6 passos para ampliar a produtividade no home office

A crise global causada pelo coronavírus fez com que muitos profissionais aderissem ao teletrabalho para continuar mantendo as empresas ativas. A partir daí, manter a produtividade no home office se transformou em um desafio para muita gente.

Trabalhar em casa já é uma modalidade bastante difundida. No entanto, aqueles que não estão acostumados podem sentir dificuldades em manter a concentração e concluir suas tarefas diárias.

Para que isso não aconteça com você, separamos algumas dicas valiosas de produtividade. Acompanhe a leitura e não perca o ritmo durante a quarentena!

1. Peça colaboração de quem está em casa junto com você

Se você mora com outras pessoas ou está em isolamento na casa de casa de alguém, deixe claro para essa pessoa que você está em casa, mas deve cumprir sua agenda de trabalho.

Seu espaço durante o horário de trabalho deve ser respeitado. Tente estabelecer um combinado com seus colegas: todo mundo deve fingir que você não está em casa. Dessa forma, evitam interrupções e você pode manter a produtividade no home office.

No entanto, é preciso buscar o equilíbrio, manter os intervalos regulares e buscar interagir com o pessoal nesses momentos. Se no dia a dia você não fica sozinho e mergulhado no trabalho, é importante manter essa integração. Do contrário, a diferença pode causar um impacto negativo no seu desempenho.

Se você está passando a quarentena sem companhia, aproveite esse momento para ligar para alguém que você gosta, dar uma conferida nas redes sociais e bater um papo online com amigos.

2. Reserve um ambiente agradável para trabalhar

Cada profissional tem o seu próprio modo de trabalhar e elege o local apropriamo para cumprir as suas demandas. Algumas pessoas trabalham melhor na mesa da cozinha, outras no quarto e há quem se instalem na sala de estar ou de jantar.

É importante identificar quais locais atendem às suas necessidades. Se você se sente melhor trabalhando na sacada do apartamento ou dentro do quarto mesmo, faça desse ambiente o seu escritório particular nesse período.

Fique atento para algumas necessidades básicas do lugar. Por exemplo, esteja perto de tomadas para carregar o celular e o notebook. Afinal, você não quer ser surpreendido pela falta de bateria do computador em meio a uma videoconferência.

Considere, também, a escolha de um local silencioso. Estar em casa e em família pode ser tentador, mas você pode imaginar que não é muito profissional atender a essa mesma ligação no sofá da sala, com o barulho da televisão ao fundo, não é mesmo?

3. Mantenha a sua rotina

Ao trabalhar em casa, faça tudo o que você faria para se preparar para um dia normal no escritório:

  • programe o despertador para tocar cedo. Você pode até descontar o tempo que levaria no transito para dormir mais um pouquinho, mas evite a tentação de acordar 5 minutos antes do horário;
  • passe um café e se alimente no lugar de costume. Nada de aproveitar para comer em frente ao computador;
  • tome um banho e se arrume. Pode até ser com roupas mais confortáveis, mas evite trabalhar de pijamas.

Essas simples atitudes ajudam quem não está acostumado com o home office a estabelecer uma conexão mental com o ambiente de trabalho, evitando cair em tentação e acabar procrastinando.

Além disso, essa organização contribui para manter o ritmo quando a rotina voltar ao normal. Lembre-se que estamos em quarentena, não em férias. 

4. Organize seu espaço

Um espaço organizado dá gosto de trabalhar. Você não precisa ter um escritório e uma escrivaninha para ser organizado, basta adaptar o espaço em que vai trabalhar. Por exemplo, se você vai usar a mesa da cozinha, nada de dividir o espaço com o pacote de pães e a garrafa de café.

Guarde cada mantimento no local certo e mantenha o local limpo. Algumas pessoas podem sentir a produtividade no home office diminuir, pois ficam preocupadas com a louça suja na pia ou com o preparo do almoço.

Aqui, a dica de ouro é lavar a louça, limpar a casa e fazer a comida na noite anterior. Assim, você começa seu dia livre das obrigações com a casa e consegue manter o foco no trabalho.

5. Descanse

O isolamento e o teletrabalho podem dar a falsa impressão de que a rotina vai ser menos cansativa e, por isso, não é preciso cumprir horário, tomar um sol ou até mesmo descansar. Não subestime o esforço nesse período.

De acordo com o portal Valor, 43% das empresas brasileiras adotaram o trabalho remoto durante a pandemia. Isso significa que, provavelmente, seus parceiros de trabalho também continuam na ativa e juntos precisam manter o ritmo para que ninguém saia prejudicado.

Respeite os horários de intervalo, almoço e encerramento do expediente. Continue realizando suas tarefas pessoas nos mesmos horários de antes e, acima de tudo, aproveite as horas de descanso para relaxar.

O excesso de trabalho na modalidade home office não é incomum, embora seja bastante prejudicial para a produtividade. O corpo pode estar descansado, mas a mente não. Com isso, a tendência é produzir menos com o passar dos dias.

6. Veja o sol

Por fim, não se esqueça de ver o sol! Você deve evitar aglomerações, mas tome uma xícara de café na garagem da sua casa ou coloque a cabeça para fora da janela, feche os olhos e sinta o sol bater.

A luz do sol é fundamental para a nossa vitalidade, contribui para manter o nosso corpo saudável e dá aquela injeção de ânimo quando tudo parecer entediante demais para aqueles que estão acostumados com o agito da cidade. Não desanime! Juntos, somos capazes de vencer.

Caso a situação acabe se estendendo por mais tempo que o esperado ou você descubra que o teletrabalho é uma ótima opção para sua carreira ou empresa, considere investir em uma consultoria de gestão de pessoal como alternativa para potencializar a produtividade no home office, seja para você, seja para a sua equipe.

Aproveite para descobrir os 10 passos para alcançar uma gestão empresarial eficaz. Até breve!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.