Gatilhos mentais: o que são, exemplos e como usar em sua copy

Você sabe o que são gatilhos mentais? Ainda que você não conheça o significado desse conceito, provavelmente já teve contato com ele na prática em estratégias de marketing de empreendedores, infoprodutores e empresas. 

É por meio dos gatilhos mentais que os consumidores, muitas vezes, tomam decisões de compra. Essa ferramenta usada como técnica de persuasão é capaz de despertar conexões, estabelecer confiança e até mesmo urgência para fechar uma negociação.

Neste artigo, apresentamos o que são gatilhos mentais e detalhamos a importância desse recurso para os negócios. Também explicamos como você pode aplicar essa ferramenta na sua copy, seja para e-mails ou Landing Pages, por exemplo. Confira!

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais funcionam no nível do inconsciente, para a tomada de decisões diante de escolhas que podem ser complexas. Esses recursos não são restritos ao universo do marketing. 

Afinal, a todo momento, as pessoas fazem escolhas, seja para decisões simples como tomar café ou um suco ou mais complexas, como iniciar um curso de inglês ou planejar uma viagem. 

Isso acontece porque o excesso de escolhas é capaz de levar a uma sensação de fadiga. Então, o cérebro facilita a tomada de decisões, sem necessariamente chegar ao inconsciente. 

É no inconsciente, onde estão os pensamentos, as necessidades e os impulsos, que muitas decisões do dia a dia são tomadas. Embora sejam individuais, essas escolhas são ligadas às experiências que cada um tem na sociedade. Nesse sentido, a cultura, as relações sociais e necessidades básicas entram em jogo. 

Qual é a importância dos gatilhos mentais para a estratégia de marketing?

Possivelmente, o termo gatilhos mentais foi popularizado no universo do marketing devido ao método Fórmula de Lançamento, criado por Jeff Walker e disseminado no Brasil por meio do especialista Erico Rocha

Quando se trata de marketing e vendas, esse conceito diz respeito às ações que o consumidor pratica. Portanto, as empresas podem usar essa técnica de persuasão, considerando a ética e bons limites de responsabilidade, para provocar a tomada de decisões de clientes. 

O objetivo é aproximar a sua marca da audiência, associando a sua empresa a experiências positivas, a fim de fechar vendas de forma mais rápida.  Com isso, os gatilhos mentais produzem sensações e levam às soluções apresentadas pelo seu infoproduto. 

A persuasão funciona para levar o outro a refletir e tomar uma decisão com base em argumentos. Desse jeito, os gatilhos mentais funcionam para destacar os atributos dos produtos e conectar os benefícios com as necessidades do comprador. 

Nessa perspectiva, os gatilhos mentais podem ser usados na sua estratégia de copywriting, que, por sua vez, se direciona a fazer com que o leitor tome uma ação específica. Com isso, o recurso funciona para além da atração de possíveis clientes e direciona o foco para  a conversão em vendas.

Confira 11 exemplos de gatilhos mentais para usar em sua copy

Urgência, escassez, reciprocidade, confiança, entre outras sensações podem ser despertadas com as técnicas de copywriting. Veja como aplicar alguns dos principais gatilhos mentais na escrita de textos persuasivos para o seu negócio.

  1. Escassez

Um exemplo de gatilho de escassez é quando há vagas limitadas para um webinar. No entanto, é importante usar esse recurso com honestidade. Não divulgue um limite de oportunidades se isso não for condizente com a realidade. 

O princípio desse tipo de gatilho é que consumidor se sente provocado a garantir a compra antes que a oferta acabe. Isso porque ele não quer perder a chance de adquirir  o seu infoproduto.

  1. Urgência

Também dá para usar o gatilho de urgência em sua copy. Você pode informar que há somente alguns dias ou horas para aproveitar a promoção de um e-book. Ainda é possível utilizar relógios com contagem regressiva, a fim de gerar a expectativa sobre o prazo para a compra.

Do mesmo modo, não adianta divulgar que falta pouco tempo para adquirir a oferta e depois reabrir a venda do infoproduto. É possível que você perca a sua credibilidade junto ao público se fizer isso. 

