Faça uma coisa FOFA pelo seu negócio!

No mundo empreendedor, um dos maiores desafios é planejar a implementação de projetos. Talvez você nunca tenha ouvido falar em FOFA ou SWOT. Se você ficou se perguntando o que é e como pode te ajudar, deixa a gente te CONTar!

O QUE É E PRA QUE SERVE?

A Análise SWOT ou FOFA (tradução literal), funciona como uma espécie de mapeamento e avaliação de pontos fortes e fracos pra tirar uma ideia do papel. Com ela, é fácil conseguir um panorama mais realista da ideia, seja ela de um produto, serviço, ou até mesmo de uma decisão pessoal.

Os critérios de avaliação são divididos entre “Ambiente Interno” e “Ambiente Externo”. Assim, fica muito mais fácil de entender do que se trata cada quadrante.

MONTE A SUA MATRIZ

No Ambiente Interno, são analisadas as Forças e as Fraquezas. São características que você, dentro do seu negócio, ou dentro de você mesmo (caso a análise seja sobre isso) tem o controle. Traços como: Força de vontade, proatividade, foco, versatilidade, transparência, atendimento ao cliente, política de preços, clima organizacional etc.

No Ambiente Externo, são tratados os aspectos que não podem ser controlados, como crises socioeconômicas, desastres naturais, legislação, taxa de juros etc. Essas características vão se organizar entre Ameaças e Oportunidades.

Depois de construída a matriz SWOT já são visíveis algumas conclusões.

VEJA A VIABILIDADE DA SUA IDEIA

Primeiro, olhando os fatores negativos, já é possível enxergar a viabilidade do projeto. Algumas vezes, a matriz mostra que não é a hora certa de tirar a ideia do papel ou que existe algum fator atrapalhando.

Se for um fator interno, medidas podem ser tomadas para mudar o cenário. Caso seja um fator externo, a mudança necessária fica bem mais difícil de acontecer.

TIRE SUA IDEIA DO PAPEL

Se depois dessa análise você observar que o projeto é viável, é hora de tirar a ideia do papel. Essa é a hora de traçar as estratégias para implementar o que você aprendeu em ações práticas.

A partir da matriz que você fez, foque nos seguintes objetivos:

  • Forças devem ser potencializadas;
  • Fraquezas devem ser controladas ou corrigidas;
  • Oportunidades devem ser agarradas; e
  • Problemas devem ser minimizados

Tão importante quanto analisar os quadrantes individualmente, é fazer o cruzamento entre eles:

  • Forças + ameaças
  • Forças + oportunidades
  • Fraquezas + oportunidades
  • Fraquezas + ameaças

O modelo de análise SWOT é muito versátil e aplicado em diversas empresas de vários segmentos. Ele vai te ajudar a ajustar o que for necessário e mostrar o potencial de crescimento do seu projeto.

Agora, reúna tudo o que aprendeu, junte a sua equipe,  busque o máximo de informações para montar sua matriz SWOT e bote suas ideias em prática!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.