Infoproduto: veja 4 cuidados para tomar antes de comprar

Quais são os cuidados que se deve tomar antes de adquirir um infoproduto na internet? É importante conhecer os pontos para ter atenção ao fazer essa compra. Assim, dá para evitar prejuízos e garantir uma melhor experiência. 

Neste artigo, abordamos as principais dicas para fazer um bom negócio ao comprar um produto digital. Além disso, citamos de que maneira é possível solicitar o reembolso se for necessário. Confira! 

Confira 4 cuidados ao comprar um infoproduto 

Conhecer bem o infoprodutor que elabora o conteúdo, saber as características dos infoprodutos disponíveis no mercado e definir os seus interesses com a compra são alguns dos principais cuidados para comprar produtos digitais na web. Veja as recomendações que separamos!

  1. Pesquise sobre o infoprodutor

O infoprodutor é o profissional que comercializa produtos digitais, os chamados infoprodutos. Geralmente, esse recurso pretende apresentar soluções para um público, a fim de desenvolver uma habilidade, concluir uma tarefa ou garantir determinados resultados, por exemplo.

Portanto, é fundamental que o criador do conteúdo tenha expertise para isso. Os infoprodutores que vendem produtos digitais de qualidade costumam apresentar domínio do tema, além de método de ensino distinto, bem como diferenciais em relação aos concorrentes. 

Para pesquisar sobre o criador do infoproduto, você pode visitar o site que ele mantém no ar. Veja ainda os depoimentos de pessoas que já compraram os produtos digitais vendidos por ele. 

Também é interessante conhecer as redes sociais do produtor de conteúdo, como o Youtube e o Instagram. Muitas vezes, eles publicam vários conteúdos gratuitos nessas redes. Desse jeito, você pode verificar se você se identifica com a didática dos materiais publicados.    

  1. Conheça os infoprodutos disponíveis no mercado  

Mais um cuidado importante é saber quais são os tipos de infoprodutos disponíveis no mercado. Existem aqueles que foram criados de forma amadora, com pouca produção e, geralmente, qualidade reduzida de áudio e vídeo. Também há outros que são criados profissionalmente, geralmente com apoio de especialistas. 

A qualidade do conteúdo, seja ele amador ou profissional, pode variar. Principalmente no começo da carreira, os infoprodutores podem ter menos recursos para investir na criação de um material profissional. Porém, isso não impede que os produtores iniciantes também apresentem um bom conhecimento sobre a área que ensinam. 

De outro modo, há uma variedade de formatos de infoproduto, como os cursos em vídeo, podcasts, webinars, ebooks e audiobooks. Dessa forma, você pode avaliar qual formato é o mais interessante e se adequa melhor à sua rotina para aprendizado. 

Seja como for, o infoproduto apresenta a vantagem de ser consumido de forma online. Em várias ocasiões, é possível escolher o momento que você vai aprender, sem ficar dependente de um horário fixo. De outra forma, você ainda pode estudar do local que desejar, sem a necessidade de se deslocar para iniciar o aprendizado. 

Os formatos de podcast e audiobook, por exemplo, podem ser atrativos para quem deseja aprender no trânsito ou enquanto faz uma corrida, dando mais praticidade ao dia a dia. Já o e-book permite que você tenha o conteúdo para ler quando desejar, além da possibilidade de fazer anotações e grifos no material digital.

  1. Avalie as suas necessidades

Entre os cuidados na hora de comprar um infoproduto, também não deixe de avaliar as suas necessidades e objetivos. Não adianta comprar um curso online apenas por conta da fama do infoprodutor. O mais importante é saber se as soluções que ele vende realmente atendem ao que você precisa. 

Dessa forma, você poderá desenvolver a habilidade conforme as suas metas profissionais ou pessoais. Para aprender uma língua estrangeira ou para aprimorar o seu conhecimento em marketing digital, o infoproduto vai ajudar você a conquistar os seus propósitos específicos.  

  1. Saiba as regras de ressarcimento

Depois, é indispensável conhecer as regras de ressarcimento antes de adquirir um produto digital. Inicialmente, há uma regra prevista na Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990, popularmente conhecida como Código de Defesa do Consumidor, para compras online, que estabelece a possibilidade de desistência da compra, no prazo de 7 dias. 

Conforme a legislação, caso o consumidor exerça o direito de arrependimento nesse prazo, os valores que eventualmente forem pagos devem ser devolvidos com a atualização monetária. O período de 7 dias é contado desde a assinatura ou o ato de recebimento do infoproduto. 

Além do mais, é importante observar o art. 5º da Lei do E-Commerce, o decreto Nº 7962 de março de 2013:  

“O fornecedor deve informar, de forma clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.

