6 filmes sobre empreendedorismo para você se inspirar!

6 filmes sobre empreendedorismo para você se inspirar!

Não importa a área de atuação, os empreendedores estão sempre em busca de maneiras de crescer, melhorar os resultados e ver a sua empresa decolar. Inclusive, existem muitos eventos, palestras e livros que podem ajudar nessa missão. Mas, você já considerou buscar inspiração em filmes sobre empreendedorismo?

Isso mesmo! A sétima arte está repleta de boa produções sobre pessoas que criaram as suas marcas do nada e se tornaram gigantes do mercado. E muitas dessas histórias, inclusive, são reais!

E além de garantir a diversão e um pouco de descanso, esses filmes sobre empreendedorismo vão mostrar como alguns grandes nomes superaram desafios parecidos com os seus. As ideias incríveis que eles tiveram são verdadeiras inspirações para a vida pessoal e profissional. Confira a nossa lista e prepare a pipoca!

1. À procura da felicidade

Essa produção é mais do que um dos filmes sobre empreendedorismo e tem como protagonista Will Smith, no papel de Chris Gardner. Definitivamente uma lição de vida e pode levar você às lágrimas.

Na obra, Chris tem problemas financeiros e acaba indo morar na rua com o seu filho de cinco anos. Eles dormem em banheiros públicos e passam por diversas dificuldades. Tudo isso enquanto o protagonista tenta utilizar as suas habilidades como vendedor para conseguir um emprego em Wall Street.

Trata-se de uma grande história de superação e também uma chacoalhada naquelas pessoas que costumam reclamar da vida. Seja qual for o desafio, Chris simplesmente não desiste, cuidando do filho com amor e bom humor.

A propósito, o mais incrível dessa obra, que é puro estímulo aos que estão começando, é que ela é baseada em uma história real.

2. A grande aposta

Christian Bale, Brad Pitt e Ryan Gosling… Esses são apenas alguns dos grandes nomes que você vai conferir nessa obra incrível e inspiradora, indicada ao Oscar.

Baseada em uma história real, “A grande aposta” conta a trajetória de quatro investidores. Eles fizeram fortuna no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Como? Todos perceberem, antecipadamente, que uma bolha econômica estava prestes a explodir.

Dessa forma, eles se deram bem antes da crise econômica de 2008 e antes que os bancos, o governo e a mídia pudessem prever essa catástrofe.

Por sua vez, a grande lição para empreendedores é justamente a importância de estar atento a tudo o que acontece ao redor. Para assim, antecipar-se com os seus produtos e serviços.

3. Steve Jobs

O protagonista do terceiro desses filmes sobre empreendedorismo dispensa apresentações, não é verdade? Steve Jobs ficou conhecido no mundo inteiro pela sua empresa, a Apple. Mas, também pela forma como lidava com os negócios e as apresentações marcantes que fazia dos produtos da empresa.

Vale lembrar que a jornada de Jobs foi tão incrível que inspirou diversas obras cinematográficas. Contudo, a lançada em 2016, com Michael Fassbender no papel principal, talvez seja considerada a mais bem-sucedida.

Nela, Steve Jobs é retratado como o grande visionário que realmente foi. Focando em alguns momentos da carreira desse profissional, que não tinha nem o ensino superior, podemos aprender que temos que ser os melhores naquilo que fazemos. E também buscar alternativas para oferecer aos consumidores aquilo que nenhuma outra marca tem.

Banner - Blog Quiz

4. Fome de poder

O filme que narra a história da ascensão da marca do McDonalds tem muitas lições a ensinar. Por outro lado, também traz um protagonista de atitudes não exatamente exemplares.

Nessa outra obra baseada em fatos, Ray Kroc transforma a pequena lanchonete dos irmãos McDonald na rede mundial de fast food que conhecemos hoje. Para isso ele tomou posse do negócio e teve algumas outras estratégias que podem ser consideradas questionáveis moralmente. Contudo, pode se dizer que coisas assim são “normais” no mundo dos negócios.

Por fim, você pode se inspirar com o que Kroc faz de positivo! Como por exemplo, a revolução de produtividade no processo de preparo e venda dos sanduíches. Também poderá conferir algumas artimanhas com as quais é preciso ficar atento.

5. Joy: O nome do sucesso

E se você achava que as empoderadas mulheres estariam fora da nossa lista, se enganou! Nesse filme emocionante, Jennifer Lawrence é uma jovem divorciada e mãe de três filhos: Joy Mangano.

Não bastassem os desafios da sua própria trajetória, Joy ainda tem que lidar com conflitos familiares e episódios de fracasso. Mas, foi justamente na sua casa, em atividades domésticas, que ela inventou um esfregão que mudaria a sua vida — e a de milhões de pessoas.

Com um produto inovador em mãos, a protagonista lutou muito para entrar no mundo dos negócios, sem apoio e sem dinheiro.

Nunca desistir, certamente, é a primeira lição desse filme, mas existe outra: não é preciso um produto mirabolante para ter sucesso nos negócios. Muitas vezes o simples é justamente o que faltava! Sabe aquele produto que todo consumidor vê e se pergunta “por que eu não pensei nisso antes?”. Joy pensou!

6. Walt antes do Mickey

E por fim, não há quem não conheça o Mickey Mouse, mas muitas pessoas ainda não conhecem a incrível história de Walt Disney! É simplesmente o empreendedor que tem o seu nome nos maiores parques do mundo.

Por isso, vale a pena conferir o filme “Walt antes do Mickey”. O protagonista é interpretado por Thomas Ian Nicholas e tem sua vida contada desde a infância, quando já mostrava sua criatividade. Conforme foi crescendo, Walt teve que lidar com o descontentamento da família, que achava perda de tempo seus desenhos.

Como podemos prever, o jovem não desistiu e montou o seu próprio estúdio. Mas passou por muitas dificuldades, como não ter onde morar e comer restos das lixeiras. Já empreendedor, foram muitas as vezes em que pegou empréstimos e não conseguia pagar as contas nem a sua equipe.

A grande lição para os pequenas empresas é não desistir! Além de que não é saudável olhar as grandes marcas e pensar que os seus criadores não tiveram (ou não tem) dificuldades.

Como você pôde conferir, grandes histórias acontecem com quem vai atrás do que acredita e está sempre buscando oportunidades e diferenciais. Apesar do sucesso poder acontecer em qualquer idade, pensar em empreender desde jovem traz grandes vantagens. Por exemplo, desenvolver a maturidade, ajudar a família, sair da zona de conforto, entre outros.

Por isso, se você tem uma ideia, inspire-se com um filme sobre empreendedorismo e tire-a do papel agora mesmo!

Então, você gostou deste conteúdo? Já assistiu alguns desses filmes? Conte para a gente quais foram os melhores e porquê!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.