OS MELHORES EVENTOS PARA O SEU NEGÓCIO

Quando você tem um negócio é preciso estar atento às novidades que podem surgir no seu segmento. Com um mercado cada vez mais acirrado e repleto de inovações, você precisa acompanhar tudo de perto.

A maneira mais eficiente de conseguir todas essas informações e uma estratégia importante de marketing para impulsionar o seu negócio é participando de eventos.

Dentro dessa atmosfera inspiradora, ideias surgem e a competitividade no mercado se intensifica. Um evento bem organizado, com atividades empresas desenvolvem ideias e criam mecanismos para atrair o público de maneira eficiente, aproveitando o momento em que suas marcas estarão expostas para um número elevado de pessoas naquele período, em comparação aos outros meses do ano.

Neste artigo separamos algumas dicas de como aproveitar melhor esses acontecimentos e damos sugestões de alguns que já aconteceram e outros que vão ser realizados ainda nesse ano.

DICAS BÁSICAS

1 -Veja os eventos que atraem mais público;

Existem vários eventos para todos os tipos de segmentos, indo de gastronomia à tecnologia. Sempre haverá uma feira, convenção ou exposição cujo tema principal é a área do seu negócio.

2 -Seja lembrado pelo cliente;

Analisando bem suas possiblidades, seja criativo e veja qual a melhor maneira de se destacar, de ser lembrado pelo cliente que já foi abordado por centenas de outras empresas. Use e abuse das redes sociais oficiais da organização, acompanhe as tags usadas pelos participantes e crie uma promoção especial para quem usá-las, incitando a inteiração e a visita ao seu estande.

3 -Avalie se é melhor expor ou apenas trafegar pelo evento;

Se a sua ideia é lançar um produto numa convenção, as redes sociais serão, novamente, suas aliadas. Faça lives e posts antes da feira e convide influenciadores para o seu estande. Use as transmissões e postagens durante o evento também, para alimentar a sua audiência que não está lá. O conteúdo gerado ali pode ser explorado posteriormente nas suas redes.

Se o seu negócio está no começo e você ainda conhece pouco do segmento, você também pode apenas ter acesso ao evento. Distribua cartões, faça seus contatos e conheça de perto os estandes. Converse com participantes mais veteranos e perceba se as demandas deles são as mesmas que as suas.

4-Acompanhe as redes sociais do evento.

Analisando bem suas possiblidades, seja criativo e veja qual a melhor maneira de se destacar, de ser lembrado pelo cliente que já foi abordado por centenas de outras empresas. Use e abuse das redes sociais oficiais da feira, acompanhe as tags usadas pelos participantes e crie uma promoção especial para quem usá-las, incitando a inteiração e a visita ao seu estande.

EVENTOS EM ALTA

Separamos exemplos para você entender como  feiras, convenções e exposições movimentam a economia e difundem a cultura do seu nicho, fazendo com que você consiga aumentar seu lucro e a visibilidade da sua marca naquele período.

MONDIAL DE LA BIÈRE

O Mondial de la Bière realizou sua 7ª edição no início desse mês e já é considerado o maior evento cervejeiro anual realizado no país e aconteceu na região portuária do Rio de Janeiro.

Nas duas primeiras edições, realizadas no Terreirão do Samba, as condições não eram propriamente as melhores, sobrava calor e a água corria solta pelos estandes depois de muita chuva. Hoje o cervejeiro iniciado e o cervejeiro iniciante circulam confortáveis pelos largos e climatizados corredores de três armazéns no Pier Mauá. 

O Mondial surgiu em 1994 no Canadá e chegou em 2013 no Brasil, já se transformando na principal referência no segmento cervejeiro do país, demonstrando o quanto o mercado de eventos pode gerar negócios por aqui.

Dos primeiros anos até hoje, os números do Mondial continuam impressionantes: “desde 2013, atraíram aproximadamente 160 mil visitantes, 1900 rótulos de cerveja e 500 cervejarias”, conforme informação do próprio site do evento.

O mondial passou por muitas mudanças até chegar ao atual modelo, em que cervejarias das diversas partes do país expõem nos 5 dias de evento seus produtos, atraindo um público variado conforme os dias da semana.

O 1º dia é sempre marcado por consumidores experientes, chamados cervejeiros iniciados, buscando pelos lançamentos que as cervejarias, cuidadosamente, se esforçam para apresentar.

Quinta e sexta-feira, os armazéns são tomados por gente que busca o famoso happy hour. As pessoas, ao saírem do trabalho, procuram o evento como forma de diversão. No sábado e no domingo o público é bem diversificado, contando com apaixonados pelo mundo cervejeiro e famílias que vieram passear no fim de semana.

