8 dicas de como aumentar as vendas nesse período de quarentena

A pandemia provocada pela Covid-19 fez com que diversas estratégias fossem implementadas como forma de evitar a disseminação e o contágio pelo vírus. A pergunta que muitos empreendedores fazem é como aumentar as vendas mesmo em período de quarentena.

Devido à necessidade do isolamento social e, consequentemente, do fechamento do comércio, diversos colaboradores estão trabalhando no esquema home office. Mesmo assim, sabemos que muitos segmentos estão sendo impactados, logo, o desafio é manter o negócio em funcionamento e o caixa saudável.

Elaboramos este conteúdo para mostrar 8 dicas que podem ser aplicadas para lidar com esse momento difícil e evitar ao máximo a redução do faturamento em seu negócio. Acompanhe!

1. Aposte nas vendas online

Pelo fato do isolamento social limitar a locomoção dos clientes, é importante adotar medidas que possibilitem levar as pessoas para a loja. Nesse caso, uma boa opção é investir em plataformas de venda online, já que assim o fluxo e a comercialização dos produtos e serviços não param. Ainda, você tem a oportunidade de minimizar os gastos e continuar lucrando.

2. Esteja presente nos principais canais de comunicação da empresa

Para que mais consumidores conheçam e contratem seus produtos e serviços, estar nos canais de comunicação do negócio é fundamental. Sites, perfis de redes sociais e demais meios servem como vitrine e recurso para captar e fidelizar o público.

Além da marca e das soluções disponíveis, divulgue conteúdos informativos, mensagens oferecendo cupons de desconto e os serviços essenciais. Mostre ainda como é possível ajudar os clientes durante a pandemia. Manter um relacionamento próximo com as pessoas e buscar ajudá-las é uma maneira de criar uma conexão que perdure mesmo depois da crise.

3. Elabore boas estratégias de marketing

Cada dia que passa, as pessoas estão mais conectadas à internet. Logo, o marketing de conteúdo tem se tornado uma das principais estratégias a serem utilizadas pelas empresas para aumentar as vendas.

Em um cenário complicado como o provocado pela pandemia, é primordial que as empresas procurem manter uma presença online forte para ser lembrada pelos usuários. Porém, é fundamental gerar empatia e ter cautela com ações oportunistas.

Dito isso, saiba que apostar em conteúdo de qualidade é o caminho para ser identificado nos mecanismos de buscas e continuar prospectando clientes. Por meio dessa prática de marketing, é possível estabelecer uma relação de confiança com os consumidores. Vale lembrar que esse é um aspecto importante na decisão de compra de qualquer consumidor.

4. Aposte na inovação

Independentemente do tamanho da empresa e da atividade exercida, inovar é uma medida que deve fazer parte da rotina do negócio — principalmente nos momentos de crise. A inovação consiste em encontrar uma nova forma de lidar com um problema.

Quando não é possível se dirigir ao estabelecimento físico, é preciso disponibilizar soluções eficazes com o propósito de atender às necessidades dos clientes e chegar até eles. Isso pode ser feito por meio da venda online, do uso das redes sociais e da implementação de novas tecnologias, por exemplo. O importante é observar as mudanças de consumo e comportamento e se adequar à nova realidade do mercado.

5. Adote o uso do WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma ferramenta que também pode contribuir quando o assunto é o que fazer para aumentar as vendas. Trata-se de um aplicativo que viabiliza a continuação do atendimento aos clientes à distância, a fim de que eles permaneçam comprando.

Diferente da versão tradicional, esse app conta com recursos gerenciais com a finalidade de estruturar o atendimento e aperfeiçoar a comunicação com os usuários. Para utilizá-lo de forma adequada, você pode seguir alguns passos. Veja quais são eles!

5.1 Segmente a lista de contatos

É possível criar um funil de vendas, separando os clientes conforme o nível de relacionamento. Assim, você pode criar grupos para o envio de ofertas e descontos, por exemplo. No entanto, é necessário solicitar autorização do consumidor para inclui-lo na lista.

5.2 Utilize listas de transmissão

Nesse caso, as mensagens são encaminhadas individualmente para cada contato selecionado, funcionando como e-mails marketing. Isso otimiza o tempo e a divulgação de informações para a maior quantidade de pessoas possível.

5.3 Use mensagens automáticas

Por meio das mensagens automáticas, é possível orientar o cliente. Você pode elaborar avisos sobre o horário de funcionamento ou informar que responderá o mais rápido possível, evitando que alguém fique sem retorno.

5.4 Acompanhe as métricas

Mensure o alcance e a aceitação das mensagens. Assim, terá um direcionamento para criar promoções, aprimorar os envios ou definir uma rotina de transmissões. Para isso, clique em “Configurações”, depois em “Configurações da empresa” e em “Estatísticas”.

6. Utilize o sistema delivery

Os serviços de entrega em domicílio servem para diversos tipos de negócio. Então, aproveite esse momento para desfrutar de novas oportunidades e conquistar seu espaço. Afinal, essa também é uma forma de aumentar as vendas e minimizar os impactos no faturamento.

Além de gerar comodidade para os clientes, esse tipo de serviço mostra que a empresa se preocupa em atendê-los com praticidade. Apenas tome o cuidado para que os produtos cheguem com segurança até o consumidor.

7. Invista em treinamento à distância para a equipe

Caso os colaboradores estejam com tempo livre em casa, é possível usar esse momento para fornecer capacitação e atualização com o objetivo de promover a obtenção de novas habilidades e conhecimentos.

Uma alternativa é treinar os funcionários como consultores da marca no universo digital. Assim, eles podem se tornar influenciadores da empresa no ambiente online, como Instagram, Facebook e WhatsApp. Isso ajudará a alavancar as vendas e a entrada de recursos para a continuidade do negócio.

8. Realize reuniões semanais com os colaboradores

Além da reunião ser realizada para apresentar dados, conquistas e alcance de metas pela empresa, serve também para a definição de um plano de ações e a elaboração de novas estratégias de atendimento.

Isso porque os colaboradores vão precisar lançar mão de novas formas de atuação. É importante transmitir informações claras e precisas sobre a real situação da empresa e mostrar a relevância dos esforços aplicados nessa hora.

Agora, sim, você sabe como aumentar as vendas do seu negócio durante a pandemia provocada pelo coronavírus. Não deixe de adotar as dicas apresentadas para usufruir dos seus benefícios e melhorar os resultados nesse período tão desafiador.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais para que seus contatos também fiquem a par das nossas dicas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.