Cortar de gastos – saiba como fazer de forma estratégica

A recessão econômica provocada por uma crise gera grandes impactos que podem levar ao aumento dos preços dos produtos e serviços, à elevação da taxa de desemprego e à redução do poder de compra dos clientes. Para evitar que fatores internos e externos afetem a manutenção e a sobrevivência do negócio, é necessário implementar um plano de austeridade para cortar gastos na empresa.

Não há como negar os momentos difíceis que o país está enfrentando quando o assunto é economia. Porém, estratégias bem implementadas podem ajudar a empresa a manter a competitividade no mercado. Confira o que fazer para reduzir custos e preservar a saúde financeira dos negócios!

Avalie os gastos e as despesas

Antes de cortar os gastos e as despesas da empresa, é necessário fazer uma avaliação detalhada em relação ao que está sendo gasto, como está sendo empregado e quais departamentos estão obtendo os melhores resultados. Logo, o primeiro passo é conhecer o setor produtivo e a área gerencial para identificar possíveis desperdícios de recursos.

Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa e do controle do fluxo de caixa, que aponta todas as entradas e saídas da organização em um certo período. Assim, você terá mais segurança para criar uma nova gestão de recursos e um plano para realizar os cortes.

Reestruture as políticas corporativas

As políticas corporativas servem para direcionar as ações dos colaboradores. Contudo, em muitos casos, elas precisam ser alteradas para tornar o negócio mais eficiente e, também, para cortar gastos na empresa.

A boa notícia é que isso pode ser feito sem colocar em risco alguns benefícios oferecidos aos funcionários. Nesse sentido, uma alternativa é eliminar a permissão para que os empregados façam hora extras ou possibilitar o home office para minimizar os custos sem prejudicar o funcionamento da companhia.

Conte com o apoio dos colaboradores

Informe sua equipe sobre a necessidade de reduzir custos. Juntos, todos os funcionários podem colocar em prática várias medidas para economizar, seja digitalizando documentos para evitar o uso de papel ou desligando as máquinas e os aparelhos que não estão sendo usados. O mais importante e deixá-los bem informados para que a metas sejam compartilhadas e se tornem mais fáceis de serem alcançadas.

Estude processos para identificar e eliminar vícios

É importante que o time seja capaz de entender o custo médio de cada área por período para, então, estabelecer qual seria o gasto adequado para equilibrar as contas. Também, é necessário definir as prioridades, encontrando o ponto ideal em que um certo nível de investimento deve ser mantido em detrimento de outro. Rever os processos em busca de detectar erros e vícios que podem levar a retrabalhos e desperdícios é outra prática essencial.

Negocie com os fornecedores

Quando a situação financeira não está indo muito bem, o risco de inadimplência é grande. Para evitar problemas com os fornecedores, tente fazer uma negociação sobre os valores a vencer, seja por meio de um novo parcelamento, seja por adiamento da dívida por alguns dias, por exemplo. Além disso, busque alguma maneira de adquirir os insumos essenciais por um preço melhor. Caso isso não seja possível, uma boa pesquisa de mercado poderá ajudar a solucionar o problema.

Invista em tecnologia e automatização

Outro ponto que precisa de atenção é a utilização da tecnologia nas empresas. Essa prática pode colaborar com a redução de custos de duas formas:

  • existem softwares específicos para auxiliar no controle financeiro, como no monitoramento da entrada e saída de recursos, o que é essencial para que os cortes sejam realizados de maneira consciente;
  • o uso da automação ajudar a reduzir vários gastos — com mão de obra, por exemplo.

Mesmo que as crises sejam desafiadoras, existem estratégias que, quando bem elaboradas e executadas, ajudam a cortar gastos na empresa sem afetar a produção. No entanto, para que os resultados saiam como o esperado, é importante realizar um planejamento financeiro bem estruturado. Assim, o negócio será capaz de manter-se competitivo diante dos reveses do mercado.

Gostou deste artigo? Então, se cadastre abaixo agora mesmo para receber conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.