§ 1º O consumidor poderá exercer seu direito de arrependimento pela mesma ferramenta utilizada para a contratação, sem prejuízo de outros meios disponibilizados”

O mesmo artigo também determina que o arrependimento deve ser comunicado imediatamente à instituição financeira ou administradora do cartão de crédito, para que a transação não seja lançada na fatura do comprador ou seja efetivado o estorno. 

Como é o reembolso da compra do infoproduto nas principais plataformas?

As principais plataformas de venda de infoproduto dão orientações aos clientes que pretendem realizar reembolso. Veja adiante os passos que cada uma delas indica.  

Hotmart

A Hotmart alerta que o comprador verifique se o reembolso será feito dentro do prazo de solicitação que foi estabelecido pelo vendedor. É possível confirmar essa informação na área “Minhas Compras” da plataforma.

Para pedir a devolução, é preciso informar o Código da Transação, que pode ser encontrado no e-mail com os detalhes de acesso ao produto. Esse código é formado por duas letras e alguns números. Também é necessário indicar o e-mail usado na hora da compra e fazer a verificação de segurança. 

A Hotmart oferece duas maneiras de solicitar o reembolso: pela plataforma de reembolso ou pelo chat. Também dá para pedir o reembolso junto ao produtor e o comprador deve receber por e-mail a confirmação da solicitação.  

Kiwify

Segundo a Kiwify, o direito de 7 dias de garantia deve ser solicitado junto ao vendedor, caso o comprador não esteja satisfeito com o produto. O usuário pode encontrar o contato do vendedor no e-mail de confirmação da compra que foi enviado quando a transação foi aprovada.

Depois, basta o comprador enviar um e-mail ao vendedor, informando o e-mail que você cadastrou na hora de comprar e o seu CPF. Dessa maneira, o infoprodutor deve concluir o reembolso dentro do prazo. 

A Kiwify não comercializa os produtos digitais diretamente. No entanto, a plataforma pode ajudar o cliente se houver algum problema com o pagamento. Se o vendedor não responder as mensagens do comprador, ele pode solicitar a devolução acessando o sistema de reembolso da plataforma. A Kiwify deve fazer o intermédio do contato com o vendedor. 

Além do mais, a efetivação do reembolso depende da forma de pagamento usada.  No caso de compra feita com cartão de crédito, o sistema da plataforma devolve o valor ao banco emissor. Depois, cada banco terá o seu prazo e procedimento para devolução. O prazo máximo para estorno do valor ao limite do cartão é de 15 dias. 

Se a transação for paga usando PIX, o sistema da Kiwify devolve o valor investido imediatamente para a mesma conta do banco que você concluiu o pagamento. Após o processo, o banco terá um prazo de até 7 dias para devolver a quantia na sua conta. 

Em caso de pagamento via boleto, o prazo para devolução na sua conta bancária também depende do procedimento que é praticado pelo seu banco. Geralmente, esse prazo pode chegar a até 2 dias úteis.

Eduzz

A Eduzz permite que o produtor digital aumente o tempo para a solicitação de reembolso de 7 até 30 dias. Já que o gerenciamento do conteúdo é de responsabilidade do produtor, a plataforma também orienta que o pedido de reembolso seja feito diretamente com ele. 

O contato com o produtor pode ser feito por meio dos dados já informados por ele. Depois que o seu pagamento foi confirmado, você deve receber por e-mail o recibo de compra. Na área “dúvidas sobre o Produto ou Entrega”, é possível encontrar os dados de contato com o produtor.

A solicitação de reembolso também pode ser feita via chat, no ícone “Eduzzinho”, que fica no lado inferior direito da página. Uma pop-up deve ser ativada e você pode iniciar o atendimento. 

O pedido ainda pode ser feito por meio do WhatsApp, por meio deste link. Mais uma possibilidade é solicitar o reembolso pelo órbita, ao acessar as suas compras, encontrando o infoproduto e clicando nos 3 pontos. Depois, selecione a opção “Solicitar reembolso”.

Como a WeCont pode ajudar os infoprodutores

Gostou de aprender os principais cuidados ao comprar um infoproduto? A WeCont é uma startup de contabilidade que atua com foco no sucesso dos infoprodutores. Assim, os empreendedores conseguem deixar toda a burocracia para trás e obter um serviço contábil de altíssima qualidade. 

As estratégias digitais inovadoras da WeCont permitem que os profissionais diminuam os seus custos. Além disso, os infoprodutores também conseguem alcançar um maior crescimento, com agilidade e credibilidade. 

Para isso, oferecemos uma plataforma online onde o infoprodutor pode fazer a gestão financeira e contábil com alguns cliques. Essa plataforma é integrada com todos os grandes players do mercado de infoprodutos, como a Hotmart e a Eduzz. 

Além do mais, a WeCont realiza um planejamento contábil e tributário personalizado, para aumentar o fluxo de caixa do negócio. Como resultado, é possível diminuir as dores de cabeça e otimizar os ganhos financeiros.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.