Capital para abrir uma empresa: conheça as melhores opções

Você sabe como conseguir capital para abrir uma empresa? Muitas pessoas sonham em abrir o seu próprio negócio, no entanto, o aspecto financeiro é um dos principais empecilhos para a realização desse objetivo. Isso porque, na maioria das vezes, é necessário acumular bastante capital para abrir uma nova companhia no mercado.

Caso esteja com dificuldades em encontrar maneiras com a intenção de financiar o seu negócio, este post é para você. Neste artigo, explicaremos detalhadamente quais são as melhores opções de financiamento para se abrir uma empresa. Acompanhe a seguir!

Capital próprio

Trata-se da forma mais segura de conseguir capital para abrir uma empresa e a mais indicada. Isso porque não é necessário arriscar-se pagando altas taxas de juros pelo fato de utilizar capital de terceiros, principalmente as instituições financeiras, que cobram altas taxas de juros nos empréstimos.

Apesar das dificuldades de conseguir abrir uma empresa utilizando os recursos próprios, existem diferentes formas de acumular capital. A primeira delas é juntar dinheiro. Essa ação pode ser potencializada ao fazer investimentos, ao aportar capital, por exemplo, no Tesouro Selic, em fundos de renda fixa, entre outros.

Outra maneira de se fazer isso é vendendo os bens pelos quais você não usa mais (obras de arte, motocicleta, carro e mais).

Linha de crédito 

Outra possibilidade de conseguir capital para abrir uma empresa é por meio das linhas de créditos. É uma das melhores formas de se obter capital rapidamente. No entanto, há a desvantagem das altas taxas de juros que são cobradas pelas instituições financeiras.

Portanto, caso não haja o adequado planejamento, a sua empresa pode se endividar rapidamente devido ao efeito dos juros compostos, e a dívida pode ficar difícil de ser paga futuramente.

Pessoa de confiança

Essa é uma das melhores formas de obter um empréstimo “amigável”. Caso alguém da sua família ou um amigo próximo acredite em você e na ideia do seu negócio, há grandes possibilidades de a pessoa estar disposta a emprestar o capital para ajudá-lo a realizar o seu sonho. O retorno se dará de acordo com o resultado da empresa.

Trata-se de uma das melhores formas de financiar a abertura da companhia, escapando das altas taxas de juros cobradas pelos bancos. No entanto, nessa alternativa também é necessário ter planejamento e responsabilidade. Isso porque, se as coisas não derem certo, os seus amigos ou familiares sairão prejudicados juntos com você.

Sócio

Primeiramente, o sócio deve acreditar no seu negócio e nos mesmos sonhos. Além disso, é fundamental que essa parceria envolva também aportes financeiros. Há situações em que é possível estabelecer um acordo em que o sócio somente faz o investimento, enquanto você monta a sua empresa.

Esse tipo de parceria costuma ser eficiente. Só é necessário ter alguns cuidados para que ela dê certo. O ideal é que seja feito um contrato contendo todas as cláusulas, deveres, direitos e obrigações de cada parte interessada. Além disso, é necessário ter cláusulas explicando sobre o funcionamento da empresa.

Destacamos, neste artigo, que há diversas formas de conseguir capital para abrir empresa. Porém, dinheiro não é tudo para iniciar um negócio. É fundamental cuidar da gestão, da organização do empreendimento, do marketing e outros pontos que garantam o sucesso da companhia.

Gostou deste post sobre como conseguir capital para abrir empresa? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o assunto em primeira mão no seu e-mail.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.