Como e por que salvar os dados da empresa online? Nós explicamos!

Manter os dados da empresa online é uma excelente forma de guardar todas as informações relevantes para as operações seguras, tendo em vista que com o avanço tecnológico e a automatização dos serviços, aumentaram-se os riscos de ataques virtuais.

Para proteger os registros e evitar problemas, existem alguns recursos que podem ser implementados, propiciando uma série de vantagens ao negócio. Assim, arquivos e documentos não serão corrompidos em casos de enchentes, incêndios, acesso de terceiros e demais imprevistos.

Quer saber os benefícios de guardar os dados da empresa online e como isso pode ser feito? Então, continue sua leitura!

Quais são as vantagens do armazenamento online?

Ao armazenar as informações de forma online, a empresa consegue evitar que a perda de dados cause problema com os clientes ou atinja a reputação da marca. Além disso, essa prática gera vários benefícios para a organização. Veja quais são os principais!

Segurança

Manter os dados estratégicos da empresa de forma física pode colocar em risco o acesso à informação. Acidentes podem ocorrer a qualquer hora — pane ou queda da máquina, derrame de líquidos nas folhas, entre outros — fazendo com que os registros se percam.

Quando os dados são arquivados online, eles ficam armazenados em servidores virtuais e descentralizados. Dessa forma, se algum imprevisto acontecer, as informações estarão guardadas e seguras.

Sigilo

Fornecedores de armazenamento em nuvem investem em tecnologias eficientes para manter as informações em sigilo total. Na hora de optar por um mecanismo, pergunte quais são as barreiras adotadas para evitar a perda dos dados e impedir que eles se tornem públicos.

Entre as ferramentas mais usadas, estão:

  • criptografia de dados;
  • conexões seguras (SSL);
  • selos de segurança;
  • antivírus.

Acesso remoto

Por meio do acesso remoto é possível acessar os arquivos de qualquer outro aparelho com acesso à internet. Nesse caso, é preciso manter o login e a senha bem seguros para evitar a invasão de terceiros.

Além disso, é importante evitar o acesso de arquivos sigilosos em computadores compartilhados com várias pessoas fora da empresa — como Lan Houses —, já que podem estar infectados com vírus que coletam informações.

O recomendável é usar apenas computadores de confiança, como os de casa ou de alguém conhecido. Além disso, depois do acesso, nunca deixe de fazer o logoff do sistema para que ninguém acesse seus arquivos.

Praticidade

Outra vantagem do arquivamento dos dados online é a agilidade para execução das tarefas diárias, pois os registros podem ser acessados de qualquer lugar, desde que os dispositivos estejam conectados à rede. Assim, mesmo à distância, é possível encontrar as informações desejadas com o uso de notebooks, tablets, smartphones, entre outros.

Como manter os dados da empresa online na prática?

Com as facilidades oferecidas com a expansão da tecnologia e da transformação digital, diversas estratégias podem ser usadas para implantar o armazenamento online na empresa. Abaixo, conferimos algumas delas.

Invista em armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem tem ganhado cada vez mais espaço dentro das PMEs e das organizações empresarias de grande porte. Diferentemente do método tradicional de backup feito por meio de dispositivos físicos — HDs externos e pen drive — o serviço em nuvem é realizado de uma forma mais segura.

Isso acontece porque os dados são salvos em servidores remotos via internet, sendo arquivados e protegidos por fornecedores especialistas no assunto referente à manutenção e à proteção de informações.

Conte com uma ajuda especializada

Apesar de existirem serviços de armazenamento em nuvem gratuitos, quando são realizados por meio de empresas especializadas é possível contar com todas as vantagens que um profissional qualificado pode oferecer. Por isso, o ideal é contratar um serviço para guardar com proteção os dados na internet.

Normalmente, instituições que oferecem esse tipo de serviço disponibilizam recursos avançados e demais funcionalidades capazes de contribuir para o gerenciamento de informações — tornando a atividade mais eficiente e personalizada.

O armazenamento de dados da empresa online garante a segurança de informações relevantes, além de gerar credibilidade e confiança dos clientes e dos fornecedores. Esse é um grande diferencial para quem busca aumentar a competitividade e obter um lugar de destaque no mercado.

Gostou deste post? Então, aproveite sua visita e saiba qual a relação entre indústria 4.0 e contabilidade, além de seus benefícios para a empresa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.