Empoderamento feminino: entenda a sua importância para os dias atuais

O empoderamento feminino é um dos termos que mais têm se popularizado nas redes e no mundo corporativo nos últimos anos. Isso acontece pelo fato de empreendedores de todos os gêneros e ramos compreenderem como esse conceito auxilia no desenvolvimento tanto de pequenos como de grandes negócios.

Se você é gestor ou profissional liberal — seja homem ou mulher —, é importante se aprofundar no tema. Leia abaixo o que significa empoderamento feminino e como ele estimula as mulheres a empreender. Confira!

O que significa empoderamento feminino?

Esse conceito se originou do termo em inglês “women empowerment”. Basicamente, trata-se da capacidade da mulher de realizar, por conta própria, todas as alterações necessárias para que se desenvolva e evolua em diferentes formas.

O conceito foi criado para definir iniciativas e ações que objetivam delegar mais poder às mulheres ou incentivá-las a buscar posições de liderança, seja em uma determinada comunidade, no mercado de trabalho, no meio corporativo ou dentro do ambiente familiar.

Como o empoderamento feminino estimula o empreendedorismo?

Nos tópicos abaixo, listamos como esse empoderamento auxilia as mulheres no empreendedorismo.

Desperta a liderança das mulheres

Um líder é um colaborador ambicioso, que tem bom desempenho e influencia diretamente a gestão de pessoas. Não é fácil encontrar um líder no mercado de trabalho, mas a empresa que consegue identificá-lo e retê-lo consegue impulsionar seus resultados.

O empoderamento feminino faz com que as mulheres se tornem mais ambiciosas e melhorem sua produtividade. Assim, podem se destacar na organização e conquistar posições de liderança.

Contribui para a inovação no mercado de trabalho

Empreendedores devem inovar para conseguirem se manter competitivos no mercado. Eles precisam desenvolver novos produtos ou serviços, aplicar tendências tecnológicas, pensar em diferenciais competitivos etc.

Para serem capazes de competir com indivíduos já consolidados em seus ramos, as novas profissionais liberais ou empreendedoras que ingressarem no mercado de trabalho também deverão inovar.

Essa inovação impulsiona a evolução do mercado de forma geral, já que as concorrentes devem usar a mesma estratégia para manterem suas fatias no mercado.

Fortalece a economia e a ciência

Quanto maior for a quantidade de negócios operando no país, melhor será a situação econômica do Brasil. As mulheres são, em média, donas de apenas 34% dos negócios presentes em território brasileiro — conforme dados do Sebrae.

O empoderamento feminino faz com que mais mulheres ingressem no mercado de trabalho ou abram novos negócios, melhorando a economia do país de forma geral. Além disso, elas também estarão motivadas a investir em novas pesquisas e criar tecnologias, o que impacta positivamente a ciência.

Impulsiona projetos que envolvem a participação das mulheres

Os gestores devem integrar suas equipes em novos projetos para que tenham diferentes pontos de vista, além de fazer com que os colaboradores fiquem mais engajados com a iniciativa.

Graças ao empoderamento, as mulheres se sentirão mais entusiasmadas no momento de emitir opiniões e tomar a frente no projeto, o que é crucial para o sucesso da empresa.

O empoderamento feminino é muito importante para o desenvolvimento de novos negócios e o crescimento da igualdade entre homens e mulheres. Por isso, é essencial tomar iniciativas para incentivar essa prática na sua organização.

Tem algo a dizer sobre o empoderamento feminino? Deixe já um comentário neste conteúdo com a sua opinião!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.