Saiba o que é gestão de crise e como a WeCont pode ajudar!

O sonho de todo empreendedor é ver o seu negócio estável. No entanto, fatores externos e internos acabam influenciando nessa estabilidade e obrigam os gestores a buscarem por alternativas inovadoras que trabalhem na solução dos problemas. Nesse contexto, a gestão de crise é uma alternativa para garantir a sustentabilidade do negócio tanto nas fases boas, como nas ruins.

Tanto na vida pessoal como na vida profissional, ter uma postura preventiva é o melhor caminho para minimizar os impactos negativos. Quer saber como fazer isso? A gente te CONTa tudo neste post, confira!

O que é gestão de crise

Em síntese, a gestão de crise é uma metodologia que procura reunir todas as forças da empresa para reduzir os impactos negativos de um problema, seja ele interno ou externo.

O novo coronavírus é um dos exemplos mais recentes que atingiu organizações de todos os portes. Praticamente o mundo todo está em quarentena e, com isso, grande parte das empresas se viram obrigadas a paralisar suas atividades.

No entanto, as crises também podem acontecer em proporções menores e igualmente catastróficas. Um boato sobre a empresa, a reclamação de um cliente insatisfeito ou um erro no pagamento de tributos podem arruinar a imagem da marca, abalar sua credibilidade e esvaziar o bolso do empreendedor.

Como funciona a gestão de crise

A gestão de crise é um processo que envolve todas as áreas da empresa e deve ser trabalhada de maneira preventiva. Por isso, é muito importante que as empresas tenham consciência de que é necessário estipular um protocolo para isso.

Da mesma forma que uma organização estabelece sua cultura organizacional, ela deve elaborar um manual que possa orientar as estratégias de contenção de problemas. Para isso, o mais adequado é criar um comitê, estipulando os profissionais adequados para coordenar equipes e assumir o diálogo com clientes externos e internos.

Como a imagem da marca é um dos ativos mais valiosos para a sustentabilidade do negócio, é preciso pensar no posicionamento frente aos colaboradores e ao público por meio da estratégia de comunicação da empresa e das redes sociais.

Isso tudo sem se esquecer dos parceiros, como as consultorias, que podem ajudar a empresa a contornar as situações mais delicadas e inimagináveis. Por serem algo que ninguém espera, as crises acabam não sendo contempladas pelos planos de prevenção e exigem uma medida rápida para minimizar os impactos.

Boas práticas

Independentemente da estratégia adotada para contornar os períodos negativos, a gestão de crise exige algumas boas práticas. Especialmente para trabalhar de maneira preventiva ou amenizar os efeitos em curto prazo.

Em geral, adotar a tecnologia para automatizar e otimizar processos é uma prática que traz benefícios para toda a rotina da empresa. Como uma das vantagens da inteligência artificial é proporcionar um processo de decisão mais seguro e orientado a dados, a sua utilização já é meio caminho andado para ter a organização necessária para driblar os maus momentos.

Quando o problema acontece, a comunicação empresarial se torna fundamental. O time responsável por se comunicar com colaboradores, imprensa, fornecedores e parceiros comerciais precisa estar preparado para agir nas primeiras 24 horas.

É comum que, neste primeiro momento, a empresa não tenha respostas para todas as perguntas. Contudo, assumir uma posição diante do caos é fundamental. Ainda utilizando a COVID-19 como exemplo, uma das perguntas mais comuns foi sobre o isolamento social.

Nesse caso, muitas empresas optaram por colocar os colaboradores para trabalhar em home-office e avisar, via aplicativo de troca de mensagens, os procedimentos relacionados à quarentena.

Por ser um momento delicado, é fundamental que o líder escolhido para se relacionar com as equipes seja um bom comunicador, paciente e empático.

Ferramentas que podem facilitar o papel do gestor

Após longos anos trabalhando com CONTabilidade, a WeCont decidiu que era hora de ir além e transformar as operações obrigatórias em ferramentas que pudessem facilitar a vida do gestor, viabilizar negócios e, de quebra, trabalhar com a gestão de crise.

Aqui na WeCont, estamos prontos para sermos seu parceiro em todas as fases do seu negócio, diminuindo custos e alavancando o desenvolvimento de maneira ágil, por meio de estratégias digitais e inovadoras. Veja os recursos que oferecemos.

Automatização de processos

Nossa plataforma permite que o usuário faça uploads e downloads dos seus documentos sempre que for necessário. Além de automatizar os processos fiscais e CONTábeis, também auxilia na otimização das atividades do departamento pessoal, como:

  • folha de pagamento e pró-labore;
  • férias;
  • admissão;
  • rescisão.

Aprimoramento de serviços contábeis

A tecnologia é uma ótima aliada para a implementação de projetos que permitam a diminuição de custos, sem perder a qualidade nos serviços.

Em relação aos processos CONTábeis, os recursos digitais promovem o aperfeiçoamento das atividades com agilidade, economia e segurança. Veja algumas demandas que a WeCont facilita para você:

  • apuração de impostos;
  • entrega de obrigações acessórias;
  • escrituração dos livros fiscais;
  • consultoria contábil;
  • consultoria em legalização de empresa;
  • legalização de empresa.

Melhorias nos processos de tomada de decisões

O seu negócio pode ter um grande potencial de crescimento, ser competitivo e inovador. Mas nada disso adianta se não tomar as decisões certas, especialmente nos momentos de crise e recessão.

A WeCont é a parceira ideal para esses momentos, oferecendo um apoio para que você possa planejar o futuro e enxergar o caminho certo tanto nas horas difíceis como nos momentos de tranquilidade e prosperidade.

Consultoria tributária para redução de custos

O conhecimento técnico tributário adquirido pela WeCont após anos de experiência e especializações pode trazer melhorias significativas no que causa mais impacto em uma empresa: suas finanças.

Uma das maiores reclamações de gestores de empresas dos maiores variados portes está relacionado ao pagamento de impostos. Realmente, a carga tributária no Brasil é muito alta e, por isso, a WeCont oferece consultoria tributária de qualidade para você diminuir os custos relacionados aos tributos, sem desrespeitar a lei.

O uso da tecnologia para organizar e automatizar as tarefas burocráticas da empresa garante que os processos sejam realizados de maneira segura. Tal atitude é fundamental não apenas para a gestão de crise, mas para garantir a sustentabilidade do negócio em qualquer fase.

Se você está procurando um parceiro eficiente, que saiba agir na prevenção e na solução de problemas, a WeCont é a melhor alternativa do mercado. Conheça mais sobre os nossos serviços!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.