separar as despesas pessoais das contas da empresa

Saiba como separar as despesas pessoais das contas da empresa

Saber como separar despesas pessoais das contas da empresa é fundamental, independentemente do porte da companhia, tendo em vista que essa é uma ação que deve ser praticada desde o início da constituição do negócio para garantir seu crescimento sustentável e destaque perante a concorrência.

Isso porque a mistura desses valores pode causar diversos problemas para a organização, evitando que seja possível avaliar sua lucratividade com precisão, identificar riscos e elaborar medidas para evitá-los.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar como separar as despesas pessoais das empresariais e, assim, ter uma gestão financeira eficiente. Acompanhe!

Tenha duas contas separadas

Mesmo que muitos empresários consigam administrar bem suas finanças pessoais e empresariais por meio de somente uma conta bancária, é muito melhor ter duas contar separadas.

Quando todos os valores se misturam, fica muito difícil compreender se a empresa está tendo lucro ou prejuízos, e essa separação vai impedir que essa dúvida ocorra. Entre as principais causas para providenciar contas diferentes estão:

  • eliminar os riscos de o pagamento de uma despesa empresarial atrasar por falta de dinheiro;
  • simplificar a identificação dos lançamentos;
  • impedir que os gastos pessoais se misturem com os gastos empresariais no momento de conferir os extratos;
  • facilitar a comprovação de renda para a Receita Federal;
  • evitar que o empresário acabe usando o limite de crédito ou os cheques da empresa para quitar suas dívidas pessoais, entre outros.

Seja organizado

É imprescindível que você seja uma pessoa organizada, já que isso é muito importante para manter um bom controle financeiro tanto pessoal quanto empresarial. Apenas os indivíduos que têm organização conseguem superar os desafios do dia a dia e pagar suas contas sem precisar usar o caixa da empresa, que em um momento de aperto sempre parece a melhor opção.

Por esse motivo, antes de tomar qualquer decisão, procure se organizar ao máximo para separar o seu caixa pessoal do caixa da instituição.

Tenha um controle financeiro otimizado

Em muitos casos, fica difícil saber como separar despesas pessoais das contas da empresa por falta de tempo em realizar um bom controle financeiro, fazendo com que os responsáveis acabem postergando essa tarefa para atender as demandas imediatas do seu negócio.

Nesse caso, não há problema algum em solicitar ajuda a um profissional capacitado e de confiança que auxilie você a realizar esse controle. Pelo contrário, essa pode ser uma excelente ideia.

Outra opção é usar softwares ou aplicativos contáveis, que colaboram com a organização de todas as informações financeiras da companhia, tendo em vista que esses dados geram impactos na contabilidade, pois, além de simplificar a apuração e recolhimento de imposto, ajudma na organização da folha de pagamentos, elaboração de relatórios contábeis, monitoramento do fluxo de caixa e demais funcionalidades.

Estabeleça um pró-labore para os sócios

Entre os principais erros cometidos pelos empreendedores está o de ficar retirando capital do caixa da companhia conforme as suas necessidades particulares. No entanto, muitos não dão a devida atenção ao fato de que, se o lucro do negócio está indo para o seu bolso, provavelmente a empresa não tem investimentos, o que prejudica o seu desenvolvimento sustentável.

Para impedir esse tipo de situação, o aconselhável é definir um pró-labore para os sócios. Além desse pró-labore, também é necessário estipular as retirar com fundamento na antecipação dos lucros.

O importante é somente ter em mente que, os recursos que são usados para remunerar os sócios, também servem para investir no negócio. Por esse motivo, essa quantia deve ser avaliada de maneira minuciosa, para suprir não apenas as demandas individuais, mas também as da empresa.

Defina uma reserva mensal

Devido às frequentes variações e instabilidades no cenário econômico, é imprevisível o que pode ocorrer. Por isso, um empresário experiente consegue entender quando sua empresa não pode contar somente com a quantia do faturamento mensal, sendo preciso fazer uma reserva para assegurar a sobrevivência da companhia em casos de incidentes.

O mesmo acontece na vida pessoal. É necessário realizar uma reserva que possa garantir o seu sustento e da sua família casos as coisas comecem a ir mal na empresa e você precise estagnar o pró-labore por um período até que a organização consiga se recuperar. Afinal, fica difícil prever como será o dia de amanhã.

Não leve contas particulares para a empresa

Essa é uma regra básica: nunca leva as despesas da sua casa para a sua empresa, nem o contrário. Tapar um buraco abrindo outros é um indício forte de que algo de errado acontecerá no futuro. Por esse motivo, mantenha sempre as despesas da residência separadas das contas empresariais.

É justamente com ações que parecem ser pequenas e inofensivas que a mistura de contas acontece. Geralmente começa por um dia atribulado em que você vai ao supermercado com o cartão da companhia. Ao voltar para o escritório você se lembra que precisar parar no posto de gasolina e abastece com o cartão novamente e, assim, vai realizando gastos sucessivos com o dinheiro que deve ficar na empresa.

Então, o dia termina e você acaba se esquecendo de transferir todo o dinheiro gasto para a conta da empresa e, quando percebe, ela está no vermelho devido ao enorme rombo financeiro que ficou.

Por isso, por motivo algum use o cartão da organização, conta online ou outros meios para pagas as contas ou despesas que não sejam do negócio. Da mesma maneira, não retire dinheiro da sua conta particular para suprir as necessidades empresariais.

O caixa da empresa e suas operações devem representar única e exclusivamente os gastos dela e são dados relevantes para o controle contábil e auxílio nas tomadas de decisões.

Conseguiu entender como separar despesas pessoais das contas da empresa? Ao implementar as estratégias aqui apresentadas fica muito mais fácil ter um controle eficiente do caixa e, dessa forma, evitar confusões que podem levar a sério problemas financeiros ou até mesmo à falência do negócio.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite sua visita em nosso blog para curtir a página no Facebook e ficar por dentro de todas as nossas publicações e compartilhamentos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.