Você sabe como precificar o serviço? Descubra aqui!

Saber como precificar o serviço é fundamental para todo prestador que deseja garantir sua sustentabilidade no mercado e equilibrar suas contas. É a partir dos preços que você consegue cobrir suas despesas, obter lucros para reinvestir no seu negócio e se posicionar adequadamente no mercado.

A maioria dos profissionais e empreendedores têm dificuldades na precificação, então você conseguirá se destacar perante os concorrentes ao fazê-lo bem, aumentando seus clientes e taxa de fidelização. Quer saber como definir o preço ideal dos seus serviços? Então leia as melhores dicas para isso neste artigo!

As melhores dicas de como precificar o serviço

É bom ressaltar que as estratégias listadas a seguir são amplas e podem ser aplicadas para negócios de diferentes ramos, incluindo prestadores autônomos e profissionais liberais como médicos, arquitetos, designers, advogados etc. Acompanhe!

Faça um levantamento dos custos e despesas

Primeiro é necessário calcular todos os custos fixos (que não se alteram a cada mês) e variáveis (aumentam ou diminuem conforme a demanda) necessários para prestar os serviços. Alguns exemplos são:

  • contas de luz, energia, telefone, água, internet, entre outras;
  • transporte e combustível;
  • materiais de escritório (como papéis, grampos, impressões, cópias etc.);
  • aquisição de equipamentos e manutenções;
  • aluguel do espaço;
  • contabilidade;
  • manutenção do site, se houver;
  • impostos, taxas e contribuições;
  • salários dos funcionários; entre outros.

É crucial considerar todos os gastos, incluindo os que parecem irrisórios — como lanches ocasionais —, pois eles causam grandes impactos nas contas no final do mês ou ano.

Defina sua margem de lucro

A margem de lucro consiste em um percentual que é adicionado sobre o preço final do serviço para gerar lucros. Esse adicional tem diferentes finalidades no negócio, como:

  • remunerar os serviços do profissional;
  • criar reservas de lucro para reinvestir no próprio negócio;
  • criar reservas para contingências para suprir gastos imprevisíveis (como quebra de equipamentos).

Estabeleça a forma de cobrança

O profissional pode cobrar pelos seus serviços de diferentes formas. Veja alguns métodos:

  • por hora: você determina uma remuneração justa e calcula quantas horas por mês serão trabalhadas, chegando ao preço de sua hora;
  • preço fixo: consiste em criar uma tabela com valores fixos para cada tipo de serviço;
  • preço variável: variam de acordo com cada cliente, projeto ou negociação.

A opção ideal dependerá do tipo de serviço que será prestado; por exemplo, uma consultoria pode ser cobrada por hora, enquanto um projeto específico pode ter um preço fixo.

Pesquise o mercado dos concorrentes

Confira quais são os preços praticados pelos seus concorrentes de mercado e conheça a média dos valores. É possível que exista uma disparidade muito grande entre os outros profissionais, por isso também é relevante que você analise a qualidade do serviço prestado por eles ou seus diferenciais.

É plenamente viável que você cobre valores acima da média praticada no mercado, desde que você forneça um diferencial que justifique o valor. Por exemplo, há clientes que estão dispostos a arcar com um preço mais elevado desde que o atendimento pós-venda seja de alta qualidade.

Percebe-se que a precificação deve ser feita a partir de análises do negócio e do mercado. Mas com nossas dicas de como precificar o serviço, você conseguirá cobrir seus custos, manter-se competitivo no mercado e ainda ter capital para reinvestir no negócio.

Quer receber mais dicas como essa? Então assine já nossa newsletter para recebê-las diretamente no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.