além da escrita do texto, é preciso cuidar da aparência e deixar o material atrativo graficamente.   

Audiobooks

Já os audiobooks apresentam para são conteúdos entregue em formato de áudio. Inclusive os compradores podem escutar enquanto realizam uma outra atividade, a exemplo de uma  tarefa doméstica ou de uma corrida.

Além do mais, o audiobook conta com o benefício de agilizar o processo de aprendizagem. Dá para oferecer a possibilidade de acelerar o conteúdo (em 1.25x, 1.5x, 1.75x ou 2x). Portanto, é possível escutar o áudio até 2 vezes mais rápido, conforme as funcionalidades da plataforma de distribuição.

Podcasts

Mais um infoproduto em formato de áudio bem popular é o podcast. Na prática, funciona como os programas de rádio, que podem incluir entrevistas e debates. No entanto, a principal diferença é que o podcast não precisa ser acessado ao vivo e pode ser escutado na versão gravada. 

Além do mais, a sua audiência também consegue ter acesso a um conteúdo de qualidade mesmo sem ter muito tempo livre no dia a dia. Isso porque o podcast pode ser escutado enquanto o ouvinte realiza outra atividade. É possível encaixar os estudos em uma rotina mais agitada e também acelerar a velocidade de reprodução.

Cursos em vídeo

Outra modalidade de infoproduto em alta são as vídeo-aulas. De forma geral, esse conteúdo fica disponível em uma plataforma digital com uma área de membros. O infoprodutor pode dividir o material em módulos, para que o aluno entenda o assunto de maneira linear. Também dá para incluir um material de apoio, como uma apostila em PDF. 

Nesse sentido, ainda é possível oferecer os tutoriais, conhecidos como screencasts. Os instrutores do curso online podem gravar a tela do computador para apresentar um assunto e mostrar os passos para que os clientes consigam realizar um objetivo. Um exemplo são os tutoriais para usar ferramentas como o Google Analytics.

Como criar um produto digital? 

Inicialmente, a criação de um produto digital passa pelo planejamento do assunto que você pretende ensinar. É recomendado que você pense nos assuntos que mais domina e também no que vai interessar o seu público-alvo. Procure ficar no equilíbrio entre esses dois pontos na hora de escolher o tema. 

Em seguida, faça uma análise da sua audiência e verifique o formato de conteúdo que ela geralmente consome. Essa etapa é essencial para que você determine o tipo de infoproduto que irá elaborar, como podcast, vídeo-aula ou audiobook. 

Saiba também quais são as soluções que o seu produto digital é capaz de apresentar para as dores desse público. Para isso, não deixe de se perguntar qual o nível de conhecimento que a sua audiência tem do assunto e de que modo é possível aprofundar a aprendizagem. 

Assim que definir esses pontos, realize ainda uma pesquisa detalhada sobre o tópico que pretende tratar, mesmo que você já seja um especialista na área. Dessa forma, você vai saber quais foram os infoprodutos lançados acerca do assunto e de que modo dá para se destacar. 

Depois, é o momento de produzir o conteúdo, de acordo com o formato que já escolheu. É interessante contar também com uma boa edição, a fim de deixar o material com a melhor qualidade para os compradores. 

Por fim, escolha uma plataforma para hospedar o seu infoproduto, a exemplo da Hotmart e da Udemy. Aposte em ações para divulgar o material, como as redes sociais, landing pages e o e-mail marketing. Também dá para contar com ajuda dos afiliados, profissionais que atuam com a divulgação de produtos em troca de comissões.  

Faça o seu negócio de infoproduto chegar mais longe com a WeCont!

A contabilidade online pode fazer a diferença para o seu infoproduto alcançar melhores resultados. Afinal, esse tipo de consultoria é capaz de formalizar o seu negócio, para que você disponha de segurança e ofereça credibilidade. Desse jeito, você pode conquistar melhores clientes e conquistar mais lucro. 

A WeCont é uma aliada para esse tipo de parceria. Nós oferecemos soluções contábeis personalizadas, para você economizar com o pagamento de impostos e ter apoio para montar estratégias de crescimento para o seu negócio. Saiba mais sobre essa vantagem em nosso artigo sobre contabilidade para infoprodutores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.