  1. Confiança

Qualquer relacionamento, inclusive entre um infoprodutor e um cliente, precisa de confiança para se estabelecer. Caso você não confie em uma pessoa, dificilmente vai se aproximar dela. Do mesmo modo, o consumidor também precisa obter segurança para investir dinheiro ou tempo com o seu infoproduto. 

É por meio da relação de confiança que o comprador pode entender que o seu produto digital é capaz de, efetivamente, apresentar soluções para algum problema. Portanto, a transparência é fundamental para esse tipo de gatilho.

Sendo assim, uma maneira de despertar a confiança ao vender um curso online é detalhar tudo o que o infoproduto oferece e as condições de compra. Sem omitir informações, o público tende a confiar mais na oferta que você oferece. 

  1. Autoridade

O gatilho da autoridade, por sua vez, diz respeito ao reconhecimento da sua marca no mercado em que atua. Para conquistar essa credibilidade, no entanto, é necessário construir uma base sólida, que pode levar tempo para se estabelecer. 

Não adianta apenas adotar um discurso de que tem expertise no seu nicho. É necessário provar que você é um especialista no assunto. Portanto, produzir conteúdo de valor, para tirar dúvidas do seu público, é fundamental. 

Você pode mostrar títulos e prêmios que obteve em sua jornada profissional. O infoprodutor também pode destacar os seus títulos, tempo de experiência, número de seguidores, entre outras informações. 

  1. Reciprocidade

O gatilho de reciprocidade tem como base a premissa de que as pessoas, geralmente, apreciam retribuir o que recebem. Dessa forma, você pode oferecer ao seu cliente um benefício antes mesmo de fechar a compra. 

Um exemplo desse gatilho é permitir a entrada em uma comunidade de interesse do seu público de forma gratuita. Caso você comercialize um curso online para gestores de tráfego, pode oferecer a entrada em um grupo de Telegram para troca de informação entre os participantes.  

Outro exemplo é oferecer um período de teste gratuito de 7 dias em um plano de assinatura. A ideia é que o comprador aproveite para verificar o conteúdo da sua solução e então conclua o negócio. 

  1. Prova Social

Assim como a prova social é um gatilho que leva em conta que você já demonstrou eficiência na geração de valor para o seu público. Nós somos seres sociais e, por isso, queremos fazer parte de uma comunidade. 

Portanto, as nossas decisões de compra também consideram o que os outros pensam. Só para você ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pela Hubspot mostra que 70% acredita na opinião de outros consumidores ao fazer uma compra. 

Além do mais, o estudo Influenciadores digitais, realizado pela Qualibest, apontou que, entre os brasileiros que seguem algum influenciador, 50% acreditam que essas personalidades têm um papel importante como fonte de informação para compras.

A confiança do consumidor também se concentra em fatores como a opinião de amigos e parentes (56%), sites de avaliações (37%), portais e blogs oficiais de marca (30%), além de vendedores e especialistas (26%).

Ao escrever a sua copy, é possível adicionar depoimentos de pessoas que investiram nos seus infoprodutos. Os cases também são fundamentais nessa estratégia, para comprovar que os seus clientes obtiveram sucesso depois da compra. 

  1. Antecipação

O gatilho da antecipação tem o objetivo de instigar o público sobre o que está por vir. Portanto, é uma opção interessante para anunciar o lançamento do seu infoproduto de forma prévia.

Um exemplo é escrever uma copy para Landing Pages quando ainda há expectativa de abertura de uma nova turma de um curso online. Assim, você pode convidar o leitor para cadastrar o e-mail e ser avisado quando as inscrições estiverem abertas. 

  1. Dor versus Prazer

O gatilho de dor versus prazer aborda a dualidade dessas duas diferentes sensações. As pessoas tendem a evitar a dor e buscar o prazer. Portanto, na sua estratégia de venda de infoprodutos, você pode abordar os desafios e obstáculos que são enfrentados pela sua persona.

Depois, é necessário destacar as soluções que o seu produto oferece. Com isso, é possível despertar a sensação de satisfação do seu cliente, diante da expectativa de ter uma dor sanada por meio da compra. 

