cultura organizacional

O que é cultura organizacional e por que é tão importante para a empresa?

A cultura organizacional é a coleção de valores, crenças, atitudes e comportamentos que regem as relações, os projetos, as estratégias, as políticas e o atendimento de uma empresa. Não se trata apenas de ter a missão e visão definidas, mas incorporada no dia a dia, direcionando o trabalho de todos os envolvidos com o negócio.

Ter uma cultura bem definida é tão importante que pode ser considerada como uma estratégia para atrair, reter e motivar talentos. Logo, é elemento fundamental para o sucesso da organização.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Definição de cultura organizacional

A cultura organizacional é construída como as mais variadas culturas ao redor do mundo. Pense na cultura brasileira, indígena, norte-americana ou europeia. Todas elas são formadas considerando sua história, tradições, rituais, maneiras de ver o mundo e lidar com as situações.

No ambiente corporativo, ela pode ser definida como a personalidade de uma empresa, moldada pelas crenças do fundador da organização ou, no caso de corporações mais antigas, dos líderes que já passaram pela companhia.

Geralmente, tais ideias são levadas adiante, mesmo depois que essas pessoas não estão mais por perto. Elas permanecem consistentes ao longo do tempo, trazendo às empresas uma identidade única.

Entretanto, isso não significa que a cultura organizacional não possa ser moldada e aprimorada com o passar dos anos. De tempos em tempos, é importante que ela seja revisada, já que os perfis profissionais e dos consumidores também se transformam. O importante é que a essência do negócio não se perca.

Vantagens de contar com uma cultura organizacional bem definida

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a cultura de uma empresa, vamos mostrar as vantagens de sua implementação. Acompanhe!

Torna os colaboradores mais engajados

Uma vez que a cultura organizacional une os colaboradores de uma empresa, ela pode aumentar o engajamento, a motivação e, consequentemente, a produtividade.

Colaboradores engajados não só produzem mais como se tornam embaixadores do negócio, divulgando amplamente a marca para familiares, amigos e outras pessoas do seu círculo social — o que é muito importante para difundir a imagem corporativa.

Além disso, o engajamento desperta o senso de pertencimento, fazendo com que as equipes realmente se responsabilizem pelos resultados esperados.

Quanto mais informações a respeito da diversidade, das expectativas para o futuro do trabalho e da gestão de pessoas a empresa tiver antes de construir sua cultura, melhor será o resultado.

Diferencia a empresa dos concorrentes

A cultura da empresa é fundamental para garantir a vantagem competitiva do negócio. Quando suas ações resultam em um ambiente mais acolhedor, os colaboradores sentem-se felizes em ir ao trabalho todos os dias.

Um time motivado produz mais e presta um atendimento melhor aos consumidores. Com isso, além de estabelecer laços, conseguem trabalhar na criação de produtos e serviços inovadores, promovendo o destaque da marca.

A criatividade também costuma fluir muito melhor. Aliás, vale lembrar que tal atributo é indispensável na criação de campanhas para atrair e reter clientes externos e internos.

Contribui para uma imagem positiva do negócio

Quando os colaboradores absorvem a cultura, esse conceito começa a ser notado no atendimento ao cliente, na elaboração de novos projetos, na construção de estratégias de mercado e na comunicação da empresa com consumidores, fornecedores e parceiros de trabalho.

Por se tratar da personalidade do negócio, ela contribui diretamente para a construção de uma imagem positiva no mercado. Em síntese, tudo o que sua empresa fizer será facilmente reconhecido, já que há uma identidade bem definida.

Dicas de como promover a cultura organizacional no negócio

Construir e implementar uma cultura empresarial não é uma tarefa complicada, mas exige atenção a alguns detalhes. Conheça os principais!

Documentar as normas da cultura da empresa

Muitas vezes, a cultura de uma empresa fica só no papel. Ou seja, não há uma conexão entre ela e o envolvimento dos colaboradores e suas atitudes dentro do trabalho.

Para que essa lacuna seja preenchida e a cultura implementada com sucesso, é fundamental elaborar um documento com normas e procedimentos que devem ser seguidos diariamente.

Alinhar os objetivos da cultura ao perfil dos colaboradores

Os objetivos da cultura organizacional e o perfil dos colaboradores devem permanecer alinhados. O intuito é garantir um maior engajamento das equipes aos valores praticados.

Ao facilitar essa conexão por meio da integração dos valores nas ações cotidianas, os profissionais entendem melhor a visão e a missão da empresa, despertando o senso de pertencimento. Isso contribui para que a cultura seja difundida de forma mais natural.

Incentivar o treinamento das lideranças

A percepção dos colaboradores com a cultura empresarial está diretamente relacionada com a forma na qual a liderança é conduzida e como a postura adotada por cada líder está alinhada aos valores da empresa.

Uma das tarefas da liderança é ensinar pelo exemplo. Manter os líderes em treinamento contribui para que suas atitudes estejam sempre adequadas à personalidade da empresa.

Promover ações de aproximação da equipe

Assim como os líderes desempenham um papel importante na cultura empresarial, a interação entre os colegas de trabalho também é importante para estabelecer um ambiente saudável. Aliás, muitas vezes, o contato entre as equipes é mais profundo que a relação entre líderes e liderados.

Ainda assim, é fundamental investir em ações que promovem a aproximação e a integração das equipes. Desse modo, sentimentos podem ser compartilhados. Vale lembrar que bem-estar gera bem-estar, assim como indignação gera indignação. Logo, a empresa precisa monitorar o que acontece em seu espaço.

Manter os colaboradores próximos uns dos outros e da empresa é uma forma de propiciar um ambiente agradável e antecipar-se a possíveis conflitos, mediando situações e promovendo uma cultura saudável. Já parou para pensar nisso?

Quando a cultura organizacional é humanizada e inclusiva, a tendência é que a empresa tenha um time mais produtivo e diverso. A diversidade agrega valor à marca, ajuda a construir equipes mais criativas, contribui para um ambiente agradável e gera vantagem competitiva.

A cultura da sua empresa preza pela diversidade? Conta pra gente nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.