Entenda de uma vez por todas como lidar com a concorrência

Saber como lidar com a concorrência é fundamental para a empresa que deseja se destacar e manter sua posição no mercado. No entanto, essa não é uma tarefa tão simples assim, principalmente porque muitos empresários não sabem exatamente como realizar essa ação.

A concorrência existe em todos os segmentos, é algo saudável e interessante para o comércio, mas você não pode permitir que ela se torne um incômodo para o seu estabelecimento. Por isso, medidas para vencer os concorrentes precisam ser implementadas para garantir o crescimento sustentável do negócio.

Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura e veja as dicas que separamos!

Conheça seu mercado de atuação

Você precisa ser um entendedor do seu nicho. É necessário compreender o que o público pensa, onde encontrar bons fornecedores e acompanhar as alterações que ocorrem no mercado com frequência. Se você não tem domínio sobre o seu ramo, vai perder espaço para os concorrentes mais preparados.

Entenda melhor os seus concorrentes

Para se tornar um destaque entre os concorrentes, você deve conhecê-los. Saiba quais são aqueles que competem diretamente com sua empresa, acompanhe-os periodicamente e entenda o que os líderes do mercado fazem para conquistar os melhores resultados.

Você pode fazer uma visita para ver como é o tratamento com o cliente, conhecer as promoções oferecidas, comprar produtos, entre outros. Avalie quais são os pontos fortes e tente implementar aquilo que achar bom no seu negócio com o intuito de aprimorá-lo e reforçar seu diferencial.

Destaque os seus diferenciais

O que vai fazer a sua empresa ser vista como melhor que a concorrência é o conjunto de diferenciais oferecidos, por exemplo: qualidade no atendimento, agilidade na entrega, matéria-prima utilizada para fabricar o produto, tecnologia de ponta, inovação, marketing, reputação da marca, entre outros. Então, não perca mais tempo para investir nisso e conquistar seu espaço.

Faça a análise SWOT

Para saber como lidar com a concorrência, fazer a análise SWOT é uma boa ideia por se tratar de um método simples, usado com o intuito de averiguar a posição estratégica da companhia em seu segmento. SWOT é a sigla de “Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats”, sendo em português “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”.

Nesse caso, é feita uma análise do ambiente interno, que estabelece as forças e fraquezas, e do ambiente externo da companhia, que permite a identificação das oportunidades e ameaças.

Ambiente interno

É entendido como aquele em que a organização tem o controle.

  • forças — representam uma vantagem sobre os concorrentes;
  • fraquezas — algo que desfavorece o negócio em relação à concorrência.

Ambiente externo

Fatores nos quais a companhia não tem controle, por exemplo, alterações na lei, taxa de juros, crises econômicas, clima:

  • oportunidades — ocorrem quando um fator externo gera uma situação favorável para o negócio;
  • ameaças — são todos os elementos que propiciam um cenário desfavorável para a instituição.

Não entre na guerra de preços

Quando as empresas competem para ver quem consegue vender um item com o preço mais baixo, todos diminuem as margens de lucro e podem provocar grandes prejuízos financeiros ao negócio, podendo chegar à falência.

Por isso, o mais interessante é focar nos diferenciais dos seus produtos e serviços, tendo em vista que o cliente vai querer comprar com você por gostar dos seus produtos e não pelo preço.

Preze por um atendimento de qualidade ao cliente

Se você proporcionar uma boa experiência aos clientes, fará com que eles se tornem fiéis e indiquem sua empresa para a família, amigos e demais conhecidos. Então, contrate profissionais alinhados com os objetivos do negócio e preparados para esclarecer todas as dúvidas dos consumidores.

É preciso que a equipe seja simpática, gentil e paciente. Lembre-se de investir em treinamentos e capacitação, além de recompensá-los pelos resultados obtidos, afinal, os colaboradores precisam de motivação para serem produtivos e prestarem um bom serviço.

Conseguiu entender como lidar com a concorrência? Com essas dicas simples fica mais fácil implementar estratégias eficientes e que vão garantir bons resultados para a sua empresa. É importante ter em mente que qualquer empreendedor pode vencer seus concorrentes, independentemente do seu porte.

Gostou deste post? Aproveite a visita para ler “Faça uma coisa fofa pelo seu negócio!” e saber mais sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.