A feira continua como a principal vitrine do mercado cervejeiro nacional e também contou com duas edições em São Paulo.

A princípio você pode aproveitar o evento enquanto cervejeiro. Mas se você tiver outro tipo de negócio que possa auxiliar as centenas de cervejarias presentes nos 4 dias de Mondial, por que não ir lá prospectar? Entregue cartões, visite amigos que estão trabalhando e pergunte se é necessário alguma ajuda.

BEAUTY FAIR

A Beauty Fair é a maior feira de beleza da América Latina e nesse ano os organizadores planejaram movimentar mais de 700 milhões de reais. O evento aconteceu entre os dias 7 e 10 desse mês, no Expo Center Norte, em São Paulo e contou com mais de dois mil expositores, congressos, workshops e tudo que é inovador no mercado da beleza.

O público, cerca de 180 mil pessoas, foi composto majoritariamente por influenciadores digitais e profissionais da beleza, como cabelereiros, donos de salões e clínicas de estética, esteticistas e depiladores.

Durante os dias de feira foi possível comprar materiais e cosméticos, conferir lançamentos das marcas, assistir palestras com pessoas que são referências no ramo e visitar estandes para fazer contatos com as marcas de uma maneira mais próxima.

Especialmente nessas feiras como a Beauty Fair, alguns donos de marcas de médio e grande porte ficam presentes nos estandes e se mostram bem acessíveis. Chegue para tentar conversar, entregue seus cartões e fale sobre seus serviços.

Outra coisa que causou muito furor na feira foi a presença de celebridades. Durante a Beauty Fair, personalidades como Ana Hickman, Eliana, Malvino Salvador e Gustavo Mioto passaram pela Beauty Fair nos estandes de algumas marcas.

As marcas, inclusive, buscaram atrair a atenção das centenas de pessoas que passavam pelos corredores. Era comum você ver estandes com animadores, apresentações de dança e shows com bandas.

No site oficial da Beauty Fair, você encontra todas as informações sobre o que rolou nos quatro dias de convenção.

RIO GASTRONOMIA

No segmento gastronômico, o Rio Gastronomia realizou a nona edição em agosto, no mesmo lugar em que o Mondial aconteceu, no mês seguinte.

O Rio Gastronomia tinha 2 auditórios, onde chefs nacionais e internacionais deram aulas, workshops e palestras gastronômicas. 18 restaurantes ofereceram pequenas versões de seus pratos aos visitantes que também tiveram a chance de comer o prato Rio Gastronomia, oferecido especialmente pelo preço de 20 reais.

Uma feira de cachaças e outra de sabores proporcionaram uma experiência especial ao público. Quem passou por lá pôde experimentar cerca de 10 cachaças de produtores, rótulos e alambiques diferentes. Na feira de sabores, conservas doces e salgadas, queijos e outros embutidos davam a chance das pessoas experimentarem tudo o que há de melhor em produção no estado do Rio de Janeiro.

Junto de restaurantes, food trucks, cachaças, sabores e muito aprendizado, o Rio Gastronomia montou uma programação musical atrativa e com muita qualidade. Os shows foram desde Alceu Valença a Jorge Aragão e atraíram fãs para os armazéns. A experiência de entretenimento se completou com atrações infantis, com espaços de recreação para os pequenos e uma área de games com óculos de realidade aumentada.

O Rio Gastronomia é idealizado pelo Jornal o Globo e um dos maiores do Brasil nesse segmento. Movimenta o mercado local e une os negócios de pequenos produtores, donos de restaurantes e food trucks ao lazer de quem procura uma boa comida e um lugar bonito para passear com a família.

EM QUAL EVENTO EU VOU?

Eventos de diversos segmentos no país vêm mostrando que reunir a maioria das marcas de um mesmo nicho em uma grande convenção, pode ser vantajoso para todas.

Fique atento ao calendário e não perca o evento certo para você:

Se o seu negócio está começando, a nossa dica é o “Expo meu negócio”, que vai acontecer nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio. Nele você aprende como desenvolver o seu negócio através de cursos sobre inovação, marketingdigital emerchandising. Para quem já está ativo no mercado, dicas de eventos de segmentos variados que acontecem ainda esse ano: Salão duas rodas em São Paulo (19 a 24 de Novembro), o Workshop de gastronomia adaptada (14 de setembro) no Rio de Janeiro e o Futurecom (28 a 31 de outubro) também em São Paulo.

Agora que CONTamos pra você sobre o mundo dos eventos e como ele funciona, não perca tempo! Aproveite o máximo que puder e valorize sua marca.


Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.