Veja 9 erros de gestão financeira da empresa para você não cometer

Com uma rotina corrida, muitos empresários e gestores cometem erros de gestão financeira da empresa que podem trazer diversos prejuízos, pois a ineficiência dessa prática evita o crescimento saudável do negócio.

A gestão financeira é um grupo de estratégias e processos administrativos que buscam melhorar os resultados econômicos da organização. Por esse motivo, é vista como um importante instrumento que, quando usado de forma adequada, serve como fundamento para a tomada de decisão e proporciona segurança para o funcionamento geral da empresa.

Para garantir a execução de uma boa gestão financeira da empresa, preparamos este post para mostrar os 9 principais erros que devem ser evitados. Confira!

1. Deixar de controlar o estoque

Esse é um erro que pode atrapalhar bastante as finanças do negócio, pois tanto o estoque em excesso quanto a falta de produtos podem gerar a perda de dinheiro. Na primeira situação, o investimento não tem o retorno esperado; já na segunda, chances de vendas são perdidas.

Para evitar esses acontecimentos, é necessário contar com uma ferramenta que registre todos os dados de entrada, saída e projeções de estoque de maneira atualizada.

2. Desconsiderar o capital de giro

Para uma empresa se expandir é necessário invistir e, por este motivo, é primordial contar com o capital de giro. Dessa forma, conforme a organização cresce, as despesas também aumentam, fazendo com que o gestor precise de um controle financeiro eficaz para gerenciar os custos fixos, os variáveis e as demais aplicações.

Por outro lado, caso falte o capital suficiente para manter as operações em pleno funcionamento, poderá impactar seriamente as atividades e a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

3. Ignorar o controle de fluxo de caixa

É muito importante estar atento às entradas e às saídas dos próximos meses. Assim, é possível realizar um planejamento a longo prazo e fazer uma comparação entre o projeto e a conclusão — acompanhado uma análise que mostre o porquê de os resultados terem ou não acontecido como o esperado.

4. Não monitorar o desempenho da empresa

Esse é um dos principais erros de gestão financeira da empresa que pode ser cometido. Indicadores como faturamento, lucratividade, entre outros, são essenciais para entender se o negócio está sendo rentável ou não e, dessa forma, tomar as decisões adequadas e evitar possíveis problemas.

Para mensurar o desempenho do negócio, é importante contar com o registro de informações e a elaboração de relatórios detalhados que possam ser analisados no decorrer do tempo.

5. Negligenciar um planejamento financeiro

Não basta somente acompanhar as métricas e os indicadores, se você não entender quais resultados são satisfatórios ou não. Por este motivo, o planejamento é tão necessário. Uma empresa que não sabe quais metas e objetivos pretende alcançar, dificilmente terá uma equipe preparada para tomar as melhores decisões.

Ao realizar o planejamento, é preciso criar projeções com base em dados reais e atualizados do negócio e estipular metas para curto, médio e longo prazo. Os indicadores colaborarão para a implementação de ações para alcançar esses objetivos.

6. Não administrar os prazos de vencimento

Para os gestores que não têm um acompanhamento do fluxo de caixa, as chances de atrasar o cumprimento das obrigações são bem maiores. Quando ele deixa de fazer os pagamentos em dia, são aplicadas taxas de juros e multas de acordo com o valor devido.

Isso traz a necessidade de tirar dinheiro de algum lugar para quitar os compromissos, que pode ser do capital de giro ou de lucros. Assim, o problema se torna uma bola de neve, levando o negócio a cada vez mais dívidas. Tudo influencia de forma direta no controle financeiro e desencadeia diversas situações que levam a um crescimento nada saudável.

7. Deixar de calcular o preço de venda adequadamente

Quando os custos e as despesas são desconhecidos pelo gestor, é praticamente impossível mensurar o preço da venda de seus produtos e serviços de forma a ter o retorno suficiente para as aplicações necessárias. Essa é uma falha grave já que pode fazer com que o negócio tenha mais prejuízo do que lucro ao longo do prazo.

Para evitar esse problema, é preciso anotar todos os dados de entrada e saída de dinheiro e produtos, considerando que, somente assim, será possível conhecer e minimizar custos e despesas, além de fazer a precificação correta.

8. Misturar as despesas pessoais com as despesas da empresa

Esse é um erro comum, já que o próprio dono do negócio é o responsável por fazer a gestão financeira da empresa e, com isso, acaba misturando suas contas pessoais com as contas da organização.

Com isso, onera-se de maneira considerável o fluxo de caixa e compromete-se seriamente o funcionamento das atividades. Nesse caso, o ideal é ter contas bancárias separadas, uma para pessoa física e outra para pessoa jurídica, além de definir um pró-labore e respeitar os ganhos.

Ao retirar dinheiro do caixa para pagar dívidas particulares, o capital de giro é prejudicado. Caso a empresa precise de dinheiro para suprir suas necessidades do ciclo operacional, terá que solicitar empréstimos, elevando ainda mais o nível de gravidade do problema.

9. Dispensar a ajuda de um sistema de gestão

Algumas instituições ainda praticam o erro de usar planilhas no Excel ou até mesmo anotações em papel para gerenciar as finanças. Os prejuízos dessa ação são muitos, tendo em vista que esses recursos estão suscetíveis a erros humanos e podem ser manipulados facilmente, provocando fraudes.

Ao contar com um sistema de gestão contábil, é possível ter mais segurança, produtividade e confiabilidade, já que o controle das operações é realizado com base em informações precisas sobre o fluxo de caixa, além de oferecer funcionalidades interessantes, como:

  • elaboração de relatório de vendas;
  • controle de estoque;
  • contas a pagar e a receber;
  • folha de pagamento;
  • entre outros.

O software também pode ser integrado a todos os departamentos, centralizando informações e possibilitando que os registros possam ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora. É necessário apenas acesso à internet e autorização.

Conseguiu entender quais são os principais erros de gestão financeira da empresa que devem ser evitados, independentemente do seu porte ou ramo de atuação? Então, a partir de agora, procure evitá-los para atingir um crescimento saudável e aumentar sua competitividade no mercado.

Este post esclareceu suas dúvidas? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que outros colegas empresariais também entendam melhor sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.