  1. Amor e conexão

Você pode se perguntar: como gerar amor e conexão com o seu público? Esse sentimento que nós temos com pessoas próximas também podem ser construídos com marcas. Esse tipo de relação, no entanto, pode levar tempo para se firmar. 

Para que a conexão se estabeleça, é fundamental investir em pontos de identificação entre a sua marca e o seu público. Quando a audiência sente que o seu negócio tem os mesmos valores que ela defende, a conexão tende a se fortalecer. 

  1. Exclusividade

O gatilho mental de exclusividade é aquele que explora o senso de privilégio. As pessoas se sentem mais especiais se acreditarem que terão acesso a uma oferta única ou a um serviço personalizado.

Portanto, você pode explorar esse gatilho na sua copy ao mostrar que aquele produto foi elaborado de forma particular para o seu público. Expressões como “feito para você” podem ajudar a gerar o sentimento de proximidade e individualização. 

  1. Novidade

A novidade é mais um gatilho com potencial de auxiliar empreendedores e empresas a impulsionarem as vendas. Você pode fazer isso quando o seu infoproduto é recente e traz perspectivas diferentes para o seu público.

Do mesmo modo, é possível lançar versões atualizadas do seu produto digital. Ao escrever a copy para a campanha de e-mail marketing, você pode ressaltar que o lançamento do seu curso conta com novos módulos.

Como a WeCont pode ajudar os infoprodutores

Gostou de aprender o que são gatilhos mentais e como usá-los na sua copy para vender infoprodutos? A WeCont é uma startup de contabilidade que atua com foco exclusivo no sucesso dos infoprodutores. 

A empresa nasceu do desejo de promover a transformação contábil de forma disruptiva dentro dos negócios. Ao promover um serviço contábil de altíssima qualidade, a WeCont permite que os empreendedores consigam deixar toda a burocracia para trás.

Com a oferta de estratégias digitais inovadoras, a empresa possibilita não somente diminuir os seus custos, mas também para alavancar o seu crescimento. Como resultado,  o seu negócio ganha mais agilidade e credibilidade. 

Conheça os principais serviços da WeCont para infoprodutores

Plataforma integrada

Por meio de nossa plataforma online, você consegue realizar a gestão financeira e contábil do seu infoproduto apenas com poucos cliques. Todas as informações necessárias ficam concentradas em um só lugar, de um jeito simples e rápido. A plataforma ainda é integrada com os grandes players do mercado de infoprodutos, como a Hotmart e a Eduzz. 

Abertura da sua empresa

Quando você planeja com antecedência legalizar a sua empresa, consegue assegurar mais tranquilidade e segurança. Também é possível antecipar os documentos necessários e obter mais agilidade no lançamento do infoproduto.

Por outro lado,  se não formalizar o seu negócio, pode ter imprevistos como multas e autuações. A legalização ainda previne o endividamento e facilita o acesso ao crédito empresarial.

Maior fluxo de caixa

A parceria da WeCont com infoprodutores também permite a redistribuição dos tributos de cada lançamento durante o contrato. À vista disso, o seu negócio obtém maior investimento do fluxo de caixa nesse período. 

Economia dos tributos

O serviço da WeCont ainda proporciona uma redução de cerca de 50% na carga tributária do seu lançamento digital. Essa porcentagem varia de acordo com o faturamento de cada negócio.

Case Além da Medicina

Um dos cases que comprovam a excelência do serviço oferecido pela WeCont é a parceria com o canal de conteúdo médico Além da Medicina. A plataforma transformou a forma de enxergar e desenvolver a carreira médica, por meio de materiais voltados para quem deseja uma trajetória de sucesso nessa área. 

As estratégias contábeis da WeCont economizaram mais de R$ 39 mil em um único lançamento da empresa. O fluxo de caixa ainda gerou um maior investimento no lançamento seguinte. 

Quer entender mais sobre como as nossas soluções reduziram em cerca de 50% os tributos do lançamento do Além da Medicina? Aproveite para entrar em contato com a nossa equipe de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.