Veja como escolher contabilidade online e as vantagens desse serviço

Os serviços contábeis são essenciais para o desenvolvimento saudável do negócio, pois além de tratar do cumprimento adequado das obrigações impostas por lei e de dados sigilosos da empresa, também auxilia na tomada de decisões da empresa. Nesse caso, saber como escolher contabilidade online se tornou fundamental. Ela é um novo modelo de gestão contábil, financeira ou fiscal, por meio de uma plataforma digital conectada à internet, com o objetivo de tornar a prestação de serviço mais simples e prática.

Utilizando um sistema de gerenciamento digital, é muito mais fácil ter acesso às informações e documentos importantes, já que podem ser consultados a qualquer hora e lugar, por meio de um computador, notebook, tablet, smartphone, entre outros.

No entanto, como existem vários serviços disponíveis no mercado, existem algumas diferenciações entre eles. Para ajudar você a contratar a melhor empresa de contabilidade online, preparamos este post com algumas dicas.

Analise quais são as formas de atendimento oferecidas

O contador tem informações e dados relevantes sobre um negócio e, por isso, é primordial que tenha disponibilidade para apoiar o cliente em certos momentos. Ao contratar uma empresa de contabilidade online, avalie se a plataforma conta com maneiras diversas de atendimento, permitindo o acesso ao profissional sempre que preciso.

Dê preferência por uma empresa que disponibilize vários canais, como e-mail, Skype, telefone, chat, WhatsApp, entre outros. Contratar um serviço que limita a comunicação pode não mostrar problemas no início, mas com o passar do tempo você pode ficar sem suporte na resolução de problemas e esclarecimentos de dúvidas urgentes.

Conheça a equipe

Por trás dos serviços de uma contabilidade online existe uma equipe formada e especializada, constituída por vários profissionais, como contadores, consultores e demais. É importante que esse seja um time alinhado com a sua proposta de atendimento e que realize todos os processos com muito conhecimento e eficiência, além de estar sempre atualizado com as frequentes alterações que acontecem na lei.

Confira se a empresa fornece serviços complementares

O contador exerce uma função estratégica dentro da companhia e, muitas vezes, a sua opinião ou direcionamento são capazes de influenciar, de maneira considerável, a lucratividade do negócio. Por este motivo, ao contratar esse tipo de serviço, avalie se o trabalho se limita somente à escrituração contábil ou se existe a possibilidade de contratar uma assessoria completa que possa atender todas as demandas da organização.

Serviços como obtenção de certidões negativas de débito, planejamento tributário, alteração contratual, entre outros, podem fazer toda a diferença e gerar bons resultados ao negócio.

Verifique a reputação da empresa na internet

Outra forma de saber como escolher contabilidade online é verificando o que as pessoas dizem sobre a empresa em sites especializados e redes sociais. Além disso, leia os depoimentos realizados diretamente pelos consumidores para ter uma ideia dos pontos fracos na prestação dos serviços e entender o nível de satisfação da clientela. Isso ajuda muito, pois ainda existe muita desconfiança em relação aos serviços executados por meio online, sendo sempre positivo averiguar antes.

Confira a regularidade da empresa

Certos documentos contábeis, como relatórios, balanços e balancetes, podem ser criados e assinados apenas por profissionais com o devido cadastro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Da mesma forma, a companhia que presta os serviços contáveis também deve estar adequadamente cadastrada. Então, antes de fazer a contratação de uma empresa, é imprescindível conferir se ela e seus profissionais contam com os registros e habilitações necessários.

Avalie a segurança oferecida

Um contador manuseia, todos os dias, milhares de documentos e dados confidenciais dos seus clientes. Por esse motivo, ao considerar a contratação de um serviço de contabilidade online, é preciso avaliar quais são os métodos se segurança usados, principalmente em relação ao armazenamento das informações. Veja se a empresa conta com fatores de segurança capazes de proteger contra os ataques virtuais e impedir o acesso de terceiros.

Desconsidere decidir pelo preço

Pelo fato de a contabilidade online ser ainda nova no mercado, muitos clientes, ao avaliarem a contratação, acabam considerando somente o preço. No entanto, esse é um erro grave, já que por mais que seja um serviço acessível e automatizado, empresas que oferecem valores mais baixos normalmente prestam serviços com menor qualidade e pouca flexibilidade em termos de atendimento.

Por isso, vale a pena considerar não apenas o preço cobrado, mas também as atividades, funcionalidades e qualidades agregadas à plataforma, já que alguns serviços extras podem ser o diferencial que o cliente precisa.

Veja quais são as vantagens de um serviço de contabilidade online

Por ser um serviço disponibilizado via digital, diversas vantagens podem ser usufruídas pelo cliente. Conheça as principais:

  • facilidade de acesso, que é feito pela plataforma online, disponibilizado por intermédio de diversos dispositivos, em qualquer hora e lugar;
  • praticidade para acompanhar e entender as atividades e obrigações cumpridas e seu cenário contábil em tempo real;
  • automatização, que simplifica a estruturação dos dados e possibilita aos profissionais focarem na parte mais estratégica;
  • emissão simplificada de NF-e, já que serão feitas por meio da mesma plataforma, facilitando a rotina;
  • consultoria tributária, tendo em vista que o suporte não é oferecido apenas na parte contábil, mas também na constituição de empresa e nos pontos ligados às responsabilidades e enquadramentos tributários;
  • agilidade nos serviços executados, como faturamentos e pagamentos;
  • decisões mais corretas, considerando que, com dados completos e precisos em mãos, as análises e tomadas de decisões se tornam muito mais seguras e adequadas.

Agora que você já sabe como escolher contabilidade online e que sua criação se deu ao fato da necessidade dos serviços contábeis serem mais ágeis e práticos, é muito importante ter em mente que nem todos os serviços são iguais. Por isso, é muito importante priorizar as empresas que ofereçam elementos capazes de demonstrar eficiência, segurança e confiabilidade, além de acompanhar todo o trabalho desenvolvido após a contratação, para identificar se o trabalho oferecido está sendo suficiente para atender as demandas.

Quer contar com um serviço de contabilidade que pode fazer toda a diferença no seu negócio? Então entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.