erros contábeis

Como erros contábeis podem ser evitados com a contabilidade online

A gestão de uma empresa exige o cumprimento de diversas tarefas. No entanto, devido à rotina corrida, alguns erros podem acontecer durante a execução dos processos, gerando prejuízos ao negócio, como impactos financeiros, aplicações de multas e outras penalidades aplicadas pelo Fisco que influenciam diretamente o crescimento saudável da companhia.

Para evitar esses problemas, é importante contar com serviços contábeis eficientes e realizados por profissionais qualificados, que consigam trabalhar e orientar por meio de estratégias simples e que podem fazer toda a diferença, como a contabilidade online.

Quer conhecer os principais erros contábeis e como a contabilidade online atua como forma de preveni-los? Então, continue sua leitura!

Quais são os principais erros contábeis cometidos atualmente?

Vários erros contábeis podem ser cometidos dentro de um negócio, contudo, existem alguns que são mais comuns. Veja a seguir quais são eles!

Deixar os documentos desorganizados

Uma empresa lida com um grande volume de documentos relevantes todos os dias, como notas fiscais, ordens de compra, folhas de pagamentos, recibos, entre outros, tornando difícil a organização e o armazenamento para consultas futuras. A desorganização aumenta a possibilidade de que aconteçam vários erros contábeis, como se esquecer de fazer o recolhimento de impostos, não considerar uma dívida etc.

Desconsiderar os relatórios para análises fiscais

Não utilizar os relatórios a fim de tomar decisões mais acertadas para o negócio também é um dos principais erros contábeis existentes. Isso porque esses documentos são fundamentais para mostrar de forma precisa como anda o fluxo de caixa, a situação dos passivos, a margem de lucro e outros dados reais sobre a instituição.

Descumprir as obrigações impostas pela lei

Entre as principais atividades da contabilidade, está a garantia de que a empresa cumpra com todas as suas obrigações legais em dia. Essa é uma função desafiadora, principalmente porque as características do negócio podem sofrer alterações, gerando impactos principalmente nas questões tributárias, que exigem uma adaptação a algumas normas que podem passar despercebidas e gerar sérios problemas.

Errar nos cálculos

Muitos erros contábeis são provocados por falhas de cálculos. Esses equívocos podem ocorrer por diversos motivos. Entre eles, a complexidade e as várias regras que envolvem as alíquotas e a base de cálculos, fazendo com que a empresa gaste mais com pagamento de impostos ou que tenha que arcar com juros ou multas por ter feito pagamentos a menos.

Acumular lançamentos e conciliações

Devido à correria do dia a dia, o gestor deixa para depois o registro de informações relevantes. Dessa forma, não é possível realizar o diagnóstico correto da saúde financeira da organização.

O que é a contabilidade online?

A contabilidade online se trata de uma forma mais simples e prática de executar a gestão contábil e financeira das empresas, tendo em vista que, por meio dela, tudo que é feito em um escritório físico é executado por meio da internet, com ações e processos desenvolvidos dentro de uma plataforma.

A partir dessa ferramenta, é possível oferecer um melhor custo-benefício para o empresário, concentrar todas as informações em um único local, proteger os dados em nuvem e propiciar um atendimento personalizado. Entre as atividades realizadas pela contabilidade online, estão:

  • envio das obrigações acessórias, como SPED Fiscal e Contábil, DIPJ, DASN, entre outros;
  • apuração dos tributos;
  • balanço anual;
  • elaboração da folha de pagamento;
  • orientação fiscal;
  • escrituração do livro caixa;
  • emissão do diário e razão;
  • emissão de balanços e do demonstrativo do resultado anual (DRE);
  • escrituração da contabilidade conforme a lei vigente;
  • conciliação dos saldos contábeis etc.

Ou seja, diversos serviços podem ser realizados, mas isso vai depender das necessidades e das demandas da empresa.

Quais são as vantagens da contabilidade online para evitar erros contábeis?

Contar com uma contabilidade online pode gerar diversas vantagens, evitando, inclusive, falhas que prejudicam os negócios. Veja alguns dos seus benefícios!

Segurança na documentação

Com o intuito de armazenar todos os dados e documentos em local único, a contabilidade online propicia que todas as informações disponíveis em sua plataforma, gerando segurança à companhia, considerando que todo arquivamento será feito em nuvem e protegida de todos os riscos, como extravio, perda, dano físico e ataque de hackers.

Além disso, o empresário, gestores, contadores e demais pessoas autorizadas, poderão acessar as informações do negócio de forma simples, tornando mais rápido todo o tipo de atividade financeira ou contábil.

Plataforma de gestão

A contabilidade online não se direciona somente à forma de atendimento, mas a todo o modelo de gerenciamento das obrigações contábeis e financeiras da instituição. Por meio de um sistema ERP, é possível ter acesso a diversas ferramentas, como conciliação bancária e controle de fluxo de caixa. Assim, fica mais fácil monitorar e compreender a contabilidade da companhia.

Dados para tomada de decisão

A contabilidade online também é uma grande aliada nas tomadas de decisão da empresa. Isso porque, ao fornecer informações e dados relevantes de forma rápida por meio digital, o gestor consegue ter em mãos tudo o que ele precisa para ter uma visão ampla e real da situação do negócio. Assim, pode tomar as medidas corretas para alcançar os melhores resultados.

Profissionais qualificados

Os serviços contábeis são uns dos mais importantes para uma empresa. Por esse motivo, é essencial contar com parceiros de confiança e que forneçam um serviço de qualidade. Ao dispor de uma contabilidade online como aliada, é possível ter a tranquilidade e a eficiência que a empresa precisa, já que serão apresentadas todas as obrigações tributárias, fiscais e contábeis dentro do prazo, evitando problemas com o Fisco.

A maioria dos escritórios online conseguem propiciar um atendimento personalizado, que vai variar conforme o perfil de cada cliente. Tudo é realizado de maneira simples, via e-mail ou chat. O cliente também consegue ter acesso a muitas informações necessárias para esclarecer suas principais dúvidas.

Agora que você já conhece os principais erros contábeis e os prejuízos que eles podem causar, contar com uma contabilidade online que ofereça a credibilidade, a segurança, a qualidade e a inovação que sua empresa precisa pode ser uma excelente ideia. Antes de fazer sua escolha, realize uma pesquisa de mercado e conheça os diferenciais e serviços oferecidos por cada empresa parceira, Depois, faça a escolha adequada de acordo com as necessidades do negócio e obtenha os resultados esperados.

Quer contratar uma empresa que oferece o serviço de contabilidade online e que garante o cumprimento de todas as obrigações referentes ao seu negócio? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.