Como garantir integração da equipe em época de distanciamento social?

O surgimento do novo coronavírus trouxe a necessidade de várias mudanças na vida das pessoas, entre as quais se destaca o isolamento social. Afinal, o risco elevado de transmissão da doença, associado à falta de infraestrutura hospitalar, levou as autoridades sanitárias a recomendarem um período de quarentena. No entanto, nesse cenário, como garantir a integração das equipes que trabalham em casa

Esse é realmente um desafio para as empresas, especialmente aquelas que não têm experiência com o trabalho remoto. Além da insegurança por parte dos gestores, o distanciamento físico realmente pode comprometer a sinergia dos profissionais. Entretanto, existem estratégias que garantem o sucesso desse novo formato de trabalho. 

A adoção de algumas ferramentas tecnológicas, aliadas a uma nova cultura corporativa, são soluções para manter equipes em sintonia. Continue a leitura do post para saber mais! 

Entenda porque o trabalho à distância é uma alternativa nesse momento

Diante da situação atual, com o risco de aumento rápido do número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, as autoridades sanitárias já recomendaram algumas medidas para conter a proliferação da doença. Entre elas, o isolamento em ambiente domiciliar está entre as principais, válido não apenas para as pessoas infectadas. 

Além dos indivíduos que fazem parte do grupo de risco (idosos, pessoas com doenças respiratórias ou ligadas ao sistema cardiovascular, gestantes, entre outros), a quarentena passou a ser obrigatória para grande parcela da população. As poucas exceções são profissionais que atuam em serviços básicos, como saúde, alimentação ou abastecimento. 

Com isso, muitas empresas passaram a conviver com uma nova realidade, de uma hora para outra. Profissionais que antes permaneciam no escritório, desempenhando atividades em equipe, passaram a exercer suas funções em home office. 

Para aqueles que nunca vivenciaram tal experiência, a nova realidade se tornou um grande desafio. Além das dificuldades inerentes ao serviço remoto, como organização de horários, estabelecimento de uma nova rotina e necessidade de um ambiente dedicado ao trabalho, sem interferência de outras atividades domésticas, a falta de contato social e profissional também se tornou uma barreira. 

No entanto, a circunstância também é uma grande oportunidade de aprendizado, que pode trazer uma nova cultura corporativa. Afinal, muitas atividades podem ser desempenhadas sem que o profissional esteja fisicamente presente. Isso representa uma economia para empresa e uma possibilidade de melhoria de qualidade de vida para os funcionários. 

Confira como garantir a integração das equipes remotas 

Nas circunstâncias atuais, para evitar o agravamento da COVID-19, o trabalho remoto foi praticamente transformado em uma obrigação. Profissionais de áreas administrativas, jurídicas, comerciais, de comunicação e de educação e treinamento passaram a exercer, pelo menos temporariamente, suas atividades em suas residências. 

Entretanto, a nova realidade traz uma barreira a ser superada, que é manter a integração entre as equipes. Afinal, nesse momento delicado, várias famílias acumulam diversas rotinas, como cuidados com os idosos, atenção às crianças (que também estão tendo aulas online) e acúmulo do trabalho com as tarefas domésticas, entre outros. 

Assim, integrar as equipes em torno de objetivos comuns é um verdadeiro desafio não somente para os líderes, mas para todos os profissionais que fazem parte do mesmo grupo. Imagine, por exemplo, a dificuldade de conciliar horários de vários colaboradores, cada qual com rotinas e contextos familiares distintos. 

Por isso, é importante promover a conscientização de todos os profissionais acerca dos objetivos comuns, além de adotar algumas estratégias para garantir o alinhamento. Confira nossas dicas!

Use a tecnologia a seu favor 

A transformação digital trouxe várias soluções que simplificam o trabalho remoto, como ferramentas para videoconferência, armazenamento de dados em nuvem (que permite o compartilhamento e acesso por várias pessoas), softwares que facilitam o planejamento e a gestão de projetos, entre outros. 

Hoje, a maior parte dos serviços de uma empresa pode ser executada à distância, sem a necessidade de que o profissional esteja presente no local. Com o uso de internet, aplicativos específicos e telefone, boa parte das pessoas consegue levar o escritório para sua casa. 

Invista na comunicação 

Garantir boas práticas de comunicação, prezando pela clareza, transparência e objetividade, é uma das melhores estratégias para melhorar o relacionamento. Assim, aproveite os canais disponibilizados pela tecnologia para conquistar o respeito e a parceria dos colaboradores. 

Lembre-se que a transparência fundamental na condução de reuniões, na delegação de tarefas e na troca de qualquer tipo de informação. Além disso, a comunicação não pode ser unilateral. É importante que todos os colaboradores tenham espaço para manifestar suas ideias e opiniões. 

Crie uma rede social corporativa ou uma comunidade 

Essa é uma forma de integrar toda a equipe, especialmente quando as pessoas estão impossibilitadas de participarem de encontros presenciais. Nesse espaço de interação, os colaboradores podem trocar informações, dividir experiências e melhorar a comunicação entre todos os membros.

Resolva problemas de forma ágil

Quanto mais tempo uma situação demorar para ser resolvida, maiores serão as consequências, principalmente se as pessoas não estiverem próximas fisicamente. Por isso, procure resolver os problemas o mais brevemente possível, evitando o surgimento de mal entendidos ou situações de conflito. 

Assim, se detectar um impasse, procure conversar com os envolvidos e resolver rapidamente a questão, para evitar que um pequeno desentendimento se transforme em um grande problema. 

Monitore o desempenho e a satisfação dos colaboradores

A comunicação eficiente é o ponto-chave para garantir a integração da equipe. Assim, ao perceber uma queda de desempenho ou outros conflitos, vale a pena checar o que está acontecendo. Em muitas situações, uma pessoa insatisfeita contamina toda a equipe e prejudica os resultados da empresa. 

No entanto, lembre-se que o atual momento é muito delicado e pode trazer preocupações extras às pessoas, sejam elas relacionadas à saúde (física e mental), sejam relativas à segurança financeira. Por isso, o diálogo franco é a melhor maneira de detectar insatisfações e procurar soluções que sejam eficientes tanto para a empresa quanto para o colaborador. 

Saiba manter o engajamento

Além de seguir todas as dicas citadas, para manter a integração da equipe é importante saber como estimular o engajamento. Para isso, reconheça atitudes positivas, contribua para que todos consigam garantir a organização (uma dica é adotar softwares para gerenciamento), estabeleça prazos e monitore os resultados. Esteja presente, oferecendo respostas rápidas aos eventuais problemas e dúvidas.

Apesar de a situação atual ser momentânea, sem dúvida ela é uma oportunidade de aprendizado e de mudança de cultura nas organizações. Quer começar agora mesmo a rever os processos? Então, conheça nossas soluções para alavancar o seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.