Curso em vídeo: por que criar e como produzir

Você gostaria de lançar um curso em vídeo? Essa é uma modalidade que apresenta diversas vantagens tanto para os infoprodutores quanto para os alunos. Por isso, é um formato em alta e que oferece a chance de escalar os seus ganhos. 

Neste artigo, explicamos os motivos de criar um curso em vídeo e os principais passos para lançar o seu. Também apresentamos uma lista dos treinamentos online mais procurados. Logo após, explicamos de que maneira você pode declarar a venda de cursos e cumprir com as obrigações tributárias. Boa leitura!  

Por que criar um curso em vídeo?

Os cursos online em vídeo são uma modalidade de infoproduto cada vez mais procurada pelos consumidores.  De 2009 a 2019, o número de matrículas na modalidade de Ensino à Distância (EAD) aumentou 378,9% em matrículas, de acordo com o censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Depois, com a pandemia, a busca por cursos na modalidade à distância aumentou ao menos 50% em todo o país. Os dados são do Censo da Educação a Distância, feito pela ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância. Segundo especialistas, a tendência é de que esse modelo continue em alta nos próximos anos. 

Os alunos são atraídos pela facilidade de estudar de qualquer lugar e pelo custo-benefício dessa forma de aprendizagem. Além do mais, os infoprodutores podem economizar com a produção desse tipo de conteúdo, já que os cursos presenciais demandam despesas mais elevadas de manutenção, como aluguel, conta de energia, entre outras.

Vantagens da modalidade de curso em vídeo 

A modalidade de curso em vídeo também apresenta algumas vantagens em relação ao aprendizado somente por texto, por imagens ou áudio. Saiba os principais benefícios desse modelo para infoprodutores e alunos:

  • maior proximidade entre professor e alunos;
  • aprendizado dinâmico, com maior engajamento;
  • oportunidade de adicionar recursos multimídia;
  • possibilidade de revisar o conteúdo constantemente;
  • maior chance de memorização do assunto;
  • acesso por diferentes dispositivos digitais (como smartphones e tablets).

Como montar um curso online em vídeo: 7 passos

Agora que você já entendeu os motivos de investir nesse tipo de infoproduto, pode se perguntar como criar e vender cursos online. A seguir, separamos os cinco principais passos para obter sucesso ao montar o seu curso. Confira!

  1. Defina o tema das aulas 

Inicialmente, é importante delimitar bem o conteúdo que será abordado nas vídeo-aulas. Para isso, conheça bem o seu público-alvo e as suas necessidades. Assim, você pode definir os conteúdos com base nos interesses da sua audiência. Se você quiser montar um curso de inglês, pode definir que será voltado para negócios, por exemplo.  

  1. Faça o roteiro do curso online

A segunda dica é montar roteiros que irão guiar as suas aulas. É interessante dividir em introdução, desenvolvimento e conclusão. Também avalie incluir outros recursos além do vídeo, a exemplo de exercícios, charges, etc. 

  1. Prepare o ambiente

Antes da gravação, crie um cenário que pode ser neutro ou relacionado ao tema das aulas. Escolha também um ambiente iluminado e silencioso. Caso seja iniciante, não se preocupe se não tiver condições de usar equipamentos profissionais para gravação. Use a câmera do celular ou do notebook. 

  1. Treine antes de gravar

É indicado ainda treinar a aula antes da gravação final. Com roteiro definido e o ambiente escolhido, faça um ensaio para garantir que o conteúdo terá a duração desejada. Para se sair bem na apresentação, evite mexer demais os braços ou as mãos para não distrair os alunos. 

Se possível, faça um aquecimento vocal antes de gravar. Escolha roupas confortáveis e neutras. Você pode gravar essa simulação e assistir depois, para avaliar o que pode melhorar.   

  1. Selecione uma plataforma 

O próximo passo é escolher uma plataforma online para vender o seu curso em vídeo. Esse tipo de site pode oferecer o suporte e o alcance que você precisa, principalmente quando está iniciando a carreira no mercado de infoprodutos. 

