VUCA: veja como aplicá-lo na realidade das empresas

O mundo dos negócios tem passado por um forte período de transformação, reflexo do surgimento de novas tecnologias e hábitos de consumo. Essa mudança pode ser abreviada como VUCA, um acrônimo de quatro palavras em inglês.

Antes de explicar seu significado, vamos falar um pouco do seu impacto. O mundo VUCA promove transformação constante das coisas, também gera mais incerteza e complexidade. Por isso, para sobreviver, é preciso investir em boas práticas gerenciais e contábeis.

Nos próximos tópicos, ganhamos profundidade no assunto, explicamos exatamente o que VUCA significa e como aplicá-lo à realidade da empresa. Boa leitura!

O que é mundo VUCA e qual o seu impacto?

O mundo dos negócios passa por transições cada vez mais rápidas. Em apenas alguns meses, algumas tecnologias podem ganhar o mundo e outras deixar de existir. O mesmo ocorre com empresas, que podem experimentar grande sucesso ou fracassar.

Para compreender isso, vale estudar o acrônimo VUCA. Ele abrevia quatro palavras que caracterizam muito bem o mundo dos negócios, o comportamento de consumo e até o uso de tecnologias. Essas palavras são apresentadas a seguir:

  1. volatility (volatilidade) — as mudanças estão cada vez mais rápidas;
  2. uncertainty (incerteza) — é muito difícil prever o resultado de uma ação;
  3. complexity (complexidade) — há um enorme emaranhado de causas;
  4. ambiguity (ambiguidade) — as coisas têm cada vez mais significados.

Sendo assim, o mundo VUCA é caracterizado pela volatilidade (altos e baixos), o que gera incerteza quanto aos resultados futuros, revela uma grande complexidade entre causas e efeitos, bem como ambiguidade na interpretação dos significados.

Como aplicar o mundo VUCA na realidade da empresa?

Agora que você entende o que é VUCA, precisa garantir que sua empresa esteja adequada a esta nova realidade, de modo que tire proveito das mudanças e obtenha vantagem competitiva. A grande questão é: como fazer isso? Fornecemos algumas dicas a seguir.

Deixe a estratégia emergir

Em um mundo tão complexo, estratégia não é coisa somente da alta administração. Ela pode surgir na base da organização, com os operários, e depois emergir até chegar no topo, o que é chamado de estratégia emergente (uma interpretação moderna de estratégia).

Para ficar mais claro, você pode pensar na estratégia emergente como um processo de aprendizado organizacional. Boas práticas, ainda que não planejadas, são realizadas pelos operários, depois reconhecidas pelos líderes e definidas como modelo de trabalho.

A ideia de estratégia emergente surgiu com Henry Mintzberg, estrategista canadense. Para ele, empresas presentes em ambientes altamente complexos devem deixar que a estratégia surja da base. Ao líder, cabe reconhecer e estimular as melhores estratégias emergentes.

Descubra como gerenciar as mudanças

Outro ponto importante é saber lidar com a mudança. Como explicado, no mundo VUCA, as mudanças são constantes e geralmente aceleradas. Isso significa que empresas e times de trabalho devem aprender, desaprender e aprender novamente, sem cansar.

Não há um conjunto invariável de passos para lidar com a mudança, mas existem algumas boas práticas que devem ganhar forma na empresa. Aprimorar a comunicação interpessoal, investir em mais transparência e descentralizar a tomada de decisão são bons exemplos.

Invista em pesquisa e desenvolvimento

Alguns profissionais podem acreditar que pesquisa e desenvolvimento (P&D) são coisa de laboratórios científicos ou grandes indústrias. Isso não está correto. Pequenos negócios também podem investir em inovação e desenvolver seus produtos.

Na medida em que aprende a inovar, conta com muitos benefícios. Primeiro, lida com o limite do que é conhecido e pode descobrir novos mercados, os chamados oceanos azuis. Além disso, pode ser o primeiro a lançar algo novo, obtendo a vantagem do pioneirismo.

Para aproveitar em P&D, é necessário trabalhar com ciclos de criação, aprendizado e desenvolvimento, de modo que cada versão do seu produto seja melhor e mais próxima das demandas dos clientes finais. Assim, conseguirá inovar consistentemente.

Não seja inimigo da tecnologia

Para aplicar o VUCA, sua empresa definitivamente não deve ser inimiga da tecnologia. Por mais que você não se sinta atraído por temas como big data, inteligência artificial e internet das coisas, deve entender que eles ganham cada vez mais espaço nos negócios.

Portanto, aproveite o que há de melhor em termos de tecnologia. Garanta que seu negócio esteja na vanguarda do mercado, extraindo o máximo de valor possível das tecnologias que se fazem presentes e entregando valor adicional aos consumidores, seus clientes finais.

Não se prenda a longos planejamentos

Por fim, tenha em mente que longos processos de planejamento podem mais atrapalhar que beneficiar seu empreendimento. É duro dizer isso, mas também é realidade. O mundo está mudando rapidamente e, por melhor que seja o plano, ele pode ficar defasado logo.

Então, é preciso encontrar fórmulas que orientem seu negócio, mas sem travá-lo. Existem alguns métodos ágeis que podem ajudar, como o growth hacking ou o learn startup. A ideia por trás dessas técnicas é simples: aprender fazendo e padronizar o que funciona.

Além de tudo, é preciso lembrar que execução é mais importante que um grande plano. Você e seu time devem estar dispostos a entregar o melhor diariamente, fazendo um ótimo trabalho para que o negócio cresça e obtenha uma parcela de mercado cada vez maior.

Quais desafios devem ser superados?

Até aqui, discutimos o que é VUCA e como aplicá-lo ao seu negócio, agora vamos explicar quais desafios devem ser superados. Existem muitos, mas alguns são mais frequentes. Ao reconhecê-los e administrá-los, torna-se possível melhorar os resultados do negócio.

Um grande desafio é a mudança do comportamento de consumo. Os clientes estão cada vez mais exigentes e conectados. Assim, torna-se crucial fornecer respostas rápidas e precisas, além de construir uma estrutura organizacional centrada na necessidade do consumidor.

As frequentes mudanças do mundo VUCA também implicam em desafios econômico-financeiros, de modo que o líder de negócio deve tomar ótimas decisões de financiamento e investimento. Para tanto, é preciso contar com relatórios e dados contábeis robustos.

Veja, agora você está por dentro do tema e entende muito mais do mundo VUCA, como aplicá-lo na empresa e como lidar com seus desafios. Lembre-se de que fatores como volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade estão modelando o mundo dos negócios e devem ser aproveitados para melhorar seus resultados. Assim, sua empresa será beneficiada.

Gostou do nosso artigo, não é mesmo?! Aproveite para deixar seus amigos por dentro do conceito de VUCA, é só compartilhar nosso artigo em suas redes sociais. Vamos lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.