Mentoria: como fazer e por que adotar essa estratégia?

Oferecer uma mentoria online é uma forma de diversificar a sua carteira de infoprodutos e  alavancar o seu crescimento do seu negócio. Além do mais, é uma oportunidade de desenvolver o seu reconhecimento como autoridade no mercado. 

Por isso, neste artigo, explicamos como uma mentoria funciona e quais são os principais tipos de mentorias. Também citamos exemplos de mentorias disponíveis no mercado para você se inspirar. Veja ainda quanto tempo pode durar uma mentoria e  como fazer a precificação desse infoproduto. Boa leitura!

O que é fazer uma mentoria?

Você provavelmente já teve contato com a figura de um mentor em histórias contadas em livros e filmes. Esse arquétipo surge muitas vezes como um guia para a jornada de um herói. Um exemplo é o personagem Merlin, o mago que guia o lendário Rei Arthur e atua como conselheiro e tutor.  

Quando se trata do mercado de infoprodutos, uma mentoria online equivale a um processo de desenvolvimento em determinada área. Esse programa deve ter como base um planejamento estabelecido anteriormente. 

A ideia é de que o mentor, que já tem experiência e conhecimento em um determinado campo, oriente o mentorado a obter melhores resultados. O mentor também deve auxiliar no desenvolvimento de competências, com o uso de técnicas e métodos. 

Esse tipo de treinamento oferece vantagens em relação às metodologias tradicionais porque a curva de aprendizagem tende a ser mais curta. Afinal, devido à sua vivência,  o mentor pode analisar pontos positivos e outros que podem ser melhorados na trajetória do cliente. 

O mentorado também ganha a oportunidade de ser guiado por alguém que já lidou com diferentes desafios da área em que deseja se desenvolver. Com isso, terá a chance de aplicar as técnicas mais assertivas para aprimorar a sua performance.  

Qual o objetivo de uma mentoria?

A mentoria funciona de maneira flexível, no entanto, de maneira geral, o principal objetivo é o desenvolvimento do cliente e deve ter o foco nas suas necessidades. Por isso, durante os encontros com o mentor, o mentorado deve expor os seus objetivos para que o panorama seja conhecido. 

Depois, o mentor pode propor diferentes medidas, a serem executadas em curto e médio prazo, para que o mentorado coloque em prática. A cada reunião, esse processo pode ser reavaliado. Assim, o cliente irá receber frequentemente avaliações com a finalidade de alcançar as suas metas.

O programa de mentoria também pode envolver a identificação de barreiras que o mentorado apresenta e a definição de indicadores pessoais de desempenho. Além disso, o mentor deve oferecer suporte para tirar dúvidas, escutar as dificuldades e estimular a autonomia. 

Nesse sentido, é essencial pontuar que a função do mentor é de orientar e aconselhar. O intuito não é decidir pelo mentorado, mas fornecer ferramentas, transmitir a sua experiência e indicar passos para o seu desenvolvimento.  

Por que oferecer uma mentoria?

Oferecer uma mentoria é uma maneira de colocar em prática um propósito e mudar a vida de outras pessoas. Ao impulsionar o outro para chegar mais rápido onde deseja, você também ganha a possibilidade de aprimorar os seus próprios talentos. 

Se tornar um mentor ainda é uma maneira de compartilhar o conhecimento e a experiência que você já tem. Além disso, você pode conquistar como retorno a satisfação de ver o crescimento do seu cliente. 

Essa também é uma maneira de desenvolver a sua resiliência, imparcialidade, bem como a motivação para estimular o seu mentorado. De outro modo, oferecer uma mentoria é uma maneira de ampliar ainda mais o seu reconhecimento no mercado. 

O infoprodutor pode encontrar na mentoria online uma chance de alavancar os seus ganhos e escalar o seu negócio digital. O lançamento de uma mentoria é uma das medidas que podem ser adotadas dentro da estratégia da Espiral de Ascensão, um modelo que combina ações para retenção de clientes e diversificação da sua carteira de infoprodutos.

Dessa forma, se você já tiver lançado um curso online, pode começar a vender uma mentoria para clientes que já adquiriram o seu infoproduto em outro momento. Assim, você ganha a possibilidade de diminuir os custos com a captação de novos clientes.   

Quais são os principais tipos de mentoria?

Os principais tipos de mentoria são profissional, pessoal, empresarial, financeira e de liderança. Veja a seguir as características que geralmente fazem parte de cada uma dessas categorias de programas de mentoria. 

Mentoria profissional

Para começar, a mentoria profissional pretende oferecer direções para o cliente atingir objetivos profissionais. O mentorado deve entender onde precisa melhorar, definir as suas metas e as etapas para atingi-las. Já o mentor pode recomendar leituras, cursos e ferramentas. 

Essa mentoria de carreira é indicada para profissionais que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho ou para quem já está atuando no segmento que deseja, mas pretende evoluir na carreira.

Mentoria pessoal

A mentoria pessoal, por sua vez, pretende ajudar o cliente em áreas pessoais da sua vida. Portanto, pode aprimorar os relacionamentos amorosos, com familiares e amigos, a organização pessoal, além do autoconhecimento e da tomada de decisão. 

Durante esse processo, o mentorado pode descobrir os seus interesses e preferências. A mentoria pessoal ajuda a dar mais clareza ao cliente sobre o que ele deseja, construir relacionamentos mais saudáveis, entender pontos fortes e falhas, além de controlar as emoções. 