Antes de escolher, avalie as características das plataformas disponíveis no mercado, como a Hotmart, a Eduzz e  Monetizze. Também compare as taxas que são cobradas e os recursos oferecidos para os infoprodutores.  

  1. Crie uma página de vendas

Em seguida, elabore uma página de vendas para o seu curso online. Utilize uma linguagem persuasiva, que provoque desejo pelo seu produto digital. Você pode usar gatilhos mentais de escassez e urgência para aumentar as chances de conversão. 

  1. Divulgue o seu curso

Também é importante fazer um planejamento da divulgação do seu curso. Defina um calendário de publicação nas redes sociais para fazer a antecipação do lançamento. É possível divulgar ofertas a exemplo de cupons para os primeiros inscritos. Aposte ainda na produção de conteúdos para engajar o seu público.

Quais são os cursos online mais procurados?

A plataforma Herospark, que hospeda cursos em vídeo e outros tipos de infoprodutos, fez um estudo durante um ano para analisar mais de 6 milhões de buscas sobre cursos no Google. O resultado foi uma lista dos 10 cursos online mais procurados na internet. Conheça:

  1. Inglês
  2. Enfermagem
  3. Design
  4. Direito
  5. Administração
  6. Cuidador
  7. Informática
  8. Manicure
  9. Corretor de imóveis
  10. Gestão

Conhecer esse tipo de lista é importante para o infoprodutor, porque proporciona uma visão mais ampla do mercado. Com isso, você pode decidir se prefere investir em um nicho que está em alta e continuar se informando sobre as tendências dessa área para aprimorar o seu negócio.

Como declarar a venda de cursos online? 

O infoprodutor que vende cursos em vídeo também precisa ter atenção com a contabilidade. Se atuar como Pessoa Física, será isento do pagamento do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) apenas se ganhar até R$ 1.903,98 por mês. Com ganhos acima desse valor, será necessário pagar alíquotas entre 7,5% e 27,5%.

Portanto, é preciso avaliar as vantagens de abrir uma empresa para reduzir os custos com o pagamento de impostos. O empreendedor que vende cursos online pode abrir um CNPJ e definir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 8599-6/04, que trata da atividade de treinamento e desenvolvimento. 

Também é necessário delimitar a natureza jurídica da sua empresa, como Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) e Microempreendedor Individual (MEI).

Em todo caso, dispor de um serviço de contabilidade adequado é essencial para o sucesso do seu negócio. O contador deve auxiliar a sua empresa com o planejamento tributário e contábil, a fim de diminuir os seus custos e aumentar a sua credibilidade.

Como a WeCont pode ajudar os infoprodutores 

A WeCont é uma startup de contabilidade que atua com foco no sucesso dos infoprodutores e, por isso, é a melhor escolha para ajudar a escalar a sua venda de cursos em vídeo. Nós oferecemos soluções inovadoras para diminuir os cursos do seu negócio e alavancar o seu crescimento. 

Com o nosso apoio, você pode deixar toda a burocracia da sua empresa para trás. A nossa plataforma online permite que realize a gestão financeira e contábil do seu infoproduto apenas com alguns cliques. O recurso ainda é integrado com os grandes players do mercado de infoprodutos, como a Hotmart e a Eduzz. 

Também auxiliamos na abertura da sua empresa, para que você não precise custear despesas extras com multas e autuações. Além disso, a legalização previne o endividamento e facilita o acesso ao crédito empresarial.

A nossa parceira com infoprodutores também possibilita a redistribuição dos tributos de cada lançamento. Desse jeito, o seu negócio obtém maior investimento do fluxo de caixa nesse período. 

Ainda promovemos uma redução de cerca de 50% na carga tributária do seu lançamento digital. Essa diminuição pode variar de acordo com o faturamento de cada negócio. Como resultado, você pode obter uma economia significativa no valor total dos impostos devidos. 

Quer saber mais sobre os benefícios das nossas soluções para o seu negócio? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.