Afinal, qual é a relação entre transformação digital e gestão tributária?

Você sabe qual é a relação entre transformação digital e gestão tributária? Esses conceitos parecem muito distantes inicialmente, no entanto, com o uso cada vez mais frequente dos recursos tecnológicos em diferentes setores nas empresas, inclusive na administração dos tributos, essas questões têm se relacionado cada vez mais.

Vale destacar ainda que as novas tecnologias também têm facilitado a execução das tarefas e isso aplica em relação às questões relacionadas aos tributos.

Pensando na importância desse tema, explicaremos detalhadamente nesse post o que é a transformação digital, qual o significado de gestão tributária e apresentaremos os principais benefícios de investir em ambos, fornecendo dicas que o ajudarão a implementar essas práticas no seu negócio. Confira!

O que é a transformação digital?

A transformação digital refere-se ao processo no qual as empresas usam a tecnologia com o intuito de otimizar o desempenho nas suas atividades e, assim, garantir os melhores resultados no mercado. Ela é marcada pela interligação entre as tecnologias.

Várias ferramentas podem ser utilizadas nesse processo. Entre elas estão:

  • Cloud Computing;
  • Internet das Coisas;
  • Big Data;
  • Inteligência Artificial;
  • Impressão 3D;
  • entre outros.

O que é a gestão tributária?

Esse conceito faz referência ao processo de gerenciamento das questões tributárias de uma companhia, com o intuito de adequação e planejamento, visando garantir um melhor controle das atividades que tenham relação direta com os tributos. O setor, portanto, atua sobre o departamento de tributos de uma empresa.

Quais os principais benefícios de investir em ambos?

Diminui os erros

As novas tecnologias ajudam a diminuir os erros nas empresas, assim como investimento em gestão tributária também. Isso acontece porque o bom uso dessas ferramentas possibilita um maior direcionamento ao setor, ou seja, fica mais fácil estabelecer prioridades e, assim, otimizar a produtividade. As novas ferramentas também reduzem o número de erros. Dessa forma, evita-se o retrabalho e as organizações não precisarão arcar com juros e multas, por exemplo, devido ao pagamento de contas em atraso.

Reduz os custos da empresa

As novas ferramentas tecnológicas proporcionam a substituição de tarefas manuais e muitas delas passam a ser executadas de forma automática. Isso contribui para a redução de gastos — não é necessário, por exemplo, destinar um grande espaço físico para armazenar notas fiscais, pois elas podem ser guardadas na nuvem — e ajuda a otimizar a produtividade dos empregados, pois eles estarão mais focados em tarefas estratégicas para o negócio.

Como implementar essas práticas no seu negócio?

Invista na inteligência artificial

A inteligência artificial avalia padrões que acontecem de forma recorrente e, por meio deles, consegue tomar decisões menores por conta própria. Isso é extremamente importante, pois possibilita que os funcionários estejam focados nas tarefas estratégicas do seu negócio, o que contribui para otimizar a produtividade.

Tenha uma boa computação na nuvem

Essa ferramenta é essencial, pois ajuda a armazenar dados de forma remota e facilita o compartilhamento de informações na empresa. Além disso, todo o processo de distribuição de dados torna-se mais rápido.

Apesar de serem termos distantes, a transformação digital e gestão tributária se relacionam. As ferramentas características da transformação digital proporcionam um melhor desempenho e otimizam a produtividade do departamento tributário. Consequentemente, esses recursos tecnológicos facilitam a gestão do setor.

Esperamos que este post sobre transformação digital e gestão tributária tenha sido útil para você! Para receber mais conteúdos sobre o assunto, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.