Mentoria empresarial

Já a mentoria empresarial é uma orientação voltada para empreendedores. O objetivo é que um empresário mais experiente ajude o mentorado a lidar com as dificuldades e descobrir como se estabelecer no mercado.  

Esse tipo de mentoria também pode auxiliar empreendedores que encaram alterações repentinas do setor em que atuam e encontrem rumos para a sobrevivência dos seus negócios. A mentoria empresarial contribui com a solução de problemas e para apoiar a tomada de decisões.

Mentoria financeira

A mentoria financeira, por sua vez, se destina a ajudar o mentorado a organizar os seus recursos financeiros. A depender do objetivo do cliente, é possível ajudá-lo a conseguir uma renda extra ou desenvolver uma reserva de emergência. 

Nessa modalidade, o mentor ainda pode indicar os tipos de investimentos mais adequados para o cliente. Assim, pode orientá-lo a aplicar os seus recursos em renda fixa ou variável, considerando a sua saúde financeira. 

Mentoria de liderança

De outra maneira, a mentoria de liderança pode ajudar o cliente a se tornar um líder inovador, eficiente e criativo. O mentor deve ser um profissional experiente em liderança e que já tenha alcançado reconhecimento no mercado. 

Já o cliente pode ser um líder que deseja expandir as suas habilidades ou alguém que almeja uma função de liderança. Assim, o mentorado deve compartilhar as suas dificuldades para desempenhar o cargo. Já o mentor deve transmitir sua expertise, bem como orientar sobre as competências necessárias para a liderança.   

Quanto tempo dura um processo de mentoria? 

A duração das mentorias pode variar, conforme o tipo e as necessidades dos seus clientes. Porém, a maioria dos programas de mentoria que existem no mercado duram, em média, seis meses. 

Nesse sentido, o mentor deve fazer um planejamento para os encontros, que podem ser individuais ou coletivos. Também é possível definir os conteúdos que podem ser abordados, como infográficos e vídeos. O planejamento ainda deve levar em conta os momentos direcionados para tirar dúvidas, dar aconselhamentos e feedbacks.

Do mesmo modo, é necessário estabelecer a frequência dos encontros, a exemplo de semanais ou mensais. Você ainda pode oferecer suporte para os mentorados por meio do WhatsApp.

3 exemplos de mentorias para você se inspirar

Agora que você já conhece os principais tipos de mentoria e como se planejar para lançar essa modalidade de infoproduto, conheça alguns exemplos disponíveis no mercado e se inspire. 

Thiago Nigro

Um dos principais infoprodutores do país, Thiago Nigro, conhecido pelo canal O Primo Rico, oferece o programa de mentoria “Imersão Método Primo de Fazer Negócios”. Sócio-fundador do Grupo Primo, Nigro é especialista em educação financeira e tem uma fortuna de R$ 22 milhões.  

G4 Educação

A edtech G4 Educação, que oferece educação executiva, conta com o programa G4 Imersão & Mentoria. A intenção é desenvolver estratégias e ferramentas para empreendedores, com aulas, sessões de mentoria, acesso à ferramentas e planilhas para aplicar nos negócios, além da comunidade de gestores para networking.  

Priscila Zillo 

A infoprodutora Priscila Zillo, fundadora do curso online para admissão à carreira diplomática Sapentia, idealizou um programa de mentoria junto com o marido, o também infoprodutor Pedro Sobral, especialista em tráfego. O programa de mentoria Parabellum é voltado para profissionais que querem se desenvolver no mercado digital. 

Como precificar a sua mentoria? 

Se você quer saber como precificar a sua mentoria, é importante, inicialmente, saber se o seu produto encontra similares no mercado. Assim, você pode comparar essas opções com a mentoria que você lançar, porque os seus clientes também devem analisar os valores cobrados pelos seus concorrentes. 

Caso a mentoria que pretende oferecer seja inédita ou muito rara no mercado, você pode adotar alguns passos para a precificação. É preciso levar em conta que, quanto mais caro for o programa, menos pessoas devem ser aptas a comprá-lo. 

Portanto, avalie se os seus clientes têm condição de arcar com os custos de uma mentoria de custo elevado. Além do mais, é possível fazer testes de precificação a cada lançamento, analisando os resultados. 

O infoprodutor Erico Rocha, por exemplo, lançou pela primeira vez o programa de mentoria Platinum, destinado para empreendedores de alta performance, por R$ 24 mil. Depois, o programa passou a custar R$140 mil. Esse caso mostra como o preço pode mudar ao longo do desenvolvimento do seu negócio e das condições do mercado que deseja atuar.  

Como a WeCont pode ajudar os infoprodutores

Gostou de entender como uma mentoria funciona e por que criar essa estratégia para o seu negócio? Aproveite para saber mais da WeCont, uma startup de contabilidade que promove um serviço de altíssima qualidade, com foco exclusivo no sucesso dos infoprodutores.

A empresa nasceu com o propósito de mudar a realidade dos empreendedores, para que deixem toda a burocracia para trás e possam usufruir de melhores resultados em seus negócios. 

As nossas estratégias digitais inovadoras podem alavancar o crescimento e aumentar a credibilidade da sua empresa. Com o apoio da WeCont, as suas ideias podem se transformar em negócios viáveis. Entre em contato com o nosso time de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.