diversidade

Gestão da diversidade: entenda o que é e como funciona

Elaborar estratégias para alcançar o diferencial competitivo em uma empresa deve ser preocupação de qualquer empreendedor. Afinal, determinadas ações contribuem para o crescimento saudável do negócio e a satisfação dos profissionais.

Além disso, as equipes que contam com uma gestão da diversidade efetiva também se destacam, especialmente em um período no qual as pessoas desejam saber sobre os valores de uma marca antes de decidirem pela compra ou contratação de um serviço.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda o que é a gestão da diversidade e quais são os benefícios que ela traz às empresas. Confira!

O que é a gestão da diversidade?

As discussões sobre diversidade estão presentes na sociedade desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A partir dessa época, foram identificadas algumas necessidades, como o espaço das mulheres no mercado de trabalho e a coexistência de várias gerações coexistirem em um mesmo ambiente devido ao aumento contínuo da expectativa de vida.

No entanto, o termo só apareceu a partir da década de 1990, período no qual também iniciou a gestão da diversidade. Trata-se de uma área na qual as organizações buscam oferecer um diferencial aos seus colaboradores, aprimorando processos e adotando ações para que eles se relacionem de forma positiva no ambiente de trabalho.

Ao abordarmos sobre diversidade, estamos nos referindo à diferença de pensamentos que existem entre pessoas de diferentes classes e faixa etária. Em outras palavras, o conceito engloba os pontos de vista distintos (desde que não firam os direitos humanos), bem como a diversidade cultural, de gênero e comportamental.

Qual o papel das empresas em prol da diversidade?

As empresas cumprem um importante papel em prol da diversidade. Afinal, por meio de suas estratégias, existe a possibilidade de oferecer um ambiente saudável para os colaboradores, promover a igualdade salarial, além de debates que refletem em uma comunidade como um todo.

Precisamos alertar que o preconceito, muitas vezes, é presenciado nas relações de trabalho. De acordo com estudo da PNAD Contínua, o número de mulheres no Brasil, em 2018, é superior ao de homens (51,8%). No entanto, elas representam somente 13,6% dos cargos de liderança, uma disparidade que precisa ser superada.

Como promover a gestão da diversidade nas empresas?

Algumas soluções podem ser adotadas para promover a gestão da diversidade nas empresas. A seguir, selecionamos algumas delas. Veja!

Conte com uma equipe própria para isso

Defina colaboradores que estejam empenhados na causa para trabalharem continuamente em prol da diversidade e elaborarem ações que visam conscientizar toda a empresa. Assim, teremos profissionais focados para o desenvolvimento da diversidade, os quais poderão acompanhar os resultados que as práticas trazem para o ambiente de trabalho.

Analise o quadro de colaboradores

Para entender como sua empresa se comporta em relação à diversidade, faça um estudo sobre o atual quadro de colaboradores, analisando o percentual de mulheres em cargos de liderança ou de pessoas de diferentes etnias em seu time. , além de verificarem como esses dados estão equiparados com os números reais. Se a meta é contar com 50% de mulheres em sua equipe, o desafio será executar ações para alcançá-la.

Avalie ações a serem implementadas

Após estudos, avalie as principais ações a serem tomadas para que a empresa seja mais diversa e transmita esses conhecimentos para a gestão de pessoas. Entre os pontos a serem destacados, avalie como aprimorar os processos de recrutamento e seleção, realizar eventos de conscientização e investir em comunicação interna para que a equipe esteja por dentro do propósito da companhia.

Quais os benefícios da gestão de diversidade?

Agora que você está familiarizado com o conceito e sabe o que pode fazer para promovê-lo, selecionamos os principais benefícios trazidos pela gestão de diversidade em uma empresa. Confira!

Valoriza grupos de minoria

O primeiro deles é a valorização de grupos de minoria. Ao identificar melhorias para o seu quadro de profissionais, priorize essas pessoas nos processos de recrutamento e seleção. No entanto, é preciso estar preparado para recebê-las, modificando processos e alterando a infraestrutura — no caso das pessoas com deficiência (PCDs), por exemplo.

Contribui para uma empresa mais plural

Contar com um ambiente plural possibilita a implementação de uma cultura baseada em gente, traz inovação para a equipe, além de reduzir conflitos e melhorar a imagem da empresa. Assim, o ambiente estará mais propício à inovação e contribuirá para a satisfação dos colaboradores, aumentando a produtividade.

Diminui a rotatividade

Buscar por estratégias que reduzem a rotatividade em uma equipe é um dos desafios de qualquer gestão. Esse gargalo aumenta custos, além de ocasionar a perda de capital intelectual e talentos promissores. Ao preocupar-se com a diversidade, profissionais que acreditam nesses valores estarão mais engajados com suas funções, o que contribui significativamente para a retenção de pessoal.

Gera senso de pertencimento

O senso de pertencimento está relacionado a um contexto no qual a equipe de fato “veste a camisa” do negócio, sendo propagadora de sua marca e contribuindo para resultados mais efetivos. Entre as vantagens para a empresa, destacamos a diminuição de conflitos internos, a comunicação mais fluida e objetiva, além de uma equipe mais motivada.

Propicia a competitividade

Todos os benefícios mencionados tornam a empresa mais competitiva. Afinal, vale lembrar que as pessoas se preocupam cada vez mais com a diversidade no momento de fazer suas escolhas, optando por organizações atentas à questão.

Sendo assim, empresas que investem seu capital para trazer melhorias para a comunidade saem na frente. Além disso, suas ações passam a ser divulgadas pelos próprios clientes, que se orgulham de contribuírem com uma sociedade mais plural e diversa.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é a gestão da diversidade e como promovê-la, além de conferir quais são os benefícios que ela traz para sua equipe. Para o sucesso na implantação, é fundamental planejamento e incentivo por parte dos colaboradores. Assim, as vantagens de investir em um ambiente mais diverso logo serão percebidas.

Gostou do artigo e deseja ficar por dentro de outras novidades? Se sim, é só nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.