estratégias de marketing para empresas

9 estratégias de marketing para empresas que você pode adotar no seu negócio

Adotar estratégia de marketing para empresas é fundamental para os estabelecimentos de qualquer porte e que desejam ser reconhecidos pelos clientes e se destacarem perante a concorrência. Trata-se de um conjunto de medidas usadas para a divulgação e comercialização de produtos e serviços ao público.

Por meio do uso correto do marketing, é possível usufruir de vários benefícios — maior visibilidade da marca, atração de clientes e, consequentemente, avanços nos resultados e na saúde financeira do negócio.

Pensando nisso, elaboramos este post para apresentar 9 estratégias de marketing que podem ser aplicadas no intuito de estimular o crescimento do seu negócio. Confira!

1. Blog

O blog é uma das estratégias mais usadas pelas empresas que buscam captar clientes de forma orgânica na internet — por meio da entrega de um conteúdo educativo, relevante e de qualidade. É possível escrever posts direcionados a responder várias dúvidas dos usuários, além de apresentar soluções específicas.

No entanto, é muito importante aplicar as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) nos artigos. Assim, a página aparecerá entre os primeiros lugares dos mecanismos de busca. Além disso, é preciso trabalhar bem as palavras-chave nos conteúdos e inserir títulos que atraiam os usuários.

A ideia é otimizar todos os textos para que as pessoas cheguem até eles quando pesquisarem por um assunto relacionando ao seu segmento.

2. Canal de vídeo

Muitas pessoas preferem consumir material em formato de vídeo, portanto, plataformas a exemplo do YouTube precisam ser usadas como estratégia de marketing para empresas. Quando você elabora conteúdos audiovisuais, consegue passar informações interessantes para o público de forma fácil de ser consumida. Essa pode ser uma excelente opção para divulgar seus produtos e serviços.

3. Avaliações dos clientes

Um dos aspectos mais influenciadores nas decisões de compra é a avaliação dos consumidores. Mesmo não podendo controlar tudo o que as pessoas dizem online, você pode solicitar aos clientes satisfeitos que façam avaliações sobre a empresa.

Para isso, identifique os locais mais importantes para as avaliações aparecerem, mande um e-mail para os clientes e motive-os a publicar uma avaliação. Caso alguém não teve uma experiência positiva, solicite que ele entre em contato para solucionar a insatisfação e evitar uma avaliação ruim.

4. Parcerias

Fazer parcerias é uma medida eficiente para elevar o alcance da empresa, contudo, encontrar bons parceiros e que estejam alinhados com o negócio é um tanto desafiador. Entre as parcerias possíveis a serem realizadas, estão:

  • co-produção de newsletter ou e-book;
  • guest post com outros blogs.

Nesse caso, o importante é identificar as pessoas ideais que podem contribuir para a atração de mais clientes e nas quais você consiga fazer o mesmo por elas. Dessa forma, terão um aumento de público nas duas organizações.

5. Influenciadores digitais

Atualmente, contar com a parceria de influenciadores é uma das estratégias que mais produzem retorno. No entanto, é importante ter em mente a necessidade de entregar valor antes de solicitar algo em troca.

Uma dica é começar entrando em contato com pessoas que se destacam no meio do mercado de influência digital — por meio de uma mensagem de apresentação. Isso pode ser feito por e-mail ou pelas redes sociais.

Depois de conversarem por um tempo, você pode iniciar com um pequeno pedido, como o compartilhamento nas redes sociais. À medida que a relação vai se estreitando, você pode continuar ajudando e solicitando o marketing deles em troca de algum produto ou serviço.

6. Redes sociais

Com o avanço da tecnologia fazendo com que as pessoas se encontrem cada vez mais conectadas, as redes sociais se tornaram excelentes canais de comunicação com o público — principalmente por esse fato de ser difícil encontrar alguém que não utilize nenhum dos meios disponíveis para se socializar.

Antes de tudo, é preciso entender onde está o seu público — Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros. Provavelmente, você terá que realizar as ações de marketing em mais de uma rede social, porém, é necessário estar atento para não focar demais em uma plataforma na qual sua audiência não se encontra.

Lembre-se de que as suas redes sociais precisam ser movidas por conteúdos relevantes para o usuário. Por este motivo, não fique somente realizando propaganda da empresa todo o tempo.

7. E-mail marketing

Um erro recorrente é ver o e-mail como uma estratégia de marketing ineficiente para empresas, já que muitas pessoas não leem as mensagens recebidas. No entanto, não é bem assim — ainda mais se os informativos tiverem textos interessantes para o leitor, e não apenas propagandas da sua marca.

Por exemplo, você pode elaborar uma newsletter e enviar informações que agreguem valor para os usuários cadastrados na página da empresa. Entre outros tipos de conteúdos que podem ser enviados, estão os e-books.

Essa é uma forma simples de manter a comunicação com seus consumidores em potencial e, ainda, conservar o engajamento dessas pessoas com seu negócio.

8. Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios pagos vinculados em outras páginas — principalmente naquelas que tenham alguma ligação com a empresa. A finalidade é atrair outros usuários que buscam por assuntos semelhantes ao do seu negócio. Assim, mesmo não conhecendo a marca, conseguem encontrá-lo em outros sites, blogs ou redes sociais.

9. Promoções

Uma alternativa que pode ser usada como estratégia de marketing para empresas é criar promoções com o intuito de incentivar os clientes a comprarem mais ou levarem outros consumidores para sua página.

Para isso, você pode usar alguns perfis do Instagram para realizar sorteios, tendo como regra, marcar outros usuários nos comentários da postagem. Essa é uma prática muito usada pelos estabelecimentos para ficarem mais conhecidos e ganharem seguidores.

Conseguiu entender melhor a importância da estratégia de marketing para empresas e como fazê-la de forma eficiente? Por meio das dicas apresentadas fica mais fácil planejar as ações que vão tornar a empresa mais conhecida e garantir que ela alcance resultados mais positivos.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para nos acompanhar nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades. Estamos no Facebook e no Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.